TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio em ambientes não escolares, Maremática

Por:   •  27/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  4.311 Palavras (18 Páginas)  •  801 Visualizações

Página 1 de 18

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

LUANA FERREIRA DA SILVA

ESTÁGIO OBRIGATÓRIO EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES.

NAVIRAÍ – MS

2016

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

ESTÁGIO OBRIGATÓRIO EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES

Relatório do Estágio Obrigatório ambientes não escolares do 6º semestre do Curso de Licenciatura em Matemática apresentado, como requisito parcial para a obtenção da aprovação na disciplina de Estágio Obrigatório em ambientes não escolares.

Tutora presencial: Marcia de Souza Silva Macedo.

Naviraí – MS

2016

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO__________________________________________4.

2. RESENHA CRITICA 1____________________________________5.

3. RESENHA CRITICA 2____________________________________7.

4. ÁNALISE DOS DOCUMENTOS CURRICULARES______________9.

5. ENTREVISTA___________________________________________11.

6. OFICINA PEDAGÓGICA___________________________________13.

7. RELATO DE EXPERIÊNCIA DA OFICINA_____________________18.

8. CONSIDERAÇÕES FINAIS_________________________________19.

9. ANEXOS________________________________________________20.

1. INTRODUÇÃO

O mundo hoje esta em grande evolução, a sociedade esta ativa, ligada a qualquer mudança, tanto tecnológica, econômica, social e educacional. O instrução da matemática apenas arrolado a teorias e destrezas formais na sala submerge espaço para toda a agitação atraente que está fora das escolas. Cede espaço e torna-se, muitas vezes, cansativa para os alunos devido ao uso sistemático do conteúdo.

Com essas dificuldades de concentrar a atenção dos alunos no ensino, a propostas oferecidas pelo Estágio curricular obrigatório em ambientes não escolares foi a de substitui a superação do método tradicional e apreciar a matemática presente no cotidiano dos alunos, levando os mesmos a cogitar a natureza dessa ciência. Neste estágio foi efetivado estudo, resenhas e elaboração de oficina pedagógicas para desenvolver o interesse e compreensão tanto dos futuros docentes quantos dos alunos.

O estágio foi realizado no 9o ano do ensino fundamental, no turno vespertino, da Escola Municipal Santa Rosa, localizado no núcleo 01, grupo 4, Assentamento Santa Rosa, Itaquiraí Mato Grosso do Sul. A realização dessa disciplina de estagio foi iniciada no dia 07 de setembro de 2016 e finalizada no dia 10 de outubro de 2016, com carga horária de 100 horas. Neste relatório contém resenhas de textos e documentos curriculares para o ensino e aprendizagem de Matemática, entrevista, oficina e relato sobre a experiência dessa oficina.

2. RESENHA CRITICA ARTIGO 1.

Sergio de Mello Arruda, Marinez Meneghello Passos e Alexandre Fregolente em seu artigo destaca os focos de aprendizagem docente (FAD), construído através dos focos de aprendizagem cientifica, como instrumento para analisar o aprendizado para a docência durante a formação inicial e a formação em serviço.

Instigados pelos focos de aprendizagem cientifica em ambientes informais elaborados pela National Research Council (NRC): 1 interesse científico; 2 conhecimento científico; 3 prática científica; 4 reflexão sobre a ciência; 5 comunidade científica; 6 identidade científica, esse documento procura relata o emprego desses focos em uma entrevista com licenciandos que estão estagiando em museus, local considerado de educação informal planejado, é nessas entrevistas que os autores do artigo tentam solucionar a seguinte questão: Será que os focos da aprendizagem científica, poderiam ser transpostos para o campo da formação de professores, servindo como instrumento para captar e avaliar a aprendizagem docente?

Conta que a aprendizagem do educador necessita de seu interesse em querer fazer, e não apenas ser. Sendo assim o artigo destaca que a motivação é o conceito – chave, para engajar um futuro professor em uma ação.

O artigo mostra que a transposição dos focos de aprendizagem cientifica para o campo da formação dos professores é possível munindo resultados interessantes para a área de formação dos professores, através da construção de um novo quadro de aprendizagem docente em analogia com os focos científicos.

Os focos de aprendizagem docente construído através dos focos científicos são: 1 interesse pela docência; 2 conhecimento prático da docência; 3 reflexão sobre a docência; 4 comunidade docente e 5 identidade docente, poderão possibilitar uma visão ampla da formação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.7 Kb)   pdf (75.8 Kb)   docx (26 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com