TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo De Caso: Academia Via Forma

Casos: Estudo De Caso: Academia Via Forma. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2014  •  1.362 Palavras (6 Páginas)  •  558 Visualizações

Página 1 de 6

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 MARKETING I

2.1.1 Cite as Ações e Explique Como Ela Será Desenvolvida

A academia ViaForma apresenta um atendimento diferenciado, para isso todos os colaboradores passarão por um treinamento com o objetivo de compreenderem de que todos são responsáveis pela permanência de cada aluno. Os alunos deverão se sentir em um ambiente agradável e fazendo com que tenham muito além do que esperavam, ou seja, um atendimento que supere todas as suas expectativas.

Desta forma, quando um novo aluno procurar a academia este será convidado a realizar uma visita por todo espaço oferecido pela ViaForma. Conhecerá todas as modalidades ofertadas, podendo verificar in loco como as mesmas são realizadas. Será também ministrada uma explicação de todos os serviços que são oferecidos pela academia, bem como, dos eventos externos que esta participa. Por fim, o novo aluno será convidado a realizar uma aula cortesia da modalidade que mais lhe interessou.

A outra ação a ser realizada, será com os alunos já fidelizados, ou seja, alunos que já frequentam a ViaForma por algum tempo. Estes após um ano na academia ganharão um mês de cortesia em uma outra modalidade que desejem praticar. Clientes fidelizamos a mais de três anos ganharão um desconto de cinco por cento em suas mensalidades.

2.2 MARKETING II

2.2.1 Público-alvo de uma Academia

Com o aumento da expectativa de vida das pessoas e da competição no mercado de trabalho, a sociedade contemporânea demonstra uma preocupação muito maior com a beleza (estética), saúde e qualidade de vida do que há alguns anos atrás. Associada à melhoria da qualidade de vida, diminuição do estresse e da boa saúde, a prática de uma atividade física em um ambiente alegre proporcionado pelas academias tem se transformado num hábito comum do mundo moderno.

Hoje as academias de ginástica não atraem somente os “malhadores”. Seus frequentadores são pessoas das mais diversas faixas etárias, com interesses diversos, seja em busca de melhorar a condição física, combater o stress ou mesmo prevenir doenças (principalmente na terceira idade).

Levando em consideração que o nosso país é tão grande e com regiões tão diferentes, o tipo de público que frequenta as academias, os seus objetivos e o tipo de atividade física mais procurada variam de região para região. Mas, segundo algumas pesquisas realizadas, na região sul do Brasil, o público feminino é o que mais frequenta as academias, entre uma faixa etária que varia dos 16 aos 25 anos.

2.2.2 Definição de Serviço

Segundo Kotler (2000, p. 448) "serviço é qualquer ato ou desempenho, essencialmente intangível, que uma parte pode oferecer a outra e que não resulta na propriedade de nada. A execução de um serviço pode estar ou não ligada a um produto concreto".

O conceito de serviço surge na generalidade dos casos como oposto ao conceito de produto. Ambos os conceitos são interdependentes e se apoiam mutuamente, na medida em que são necessários produtos para que se ofereçam serviços, como serviços para que se ofereçam produtos. Normalmente a sua diferenciação ocorre identificando os componentes tangíveis e intangíveis no serviço.

2.2.3 Inseparabilidade dos Serviços

A inseparabilidade dos serviços se da pela conexão física entre o prestador de serviço com o serviço que é prestado, ou seja, se um colaborador do prestador de serviços é quem fornece o serviço, então este colaborador é parte do serviço. Na inseparabilidade dos serviços ocorre o envolvimento direto do cliente no processo de produção do serviço e também o envolvimento de outros clientes no processo. Como o cliente também está presente quando o serviço é executado, a interação prestador de serviços e cliente é uma característica especial do marketing de serviços. Tanto o prestador de serviços quanto o cliente afetam o resultado do serviço.

2.2.4 Intangibilidade dos Serviços

Os serviços não podem ser vistos, sentidos, provados, testados, cheirados ou ouvidos antes de serem consumidos.

Os compradores procurarão por sinais ou evidências da qualidade do serviço, com base nas instalações, nas pessoas, nos equipamentos, no material de comunicação, nos símbolos e nos preços percebidos.

2.2.5 Perecibilidade dos Serviços

A perecibilidade dos serviços significa que eles não podem ser armazenados para venda ou uso posterior. A perecibilidade dos serviços não é um problema quando a demanda é estável, contudo, quando há flutuação de demanda as empresas prestadoras de serviços frequentemente se veem diante de difíceis problemas, sendo assim planejam estratégias para conseguir um ajuste melhor entre demanda e oferta.

2.2.6 Cuidados com Relação ao Serviço Prestado em Academia

Os serviços estão no centro da atividade econômica de qualquer sociedade. Desta forma o empresário do ramo de academia deve estar atento com relação a prestação de seus serviços para que desta forma consiga constantemente novos clientes e mais importante que isso, consiga cativá-los e assim retê-los em sua academia. Tendo em mente as características que interessam para o marketing o empresário conseguirá obter sucesso em seu negócio. Se a presença do cliente é indispensável, o prestador de serviços deve considerar as suas necessidades. Tanto o prestador de serviço quanto o cliente afetam o resultado final, ou seja, para que uma academia exista é preciso que haja alunos/clientes e os instrutores (conceito da inseparabilidade). Conforme o conceito da intangibilidade os serviços não podem ser vistos, sentidos, provados, testados, cheirados ou ouvidos antes de serem consumidos. Desta forma,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com