TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL I

Por:   •  13/3/2016  •  Artigo  •  2.197 Palavras (9 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

SERVIÇO SOCIAL

FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO

SERVIÇO SOCIAL I

Damaris Dias Resende  RA 406596

Elaine Angélica de Lima  RA 431148

Jakelline Leal Vieira Maldaner  RA 406597

João Paulo Laurentino da Silva RA 7925689489

Jenifer Mileide Malta Silva RA 447470

Maria Madalena Gomes da Silva RA  418131

Professora-Elaine Cristina Vaez Gomes

Tutora presencial- Isamara Gasparotti

Polo presencial de São Sebastião, Brasília-DF 29/09/2013

                                                       

 INTRODUÇÃO

Ao longo deste trabalho percorreremos o serviço social desde a sua Gênese no seio da Igreja Católica, na década de 30, período em que se afirmou o Sistema Capitalista, falaremos sobre os importantes movimentos que mudaram o rumo do serviço social, seu surgimento no Brasil, as principais questões sociais que existiam antigamente, e se manifestam até os dias atuais no meio de muitas outras questões que vem surgindo com o passar dos anos. Relataremos  as mudanças decorrentes da industrialização e das novas tecnologias buscando apontar as mudanças sofridas no campo de trabalho do Assistente Social, bem como a nova estruturação deste profissional, à busca de novas formas de atuação e a ruptura com o modelo capitalista demonstrando com isso que o Serviço Social tem buscado cada vez mais ações sociais, que o desvinculem do caráter assistencialista, que historicamente lhe foi atribuído.

                                                   

                                                             

TEMPOS MODERNOS

O filme tempos modernos retrata o período da evolução industrial onde os trabalhadores eram tratados como objetos, onde só o lucro importava os donos das indústrias não levava em consideração o simples horário de almoço dos trabalhadores arquitetando planos para que seus funcionários pudessem almoçar e trabalhar ao mesmo tempo. Os operários não tinham direito ao descanso e a carga horária de trabalho era o dobro se comparada as de hoje, vale ressaltar ao longo do filme duras críticas em relação a exploração desse trabalhador no mundo capitalista, onde ele trabalha para fabricar um automóvel, mas sua condição financeira não permite que ele adquira um episódio esse que acontece até os dias atuais, o grande interesse dos donos eram a produtividade e um grande lucro. Vivemos hoje em um contexto histórico com muitos vestígios do passado como o empobrecimento da classe trabalhadora com a expansão do capitalismo onde é moldado de acordo com os interesses das elites políticas. No Brasil as políticas sociais reproduzem desigualdade aumentando as diferenças de classes.

O Brasil tem despontado entre os países com uma grande economia, porém ainda há uma enorme desigualdade social, O que se percebe no capitalismo é uma política concorrencial monopolista. Na primeira fase predominava a filantropia e pouco era a intervenção do estado, na segunda o estado se amplia cria-se as politicas sociais com ajudas filantrópicas. No século XX o quadro social se torna estável com a queda  da situação dominante mesmo assim os problemas políticos sociais e econômicos precederam, com a estratégia de luta das classes operárias o estado burguês passou a considerar algumas pautas de reinvindicação dos trabalhadores começando a ceder em relação aos pedidos dos trabalhadores encarando esses pedidos com maior seriedade mesmo sem as devidas previsões sobre as marchas e os acontecimentos no século XX.A questão social que já se encontrava no centre histórico e o capitalismo que não tinha o domínio total se viu despojado de suas máscaras e ilusões criadas por ele. Já a classe operária viu seus sonhos desfeitos com a dura realidade e crendice de progresso econômico e estabilidade financeira gerada pela sociedade capitalista agravando com isso as muitas questões sociais com auto índice de desemprego e uma pobreza generalizada.

SERVIÇO SOCIAL X CAPITALISMO

Quando falamos em mudar, logo nos vem a cabeça expressões como: deslocar-se ,sair da zona de conforto ou até mesmo fazer as coisas de outro modo .O serviço Social tem  passado por constantes mudanças na busca pelo aperfeiçoamento de suas ações, tentando obter melhores resultados nos desafios que lhe são impostos no dia a dia frente as questões sociais existentes e outras que vão surgindo com o passar do tempo. O assistente social desde o seu início até hoje tem vivido mudanças significativas, que sem dúvida só tem contribuído para o melhor desempenho do seu trabalho, essas mudanças tem transformado esta profissão que passou de uma simples obra de caridade para uma profissão reconhecida por lei que tem como principal objetivo a luta diária em favor das mazelas da sociedade. Segundo Martinelli “A história do capitalismo é a história das classes sociais’’ partindo deste princípio pode-se afirmar que com o fortalecimento do capitalismo cresce também as questões sociais trazendo muitos desafios ao profissional do Serviço Social.

O impacto capitalista vinculado a novas tecnologias que visavam somente o lucro foi reduzindo o espaço dantes direcionado ao trabalhador gerando assim um alto índice de desemprego trazendo consigo um aglomerado de problemas que atingiam a sociedade em especial o trabalhador que via seu espaço sendo preenchido  por máquinas que tinham uma maior e melhor capacidade de produção. A falta desse emprego começa a trazer uma gama de fatores com consequências imprevisíveis e desastrosas. Pode se considerar uma visão limitada atribuir o problema do desemprego somente ao avanço tecnológico porém não se pode se negar que esses avanços são responsáveis por grande parte desse desemprego. A partir dai não é difícil imaginar como ficava a situação dessa grande maioria desempregada e as graves consequências começam a despontar diante dessa massa totalmente desprotegida, o trabalhador que já vivia em más condições passa agora a viver em condições sub-humanas habitando em lugares insalubres e impróprios onde a miséria se alastrava cada vez mais. As pessoas sem ter nenhuma expectativa de vida começavam a vagar, sem casa sem condições mínimas de higiene sem alimentos para saciarem a fome sem absolutamente nada mendigavam dia e noite.  A pobreza então se alastra como praga por vários países trazendo medo, altos índices de mortalidade infantil e adulta grande revolta por parte daqueles que nada tinham enquanto uma minoria rica os massacravam cometendo contra eles todo tipo de atrocidade em nome do equilíbrio social e da estabilidade do poder.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)   pdf (169.1 Kb)   docx (23.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com