TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio suportado Eu estava na Escola Bíblica

Relatório de pesquisa: Estágio suportado Eu estava na Escola Bíblica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  Relatório de pesquisa  •  1.714 Palavras (7 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 7

A realização do estágio supervisionado I do Curso de Licenciatura em

História foi de grande importância tendo em vista a necessidade de uma experiência de prática docente, onde se aplica grande parte dos conhecimentos adquiridos no decorrer do curso e de poder aliar teoria e prática demonstrando o quanto é importante à prática pedagógica na formação profissional do docente.

O Estágio Supervisionado I foi realizado em uma Escola Bíblica

Dominical (EBD), no turno matutino na Igreja Evangélica Assembléia de Deus, localizado no povoado de São Tomé Município de Campo Formoso Estado da Bahia sob orientação do professor mestre Carlos Santana.

Neste período cumpriu-se uma carga horária de 4 horas / aula em

História que teve início ás 8:0 hs da manhã do dia 01 de novembro de 2013 e término as 12:00hs. O Estágio Supervisionado I teve o objetivo de contribuir com a formação docente tornando-o profissional crítico e reflexivo, o mesmo, contém informações das experiências vivenciadas durante a aula ministrada com os alunos da EBD.

A Igreja Evangélica Assembleia de Deus, localizada no povoado de São

Tomé Município de Campo Formoso Estado da Bahia é uma Instituição não governamental mantida pelos membros e congregados da mesma, composta com cerca de 50 pessoas com 35 membros e 15 congregados.

A instituição funciona em um espaço agradável, onde são realizados os cultos, a nave da igreja possui uma boa iluminação e bem arejada, com janelas dos dois lados.

A Igreja só disponibiliza de recursos pedagógicos do tipo revistas e livros evangélicos que são usadas pelos seus membros, dispõe de vinte bancos comportando 05 pessoas e de alguns aparelhos eletrônicos, DVD, som com mesa amplificada possui ainda um gabinete uma secretaria e uma sala anexo.

A Congregação encontra-se sob na direção do presbítero Ideon Félix de Souza, vice-dirigente Manoel José de Carvalho que o auxilia em sua ausência.

No estágio supervisionado I, trabalhamos o tema “O Povo Hebreu” iniciarmos-nos apresentando como estagiários do curso de História, Plataforma Freire, UNEB Campos IV de Jacobina. Logo em seguida entregamos os folders, lemos a proposta de trabalho e passamos dois vídeos referentes ao assunto descrevendo a trajetória dos povos hebreus.

Mostramos através de slides a origem do povo hebreu, o significado o porquê deixaram a sua terra para migrarem para uma terra desconhecida, descrevendo assim sua trajetória e cultura, bem como a influência desse povo na civilização atual.

Abrimos espaço para debate, para que os alunos pudessem colocar seus pontos de vista, aproveitando o conhecimento prévio dos mesmos no qual emitiram suas opiniões.

Distribuímos também, apostilas, fazendo assim exposição do conteúdo abordado esperando nos discentes um retorno até porque no final aplicamos uma atividade para que os respondessem. As atividades desenvolvidas alcançaram os objetivos desejados.

Pode-se observar que os alunos esperavam ansiosos as aulas, pois sabiam que vinham acompanhadas de novidades.

9 CONSIREÇÕES FINAIS:

O estágio foi uma oportunidade excelente para que nós pudéssemos perceber a importância da disciplina de História no contexto escolar. Quanto à disciplina é importante na formação intelectual e crítica dos alunos uma vez que se insere no campo de vida dos mesmos, visto que se constituem em sujeitos históricos. Em contrapartida pudemos perceber que a disciplina de História perde um pouco do seu brilho se não vier acompanhada de uma metodologia pedagógica adequada. Aos conceitos, o conteúdo, o fazer histórico em si, necessita do fundamental apoio da didática e de técnicas apropriadas na ação pedagógica.

Para nós o Estágio Supervisionado I, foi uma experiência desafiadora, que nos proporcionou a conhecer mais o universo dos alunos e por vezes até seus problemas pessoais. Percebendo a importância de estarmos conectados e formamos grandes amizades. A grande conclusão a que cheguemos é que uma aula bem preparada passa necessariamente pelo envolvimento dos alunos. Ela cumprirá seus objetivos se convidar os alunos a participarem e se envolverem nas atividades propostas, despertando neles a consciência de agentes históricos ativos.

RODRIGUES Ester Joelza, História em Documento, Imagem e texto 5ª série FTD 1999.

Êxodo Caput. 02,1-10

SITES: Os hebreus: vídeo: https://w.youtube.com/watch?v=VEt9-fQM1YQ&hd=1

1 ANEXO: I:

DADOS DA INSTITUIÇÃO: Igreja Evangélica Assembléia de Deus Povoado de São Tomé, Campo Formoso – BA CEP: 44790-0

Pastor presidente: Genário Ferreira dos Santos DISCIPLINA: História

PÚBLICO ALVO: Membros e congregados da Igreja Assembléia de Deus, em níveis diferentes de formação e idade.

VÍNCULO DA INSTITUIÇÃO: Não é vinculada a outros órgãos (não governamentais).

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELA INSTITUIÇÃO: Cultos de oração, culto público, culto evangelístico, culto de assistência social e EBD (Escola Bíblica Dominical).

Educar de forma espiritual, para um bom convívio social e familiar. RESULTADOS OBTIDOS ATRAVÉS DAS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS:

Os alunos que freqüentam a EBD (Escola Bíblica Dominical) e estudam na Rede Pública na maioria tem um bom comportamento dentro e fora da escola e tiram boas notas.

TEMA DO PROJETO:

2.3. CARACTERIZAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO DA ENTIDADE/AMBIENTE NÃO-ESCOLAR

Nome do local da prática de estágio: Fundação Humanitária Eurípedes Barsanulfo

Endereço: Rua Sete de Setembro

Número: 170

Complemento: -

Cidade: Goianazes – MG (Distrito de Capetinga – MG)

Número do CNPJ: 20.946.323/0001-80

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com