TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de caso Petrobrás

Por:   •  20/8/2015  •  Seminário  •  1.203 Palavras (5 Páginas)  •  1.675 Visualizações

Página 1 de 5

Caso: Petrobras – O ambiente organizacional.

1 – De acordo com o caso, quais são os stakeholders internos e externos da Petrobras? Por que podemos dizer que, até 1995, os concorrentes não eram um stakeholder da organização? Acredita que isso afetou o crescimento da empresa?

Os stakeholders, são de extrema importância para a grande maioria das empresas, isso porque afetam diretamente as ações, ou mesmo a forma de gestão da empresa, positivamente, e em certos casos negativamente, e isso não é diferente para a Petrobras, que possui muitos stakeholders, que consequentemente interferem na organização como um todo. Dentre esses fatores, abaixo estão relacionados os stakeholders internos e externos da Petrobras:

Órgãos do Governo – Por ser uma empresa estatal a Petrobras possui uma grande influência governamental, isso porque a maioria dos representantes desta são escolhidos pelo governo.

Bancos e Outros – São de fundamental importância para a empresa. O BNDES, além de ser um grande acionista da empresa, ainda contribui com investimentos e financiamentos, para a execução de projetos.

Clientes – Por produzir variados produtos, a Petrobras não foca em só um tipo de cliente, sendo assim a empresa vende seus produtos para indústrias, distribuidoras de combustíveis, e em alguns casos diretamente para clientes de natureza física, entre outros.

Empregados – Como há uma forte concorrência aos cargos da Petrobras, e esses serem de difícil acesso, a empresa possui empregados extremamente motivados, qualificados e leais uns aos outros.

Fornecedores – De extrema importância à empresa, os fornecedores em sua maioria são internacionais, de lugares em expansão, como Cingapura, de onde são importados navios petroleiros, a um bom preço e de uma boa qualidade.

Acionistas – As ações da empresa em sua maior parte são pertencentes ao governo (55,7% com direito ao voto), além de uma parte pertencente ao grupo BNDES Participações S.A. Há ainda ações negociadas na Bolsa de Nova York, e da Bovespa de São Paulo.

Sindicatos – Devido ao grande número de empregados na área petrolífera, e sequentes problemas com os trabalhadores dessa área, com o passar dos anos foram surgindo sindicatos, que tem a função de garantir o direito dos trabalhadores. Dentre estes, o Sindipetro possui destaque pela grande influência sobre empresas petrolíferas, como a própria Petrobras.

Há ainda outros Stakeholders influentes, como a mídia, que influencia a imagem da empresa, além de órgãos de comprometimento ambiental, que exerce pressão sobre a empresa, como o Greenpeace, WWF, entre outros.

A concorrência, que até 1995 não era um stakeholder, devido ao fato de essa não existir, em virtude do monopólio de prospecção, exploração e refino de petróleo, que o governo defendia justamente pelo fato de a Petrobras ser estatal, possibilitou que a empresa crescesse bastante e em um curto espaço de tempo, pois não possuía nenhum concorrente para tomar seu mercado.

2 – Qual o papel do Governo Federal na empresa? Como a influência governamental afeta a política de preços da empresa? Na sua opinião, a indicação de Foster sinaliza a intenção do governo de se afastar da estratégia da companhia?

Por ser estatal e possuir a maior parte da Petrobras (55,7%), o governo possui grande influência sobre a empresa. A principal delas, é a nomeação dos diretores da empresa que é feita pelo presidente da República, ou seja, praticamente a cada quatro anos, a empresa tem todos seus diretores alterados, o que prejudica em questões de por exemplo, planejamento a longo prazo.Altas taxas de impostos, além de uma política de preços feita junto ao governo, onde este último praticamente controla os preços, pois a empresa é vista como um desenvolvimento do país, e também pelo combustível ser indispensável para a população, são outras características de condicionantes do governo sobre os preços da Petrobras.

A escolha de Graça Fortes, diferentemente do que era feito antes, foi um grande marco na história da empresa, pois a escolha desta foi feita para se retirar ou minimizar a grande influência do Governo em cima da Petrobras, já que essa influência governamental pode atrapalhar o desenvolvimento da empresa, e por isso foi escolhido uma pessoa que tivesse uma longa experiência dentro da própria organização, para o cargo de presidente desta, e assim a organizar da melhor forma, o que possivelmente será um ganho à Petrobras.

3 –Por que a estabilidade geopolítica é importante para empresas como a Petrobras? Como a instabilidade política na Bolívia afetou os negócios da Petrobras nesse país?

A estabilidade geopolítica é importante para dar uma certa segurança

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (50.6 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com