TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso: Determinantes da Realização da Logística Reversa no Setor Supermercadista

Por:   •  21/3/2019  •  Artigo  •  763 Palavras (4 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ MBA EM GESTÃO DE PEQUENOS NEGÓCIOS

Fichamento de Estudo de Caso

Nome do aluno: Laura Tatiana Corrêa Pinto Castro Sousa

Trabalho da disciplina: Gestão Logística e Trade Marketing

Tutor: Prof. Cláudio Lopes Pereira

Niterói 2018


Estudo de Caso: Determinantes da Realização da Logística Reversa no Setor Supermercadista

REFERÊNCIA: QUINTÃO, R., JESUS F. Determinantes da Realização da Logística Reversa no Setor Supermercadista.IN:XXXV ENCONTRO DA ANPAD, Rio De Janeiro, 2011.

Num cenário cada vez mais competitivo e complexo, organizações independentes do ramo de atividade necessitam desenvolver estratégias para estar à frente da concorrência. Nessa perspectiva a Logística tem sido muito utilizada em termos de posicionamento no mercado.

Porém, tão importante quanto gerenciar o fluxo de produtos e informações desde o fornecedor até o cliente, é gerenciar o fluxo reverso de informações e produtos descartados ou devolvidos pelos clientes. A logística reversa abrange a gestão destes canais reversos e torna-se uma área relevante ao buscar a revalorização ou eliminação correta destes produtos, pois contribui de forma positiva com o meio ambiente e com o social, focos de tantos estudos e debates nos dias atuais.

O artigo proposto aborda a Logística Reversa e como ela traz a possibilidade de destinar corretamente produtos devolvidos ou no fim de sua vida útil, seja retornando-os ao ciclo produtivo ou buscando um descarte ambientalmente correto. Várias empresas realizam ou podem realizar a logística reversa. O ciclo de vida dos produtos está cada vez mais reduzido, por vários determinantes, como a renovação de modelos, uso de materiais de menor durabilidade, o que acentua a descartabilidade, rápida obsolescência, pouco uso, entre outros (LEITE, 2009). Mas neste artigo foram analisados os determinantes da realização da logística reversa de pós-consumo no setor supermercadista. São muitas, as razões que motivam a implementação e manutenção do canal logístico reverso. De acordo com a literatura pesquisada, os principais determinantes são: 1) redução de custos, 2) ganhos de receita, 3) existência de leis ambientais, 4) adequação às questões ambientais, 5) criação de imagem diferenciada da empresa junto ao cliente, 6) eficiência do fluxo de materiais.

A redução de custos pode ser mencionada como razão para as empresas realizarem a logística reversa. Pires (2007) afirma que adquirir novos produtos muitas vezes é mais caro do que o reaproveitamento. Outra forma de motivação para que muitas empresas atuem de forma ambientalmente mais responsável é a existência de leis ambientais. Konstantaras (2010) afirma que a logística reversa tem recebido maior atenção nos últimos anos, devido a rígidas legislações ambientais  e às crescentes preocupações ambientais, como também por causa do despertar para a atratividade econômica da reutilização de produtos, em vez de descartá-los. A criação de imagem diferenciada da


empresa junto ao cliente ao praticar a logística reversa também pode ser considerada fator determinante da atividade.

Para alcançar tal objetivo, procurou-se identificar na literatura os principais determinantes da realização da logística reversa, verificar como os processos de logística reversa de pós-consumo são desenvolvidos em empresas do setor supermercadista, comparar os determinantes da realização da logística reversa de pós-consumo em supermercados com portes diferentes e identificar as relações entre esses determinantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (158.8 Kb)   docx (45.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com