TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso: Companhia Alfa

Por:   •  7/5/2020  •  Resenha  •  979 Palavras (4 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 4

Estudo de caso: Companhia alfa

  1. Ao ver os resultados da tentativa da Alfa penetrar o mercado europeu, você acredita que a empresa estava errada em considerar uma expansão internacional?

R: Um dos objetivos corporativos da Alfa era capturar pelo menos 10% do mercado europeu. A empresa estava certa em considerar uma expansão internacional, visualizando oportunidades no exterior como estratégia de crescimento, já que possui estabilidade no mercado nacional. Ao comercializar em mais de um país, a companhia adquire maior visibilidade devendo ficar atenta nos diferentes perfis consumidores. Ao internacionalizar a companhia, há um ganho de projeção da marca, aumento de competitividade e evolução no resultado financeiro.

  1. Quais informações você gostaria de ter antes de tomar a decisão de entrar no mercado europeu? Pense em termos de Suprimentos, previsão de demanda, Produção e Distribuição.

R: Antes de tomar a decisão de internacionalização da empresa, primeiramente gostaria de ter informações pertinentes a decisão estratégica de entrar no mercado europeu, refletir sobre os reais motivos dessa tomada de decisão. Definir um plano de ação condizente com a realidade da empresa, avaliando o perfil consumidor e particularidades do mercado alvo. Definir estratégias de curto, médio e longo prazo. Outro ponto a ser analisado é o perfil da concorrência e avaliação da demanda no exterior. Verificar a avaliar se a empresa possui capacidade física, tecnológica e recursos humanos para exportação. Elaborar um planejamento logístico considerando a logística reversa, pontuando custos logísticos, canais e estrutura de distribuição, já que a logística internacional utiliza estrutura de transportes diferentes e esquemas tarifários. Verificar se existe a possibilidade de parcerias na parte de manutenção dos equipamentos e peças. Ter conhecimento da legislação vigente a fim de evitar multas e problemas burocráticos.

 

  1. Identifique as decisões de marketing, produção e logística, que foram tomadas pela gerência da Alfa, avaliando se foram adequados ou não.

R:

Decisões

Adequadas ou não

Pesquisa de mercado feita por uma empresa de pesquisas independente.

Acredito que a pesquisa de mercado deveria ter sido feita pela própria companhia Alfa. A internacionalização da empresa é uma decisão estratégica, devendo ela pesquisar o mercado onde irá comercializar.

 

 

 

A tarefa de desenvolver um plano de marketing internacional foi a atribuída a Suelen, sem experiência internacional.

Elaborar o plano de marketing envolve informações sobre o mercado - alvo, analisando os aspectos políticos, econômicos, culturais, sociais, tecnológicos e informações referente a concorrência. Acredito que a empresa poderia ter optado pela ajuda de alguma consultoria em marketing internacional, avaliando melhor a situação.

Exportação com base na venda direta.

A empresa poderia ter optado pelo modelo de internacionalização Joint Venture  sendo a principal vantagem a parceria com uma empresa nativa, ou Franchising.

 

 

 

Conceder a Big-Muscle direitos exclusivos no Mercado Europeu.

Concedendo direitos exclusivos a uma empresa, se outra oportunidade de negócio interessante surgir, não poderá acontecer.

Pular etapas do processo normal

Ao pular etapas a qualidade do produto não é garantida, conforme visto no caso, houve reclamação referente à qualidade do produto.

  1. Faça diagramação dos processos e atividades necessárias (considerando as Linhas e Nós) para atender aos clientes no Brasil e no Exterior, partindo de cada uma das fábricas para o destino final das mercadorias.

R:

Para o Brasil

[pic 2]

Para o mundo:

[pic 3]

  1. Que componentes e considerações deveriam ter feito parte do plano de logística desenvolvido pela Alfa? Para ajuda-lo, os anexos I e II, contêm informações relativas aos objetivos corporativos da Alfa para os próximos cinco anos (de 2010 – 2020) e uma breve descrição das políticas operacionais e procedimentos da empresa.

R: Acredito que o lead time deveria ter feito parte do plano de logística desenvolvido pela Alfa, garantindo domínio sobre os procedimentos e indicadores. A avaliação da cadeia logística e elaboração de fluxos de processos adequados. A logística internacional é muito mais complexa que a logística doméstica envolvendo visão em nível internacional e consciência global. Considerações pertinentes a logística reversa e custo de vendas perdidas deve-se levar em conta, pois uma devolução nível doméstico possui um determinado valor, e uma devolução no exterior não é tão simples assim.  Avaliar o número de depósitos versus o custo do transporte. Também se faz necessária a avaliação do tipo de produção. A política Just in time se tratando de comércio regional supriu a demanda, mas será que para a expansão internacional se faz necessária a mudança da política de produção, por exemplo adotar a produção empurrada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (515.4 Kb)   docx (2.3 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com