TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo De Caso: Academia Via Forma

Artigo: Estudo De Caso: Academia Via Forma. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2014  •  2.449 Palavras (10 Páginas)  •  777 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 MARKETING I 4

2.1.1 Cite as Ações e explique como será desenvolvida 4

2.2 MARKETING II 4

2.2.1 Público-alvo de uma academia 4

2.2.2 Definição de “SERVIÇO” 5

2.2.3 INSEPARABILIDADE dos Serviços 5

2.2.4 INTANGIBILIDADE dos Serviços 6

2.2.5 PERECIBILIDADE dos Serviços 7

2.2.6 Cuidados com relação ao serviço prestado em academia 8

2.3 PESQUISA DE MERCADO 9

2.3.1 Qual a importância da pesquisa realizada pela academia? E poderia ter feito diferente? 9

2.3.2 Como a academia poderia ter se preparado melhor para os desafios? 10

2.4 NEGOCIAÇÃO 11

2.4.1 Principais situações de conflito vivenciadas pelos sócios da academia 11

3 CONCLUSÃO 12

REFERÊNCIAS 13

1 INTRODUÇÃO

Venho através deste colocar em pratica o que aprendemos no 5º semestre sobre Marketing, Pesquisa de mercado e Negociação, todas estas matérias fundamentais para uma boa administração.

Neste trabalho apresentarei um estudo de caso de uma empresa “ACADEMIA VIA FORMA”. Vou relatar as ações de Marketing, qual é o público alvo, definições de serviço, Inseparabilidade, Intangibilidade, Perecibiliade, cuidados nos serviços prestados, importância de uma pesquisa, desafios de uma academia e conflitos entre sócios.

Além disso, será demonstrado que todos estes tópicos citados e apresentados neste trabalho são de estrema importância para se criar, construir e manter um negocio de sucesso.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 MARKETING I

2.1.1 Cite as Ações e explique como será desenvolvida

Pensando que uma academia pode fornecer vários serviços e atender uma ampla quantidade e tipos de pessoas, pensaria em algumas ações de Marketing para atrair e manter clientes:

- Pesquisa na região para saber quantas pessoas usariam uma academia, que tipo de serviços gostariam que fossem fornecidos, amplitude de preços, etc. Estas perguntas com suas respectivas respostas nos dariam um norte na abertura da academia.

-Após aberta faria promoções para tentar fidelizar os clientes, como descontos para quem utilizar a academia todos os dias, descontos em produtos com o logo (Marca) da academia, fornecer alguns brindes estratégicos.

-Disponibilizar dentro da academia um local onde seja comercializado alimentos naturais, pois se os clientes permanecerem mais tempo dentro da academia isso representara uma fidelização maior, ou seja, estou aqui por que gosto de estar neste local.

-Periodicamente avaliar com os clientes a qualidade do serviço e novos serviços que possam ser prestados para agradar os clientes e atrair novos.

2.2 MARKETING II

2.2.1 Público-alvo de uma academia

O público-alvo de uma academia abrange varias classes sociais, sexo feminino e masculino, jovens, meia idade e melhor idade, com problemas de saúde, saudáveis, ou seja, está ai o ponto primordial para a abertura de uma academia, “saber para quem você quer prestar serviço”.

2.2.2 Definição de “SERVIÇO”

Com origem no termo latim servitĭum, a palavra serviço define a ação de servir (estar sujeito a/ser prestável alguém por qualquer motivo, fazendo aquilo que essa pessoa quer ou pede).

O conceito também permite fazer referência aos serviços públicos que são pagos pelos contribuintes através de taxas ou impostos, e ao fornecimento de serviços prestados com vista a satisfazer alguma necessidade desde que não consistam na produção de bens materiais.

Na área da economia e do marketing, um serviço é o conjunto de atividades realizadas por uma empresa para responder às expectativas e necessidades do cliente. Por isso, o serviço é definido como sendo um bem não material. Como tal, os fornecedores/prestadores de serviços não costumam propriamente manipular grandes matérias-primas e beneficiam de reduzidas restrições físicas. Por outro lado, o seu principal valor é a experiência. Convém relembrar que os fornecedores de serviços constituem aquele que se conhece como o setor terciário da indústria.

2.2.3 INSEPARABILIDADE dos Serviços

A inseparabilidade pode trazer vários risco que dizem respeito sobre a produção em massa de serviços. A inseparabilidade é uma das características mais curiosas de um serviço, ela tem uma conexão com a pessoas que prestam o serviço, quem o recebe e os outros clientes que também compartilham deste serviço.

A inseparabilidade se da pela conexão física entre o prestador de serviço com o serviço que é prestado, com o envolvimento direto do cliente no processo de produção do serviço, e o envolvimento de outros clientes no processo. Ao contrario da pessoa que fabrica e vende um bem, o cliente raramente esta presente durante o processo de fabricação do mesmo, já o prestador de serviço quase todas as vezes esta em contato direto com o cliente. O nome que se da por esta interação entre o cliente e o prestador de serviço se da por incidente critico.

Em relação aos problemas gerados por esta inseparabilidade, em primeiro lugar seria que como o prestador de serviço esta sempre presente durante o processo, ele tem que ter algumas habilidades diferentes da pessoa que nunca precisa esta junto com o cliente. Em segundo lugar, a presença do cliente junto no processo de prestação do serviço, oferece vários riscos em relação a conclusão do mesmo, como por exemplo, o cliente determina muito o tempo a ser entregue, a duração da entrega, e por fim, em terceiro lugar como a prestação de serviço é compartilhada com mais um monte de clientes, com o tempo, um cliente vai interferir negativamente na experiência de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com