TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Egito - Padrões de Beleza e Modelos Sociais

Por:   •  11/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  498 Palavras (2 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 2

Egito - Padrões de beleza e modelos sociais

Conhecidos pela enorme preocupação com a aparência e com a vaidade, o povo do Antigo Egito a demonstrava não só através de suas famosas maquiagens, mas também através de outros acessórios, como a peruca, o mais importante deles.

Em um primeiro momento, as perucas eram usadas no Egito como proteção ao clima, seja devido ao sol causticante ou as baixas temperaturas noturnas, e a um cuidado com a higiene, ganhando mais tarde a conotação de status social.

Pelo pavor dos egípcios por uma infestação de piolhos, recorrente naquela época, e por acreditar que os pelos corporais eram um sinal de impureza, sendo assim a ausência deles uma demonstração de limpeza, raspar as cabeças era quase uma obrigação social.

Ao contrário da imagem que temos de peruca hoje em dia, os egípcios eram muito orgulhosos de seus adereços e não tentavam fingir que estavam trajando seu cabelo natural, nem se preocupavam em escondê-lo, caso houvesse, sob a peruca. Elas faziam parte do traje cotidiano para aqueles que possuíam mais recursos e também para banquetes e ocasiões públicas para os demais.

Quando não feitas de cabelo humano, seja da própria pessoa ou de terceiras, as perucas eram feitas de linho ou de fibras naturais, como a de palmeira. Essa fibra também era usada para fazer uma espécie de capacete que se ajustasse à cabeça, para servir como base para o adereço trançado, enrolado ou dobrado em tranças, unindo-os com cera de abelha ou resina.

Sua coloração negra e brilhante era obtida através de vários corantes, principalmente pela henna, provavelmente para passar uma imagem de juventude. Muitas receitas contra a despigmentação do cabelo foram encontradas em tumbas, além de poemas sobre os seus encantos.

As perucas dos nobres e eram longas, feitas de cabelo humano, encaracoladas, trançadas e ornamentadas com anéis de ouro, com a aparência volumosa e densa. Além disso, o adereço das mulheres também era pesado e fazia com que elas fossem consideradas mais atraentes. Apesar de não fazer distinções entre os gêneros, por vezes as perucas masculinas eram mais elaboradas que as femininas

Durante todo o período, um único estilo de cabelo era usado pelas crianças: as cabeças raspadas, mantendo apenas uma longa trança em formato de “S” do lado esquerdo. Acredita-se que este era um símbolo hieroglífico capaz de representar a juventude, usado por tanto por meninos e por meninas até o início da puberdade.

A aparência pessoal era tão importante para os antigos egípcios que, em alguns casos, o processo de embalsamamento foi adaptado para preservar o estilo de cabelo, as perucas eram preservadas para além da vida com uma espécie de gel a base de gordura.

Uma curiosidade é que as cabeleiras deveriam ser perfumadas com frequência, por meio de um cone de cera na cabeça que com o calor derretia e realizava um processo semelhante à lubrificação.

3d91c1fb820cbe92e170b9a06a507129.jpg

f3e3cb4707b2d75894b2f3f153c4dd5b.jpg

d36342b2343f035d05d6bb1668a0375a.jpg

a4014c97b46da74ae4ac768b5cfab61c.jpg

Bibliografia:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (49.5 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com