TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio Supervisionado Educação Infantil

Por:   •  24/5/2016  •  Relatório de pesquisa  •  257 Palavras (2 Páginas)  •  628 Visualizações

Página 1 de 2

Conclusão

A evolução da criança depende de um conjunto fatores que se desenvolvem em estágio progressivo,  onde a intencionalidade das ações, tanto do meio sociocultural, como do adulto mais experiente, contribuem para instrução dos componentes cognitivos.  

 A contribuição do   desenvolvimento psicomotor e fator indispensável para desenvolvimento da criança nos aspectos motores,  cognitivos e afetivos,  como pudemos observar na elaboração deste trabalho.

A necessidade de o educador conhecer a criança, suas características,  assim como as fases do seu desenvolvimento, se torna   fator  fundamental  para se trabalhar o desenvolvimento da criança, principalmente entre 2 e 3 anos,  fase apontada pelo teórico Jean Piaget,  como período de intensa evolução psíquica.  O preparo desses profissionais da educação é de suma importância, para estabelecer a ponte entre, o desenvolvimento natural da criança e o desenvolvimento da psicomotricidade,  que se estimulado da maneira correta,  contribui para o desenvolvimento da aprendizagem.

A educação psicomotora pode ser explorada, valorizando a característica da personalidade da criança, o movimento, através de atividades lúdicas, das brincadeiras, jogos de faz de conta, imitação, manipulação, jogos, danças,  entre outras manifestações, que proporcionam a criança  conhecer seu corpo, reconhecer o outro, o espaço onde vive, desenvolver a coordenação motora, equilíbrio, ritmo, as percepções dos sentidos, a memória, exprimir  sentimento, a integração da personalidade.

 Sendo assim, é primordial que os profissionais da educação busquem aprimorar seu conhecimento no campo da psicomotricidade  e se apropriem dessa ferramenta para nortear suas práticas educacionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (38 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com