TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  15/8/2015  •  Relatório de pesquisa  •  3.913 Palavras (16 Páginas)  •  779 Visualizações

Página 1 de 16

            [pic 1]

MARCELA DE FATIMA FERREIRA RA 7703658768

            RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

   EDUCAÇÃO INFANTIL

         AGUDOS- SP

             2015

    [pic 2]

    MARCELA DE FATIMA FERREIRA RA 7703658768

      RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

                        EDUCAÇÃO INFANTIL

        

Relatório de Estágio apresentado ao Curso de Pedagogia do Centro de Educação à Distância- CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para complemento da disciplina de Estágio Supervisionado em Educação Infantil.

                                             AGUDOS-SP

                                              2015

SUMÁRIO

Ficha de Identificação do Aluno--------------------------------------------------------- 4

Introdução--------------------------------------------------------------------------------------- 5

Atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado-Educação

 Infantil-------------------------------------------------------------------------------------------- 6

Desenvolvimento

  1. Observação e Interação na Escola--------------------------------------------- 8
  2. Entrevista com o responsável pelo processo ensino-aprendizagem

na Escola----------------------------------------------------------------------------------- 11

  1. Plano de Aula------------------------------------------------------------------------- 13
  2. Regência------------------------------------------------------------------------------- 14

Considerações Finais----------------------------------------------------------------------- 16

Referências Bibliográficas---------------------------------------------------------------- 18


  • IDENTIFICAÇÃO

Nome do Estagiário: Marcela de Fatima Ferreira

RA: 7703658768

Curso: Pedagogia

Semestre:

Ano: 2015

Início do Estágio: 16/3/2015

Término do Estágio:30/4/2015


  1. INTRODUÇÃO

O presente Relatório de Estágio Supervisionado em Educação Infantil, é uma síntese das observações realizadas na EMEFEI E CRECHE PROFª “Silvia Maria Amato Trigo”, na sala do Jardim II, da Professora Simone Cristina dos Santos, no período vespertino, a sala tem um total de 28 alunos, sendo 16 meninos e 12 meninas, é um ambiente bem arejado, espaçoso, no tapete são realizadas diversas brincadeiras e roda de conversa, são vários brinquedos e há também vários livros infantis, utilizados pela professora e todas as atividades dos alunos são colocadas no portfólio.A escola está situada na Rua Miguel Leão, nº 434, Vila Vienense, Agudos-SP.

Durante o período de estágio a acadêmica observou e descreveu experiências vivenciadas por ela e foi  além da sala de aula, analisando a relação professor-aluno, tais observações são consideradas uma prévia da prática docente. Apresenta também uma entrevista com a Coordenadora Pedagógica entrevista cujo intuito é  focar sua proximidade entre teoria e prática e há também relatos sobre a estrutura física da escola.

É importante ressaltar que a Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica e de acordo com a Lei de Diretrizes e Base da Educação (LDB) 9394/96, é um direito  da criança e um dever do estado. A Educação Infantil, é a etapa em que a criança é levada a desenvolver-se, é seu momento de socialização com colegas e professores, de criar um conceito ou uma imagem positiva de si, momento de explorar e conhecer o mundo que o cerca.

Portanto, o estágio proporciona  à acadêmica uma preparação para a prática docente, para que atue como agente transformadora na realidade educacional, auxiliando integralmente no desenvolvimento do aluno.

Sendo assim, o Estágio Supervisionado em Educação Infantil, permitiu à acadêmica constatar aspectos importantes da EMEFEI  e Creche Silvia Maria Amato Trigo, atentando para o número de salas de aula e sua amplitude para o desenvolvimento das atividades, o grau de interesse dos alunos, e o comprometimento do corpo docente.

Analisando o Projeto Político Pedagógico, a acadêmica nota que o mesmo, foi elaborado em conjunto com a direção, corpo docente, comunidade e A P P, o processo se fundamenta na perspectiva sócio-interacionista.

Ou seja, os alunos aprendem por meio da interação com o outro, com o meio, e todo esse processo é que leva-os à aquisição do desenvolvimento, para tanto, é notável a figura do professor, que deve centralizar o aluno no processo de aprendizagem.

Essa perspectiva sócio-interacionista, é que nutre o processo de aprendizagem da EMEFEI e Creche Profª Silvia Maria Amato Trigo, fazendo com que o corpo docente tenha uma visão plena da responsabilidade de atuar na formação de cidadãos críticos e pró-ativos.

Atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado- Educação Infantil

No primeiro momento do Estágio Supervisionado em Educação Infantil, a acadêmica ao observar a infraestrutura da escola, conclui que a mesma é satisfatória o espaço físico é bem conservado, o  pátio da escola é bem amplo e coberto,  no parque os brinquedos estão bem distribuídos e há também o tanque de areia. Possui doze salas, o Jardim II está presente em ambos períodos, matutino e vespertino. Suas dependências distribuem-se desta forma: Secretaria, Coordenação, Direção, Sala dos Professores, Cozinha em anexo o Refeitório, Sala de Vídeo, dois banheiros para alunos e banheiro para funcionários e há também uma biblioteca que recebe o nome Profª Thelma Sormani Travaini.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26 Kb)   pdf (198.2 Kb)   docx (45.3 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com