TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escola X Comunidade

Por:   •  2/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.639 Palavras (7 Páginas)  •  443 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

PRÁTICA DE ENSINO: INTEGRAÇÃO ESCOLA x COMUNIDADE.

Alunos

Francisco De Assis Neto RA: 1445106

Francisco Fernando Godinho RA: 1406683

ESCOLA ESTADUAL LAURO  PEREIRA TRAVASSOS

POSTAGEM 1 : ATIVIDADE 1

RELATÓRIO DE CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E DA COMUNIDADE

Polo

Shopping Interlagos – SP/SP

Trabalho apresentando a Pesquisa a Prática Profissional – relação escola e comunidade, No curso de Licenciatura em Matemática a Distancia da (Universidade Paulista Interativa) UNIP INTERATIVA.

SÃO PAULO/SP

PRIMEIRO SEMESTRE / 2015

Sumário        

1. Introdução........................................................3

2. A relação entre Escola e Comunidade..........3

2.1 Apresentações Dos Dados Coletados........4

3  Consideração Final.........................................7

4  Conclusão........................................................8

1 - Introdução

Neste Relatório De Pesquisa e Prática Profissional-relação escola e comunidade, apresentaremos relatos e conceitos dos professores a respeito da relação entre a escola e comunidade, e o que deve ser levado a importância da relação tranquila das duas partes.

Essa experiência foi muito importante para nosso aprimoramento e crescimento profissional, através da prática se adquire uma visão real e aprimorada das questões trabalhadas na teoria. O que nos faz refletir sobre os pontos positivos mostrados no dia a dia na rotina escolar, que muitas vezes são esquecidos por alguns dos profissionais que atuam nas escolas e por familiares presentes.

A ideia que nos utilizamos para elaborar o trabalho se resume em encontros e visualização das tele aulas, a busca por uma análise dos resultados na investigação, realizando o presente relatório de pesquisa;

Apresentaremos dados coletados sobre a relação da escola e comunidade que atualmente vem sendo discutido entre as partes, até mesmo com a prefeitura de municípios, são responsáveis pela educação em que a comunidade recebe, não há uma interação dos pais com meio em que seu filho recebe o ensino, não tendo interesse por tal parte.

2 - A Relação Entre Escola E Comunidade.

Comunidade é um grupo de pessoas que vive em um determinado local geográfico, tendo relações, tais como vizinhança com estilo compartilhado, com participação em ideias e valores comuns. Sociedade  uma organização mais ampla e complexa sendo que aproximação entre essas pessoas não são próximas, mais racionais envolvendo a questão de valores e burocracia.

A família é a principal relação entre a escola e comunidade, quando a criança nasce o primeiro contato é com sua mãe e ao passar do tempo até os cinco anos de idade adquire o conhecimento do mundo com ajuda de sua família,  na escola será outra etapa que é alfabetização. O normal em sua casa a criança aprendem valores fundamentais para o resto da vida, assim podemos afirmar que se não tiver uma boa educação em casa será muito difícil mudar essas criança, conforme o ditado diz a educação vem do berço.

2.1 Apresentações Dos Dados Coletados

A Relação Entre Escola E Comunidade Como fonte principal.

A escola em que realizamos nossa pesquisa sobre a relação entre escola e comunidade como fonte principal localiza-se na região sul cidade de São Paulo é uma escola Publica estadual muito antiga, funciona a mais ou menos quarenta anos, com baixo nível socioeconômico, onde oferece o ensino fundamental e médio.

A escola oferece no ensino fundamental do 5º ano ao 9º ano crianças de 10 anos a 14 anos e ensino médio adolescente de 15 a 17 anos no período da manhã e no período da noite adultos de 20 anos acima, sendo o ensino fundamenta no período da tarde e o médio no período da manhã e noite.

A escola tem 15 salas com média de alunos 40 por sala como a maioria da escola publica estadual do Estado de São Paulo na cidade de São Paulo. Lotadas dificultando ao professor a transmitir um ensino de qualidade, a escola possui um quadro de 30 professores titulares e 10 substitutos caso o professor titular falte. Esse quadro de professores é para o período da manhã, tardee noite.

Conversamos com 5 professoras da instituição pesquisada, sem utilizar qualquer método de gravação durante a entrevista. Explicamos as professoras que nossa pesquisa não se tratava de resposta correta ou incorreta, e que sim buscamos através dela uma forma de levantamento as suas perspectivas a respeito das mesmas.

Questões:

1. Para você, qual é a diferença entre comunidade e sociedade?

2. O que você compreende por comunidade escolar?

3. Que faz parte da comunidade escolar?

4. Qual é principal da relação escola comunidade? Por quê?

5. Qual é o papel da família nessa articulação ( comunidade-escola)?

6. Que fatores devem ser considerados na aproximação entre a comunidade? Como a escola pode promover essa aproximação?

7. Qual a sua concepção sobre gestão democrática na escola?

8. Como a comunidade escolar participa da gestão democrática?

ENTREVISTA PROFESSORA UM

1- Não existe diferença, pois a escola faz parte da comunidade e esta está inserida na sociedade.

2- Comunidade escolar é todos os envolvidos na educação dos alunos.

3- Professores, funcionários da escola, alunos e pais.

4- Diálogo, porque é fundamental para que a comunidade esteja engajada na escola e a escola na comunidade.

5- Estar informado dos eventos sociais e festivo da escola, acompanhar a rotina escolar e rendimento de seus filhos, zelar pela escola como um ambiente importante para o bairro e comunidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (122.5 Kb)   docx (151.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com