TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GINCANAS INTER-ESCOLARES DE JOGOS MATEMÁTICOS

Por:   •  1/7/2016  •  Dissertação  •  784 Palavras (4 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ

FLAVIO HENRIQUE DOS SANTOS RIBEIRO

LUCAS DANIEL MARTINS CAMPOS

WILIAN DA SILVA

WASHINGTON FAUSTINO DOS SANTOS

GINCANAS INTER-ESCOLARES DE JOGOS MATEMÁTICOS

ITAJUBÁ

2016


FLAVIO HENRIQUE DOS SANTOS RIBEIRO

LUCAS DANIEL MARTINS CAMPOS

WILIAN DA SILVA

WASHINGTON FAUSTINO DOS SANTOS

GINCANAS INTER-ESCOLARES DE JOGOS MATEMÁTICOS

Relatório submetido à Professora Gabriela Cardoso de Faria como requisito parcial para aprovação na disciplina de BAC002 – Comunicação e Expressão do curso de graduação em Matemática (Licenciatura) da Universidade Federal de Itajubá.

ITAJUBÁ

2016

Resumo

Palavras Chave: 

Sumário

1.        Introdução        

2.        Objetivos        

2.1        Objetivos Específico        

3.        Justificativa        

4.        Revisão Teórica        

5.        Metodologia        

6.        Cronograma        

7.        Contribuições Esperadas        

8.        Orçamento        

9.        Considerações Finais        

10.        Anexos        

11.        Bibliografia        

  1. Introdução

Atualmente o ensino da disciplina de matématica nas escolas, caracteriza-se como sendo, o de maior dificuldade, pois o mesmo exige dos alunos uma dedicação também fora das salas de aula, porém não há nenhum estímulo para que isso ocorra por livre e espontânea vontade.

Sendo assim, este projeto visa de forma clássica, estimular os estudantes a praticarem mais os estudos de matématica, inserindo o fator competição na rotina dos mesmos, ou seja, propor uma gincana inter-escolar voltada a jogos matemáticos.

        Com isso, pretende-se analisar a eficácia deste projeto no que diz respeito primeiramente, se os alunos absorverão corretamente a ideia do projeto, em uma segunda fase se a aplicação dos jogos estão coerente com o propósito apresentado e por fim se os resultados estão sendo satisfatórios ou não conforme estipulados.

  1. Objetivos

O objetivo deste projeto é buscar novas maneiras de ensinar a matemática a partir de jogos interativos, estimulando nos alunos a vontade de se aprender e compreender os conteúdos de uma maneira mais descontraída.

O estudo está sendo realizado em cima da disciplina de matématica das escolas estaduais, visando conter o baixo índice de aprendizado da mesma e tornar o ensino da matématica uma pratica prazerosa aos alunos e destruir a imagem que hoje está disciplina transmite aos alunos.

  1. Objetivos Específicos

A pesquisa basea-se no caráter exploratório, buscando conhecer e identificar maneiras de realizar competições escolares envolvendo conteúdos matématicos, sendo organizado por um núcleo, capaz de gerir todas as informações cabíveis para o andamento do mesmo.

  1. Justificativa

Com o alto índice de alunos que se formam sem saber matématica, há uma necessidade que essa situação seja invertida.

Com a implantação deste projeto será estimulado o estudo e a prática com intuito de facilitar a aprendizagem, usando a competição como estímulo fundamental.

A competição é utilizada em várias situações como esportes e concursos públicos. Contudo não há pesquisas que comprovam o mesmo na disciplina de matématica, pois acreditamos que pode auxiliar na aprendizagem e no aperfeiçoamento dos alunos.

  1. Revisão Teórica

  1. Metodologia

O presente projeto abordará uma pesquisa voltada ao estudo de campo, procurando aprofundar na realidade do ensino de matemática nas escolas estaduais. Consiste basicamente em aprimorar e testar os conhecimentos matemáticos que os alunos apresentam.

Os instrumentos utilizados para a coleta das informações serão primeiramente a aplicação de uma gincana, sistema de apuração de resultados, entrevista com professores e alunos, verificação dos índices de aprovação escolar, material didático do conteúdo abordado na gincana de acordo com a série

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (101.1 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com