TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao de Pessoas

Por:   •  5/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.642 Palavras (7 Páginas)  •  105 Visualizações

Página 1 de 7

        

Matriz de atividade individual

Disciplina: Gestão de Pessoas

Módulo:

Aluno: Nadia Ribeiro de Souza e Sousa - A57546037

Turma: 0319-98

Introdução

O intuito deste trabaho é mostrar a importância do papel do líder e como identificar diferentes perfis de liderança, afinal são os lideres que conduzem os colaboradores para que trabalhem de acordo com os valores da empresa e entregar os resutados esperados, conseguir diferenciar um perfil é importante pois desta forma é possível montar equipes para que trabalhem com maior sinergia fazendo com que os resultados sejam alcançados de forma mais rápida e satisfatória tanto para os colaboradores como para a empresa.

Como diz o livro O Monge e o Executivo, liderança é “a habilidade de influenciar pessoas para trabalhar entusiasticamente visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum”.

Desenvolvimento – análise de diferentes perfis de liderança

Muito se fala sobre o papel da liderança nas organizações, porém existe diversos estilos de liderança baixo esclareço um pouco sobre 10 tipos de perfis de liderança;

COERCITIVO – segundo o dicionário, significa, coagir, obrigar ou forçar alguém a fazer algo qe não quer. Isso posto podemos dizer este perfil de liderança provoca medo nos colaboradores tendo em vista que caso o colaborador não efetue suas atividades ele é punido psicologicamente, pois são duros em suas criticas.

A vantagen de um líder coercitivo, pode se dizer que em tarefas que precisão ser feitas com certa rapidez e que não a tempo para se discutir estratégias.  Pois este tipo de líder impõe como deve ser feito e pressiona para que seja feito conforme ordenado.

Suas desvantagens é que a maioria dos colaboradores tem dificuldades para trabalhar com este tipo de liderança assim desmotivando e acarretando a perca de ótimos colaboradores ou ate mesmo processos para empresa devido a pressão psicológica.

DEMOCRÁTICO – Este tipo de liderança tem um estilo sempre busca o melhor para todos procura escutar todos e tomar decisões que seja de comum acordo de todos os envolvidos procurando mantere o igualitarismo dentro da sua equipe, algumas das suas características são: bom ouvinte, compassivo, encorajador, diplomático e se preocupa com as pessoas e não apenas com o trabalho.

As vantagens deste perfil é que seus colaboradores se sentem confortáveis para expor idéias e permitindo assim que a equipe esteja sempre evoluindo tendo em vista que as responsabilidades também são dividas desta forma o colarador sempre está motivado e buscando oferecer melhores resultados, fazendo que este tipo de liderança seja inspirador.

Porém nem tudo é perfeito este tipo de liderança também traz suas desvantagens para a empresa, como a demora na entrega de projetos tendo em vista que todos os envolvidos podem estar sugerindo mudanças e consequentemente essa liberdade de sugestões pode trazer ao abuso da liberdade concedida pois nem todo colaborador entende que mesmo podendo expor suas opnioes ao qual podem agregar no resultado final existe um líder que da a palavra final resumindo é necessário colocar limites.

AUTORITÁRIO – Oposto do democrático este tipo de líder não permite que sua equipe esponha suas idéias e deem sugestões contrarias da dele, impõe como deve ser realizada as tarefas e não aceita desculpas por não entregar dentro dos prazos, valoriza a hierarquia.Justamente por este tipo de postura acaba lhe dando a vantagem de ser rápido na tomada de decisões e entrega de resultados dentro dos prazos estabelecidos o fato de ser uma liderança focada em resultados acaba tornando os colaboradores de sua equipe mais qualificada em tarefas especificas. Equipes que possuem este tipo de liderança acabam tendo colaboradores desmotivados pela pressão de atender prazos e não terem suas opiniões valorizadas aumentando a rotatividade de colaboradores.

LIBERAL – Acredito que podemos dizer que este tipo de liderança pode ser visto como um facilitador, pois ele estimula a criatividades da equipe e está sempre a disposição para quando ocorrer duvidas ele orientar e esclarecer ainda assim permitindo que o colaborador ou a equipe tome as decisões que acreditam ser a melhor. Ter um líder com este perfil pode trazer ótimos resultados pois ele demonstra confiança nos seus colaboradores estimulando para que assim possam sempre trazer os melhores resultador e a se colocar no lugar do líder refletindo sobre as consequências das decisões tomadas.

A desvantagem desta liderana é que pode se correr um risco grande se os projetos não tiverem bem estruturados fazendo com que os colaboradores se sintam perdidos além de ocorrer atrasos nas entregas.

INSPIRADOR - Um líder nato este tipo de perfil contagia as pessoas com seu otimismo aumentando a resiliência de seus colaboradores e fazendo com que estejam sempre em busca de melhorias.

A vantagem deste tipo de líder é que mesmo quando está passando por momentos de crises ele consegue mostrar ao colaborador nem tudo esta perdido e que sempre existe uma solução tornando assim o clima organizacional sempre leve, ser um líder inspirador e fazer com que sua equipe queira oferecer o seu melhor sem ter cobranças de resultados. O líder inspirador deve estar sempre atento para que não se torne arrogante por acreditar que as suas decisões são sempre as melhores e acabar deixando de ouvir as opnioes dos seus comandados.

VISIONARIO- Esse tipo de líder se destaca com uma característica muito forte que é sempre apresentar estratégias para superar os obstáculos que pode ocorrer, além disse ele é criativo autoconfiante e organizado.  A melhor vantagem que ter um líder visionário na empresa é que ele sempre vai estar executando suas tarefas pensando no futuro, buscando soluções criativas para oferecer os melhores resultados evitando possíveis prejuizos. Olhando de forma negativa essa liderança pode causar desmotivação na equipe tendo em vista que ele esta sempre em busca de resultados para a empresa e em evitar prejuízos, esquecendo de olhar para o cenário atual e as necessidade do hoje de seus colaboradores.

CENTRALIZADOR - Costuma centralizar trabalhos de maior relavancia, tendo o pensamento que isso ira firmar em sua posição de lider e em outras ocasiões por ter dificuldade de delegar.

A vantagem deste líder é que ele não tem dificuldade de assumir responsabilidades maiores e nos casos de equipes que ainda não estão maduras esse tipo de lider não deixa de entregar o trabalho para a organização 

Por outro lado essa liderança desmotiva a equipe por não fornecer fomentos para crescimento profissional, oque com o passar do tempo perde afinidade com a equipe podendo perder o controle de alguma tarefa por estar ocupado com o trabalho que poderia ser delegado a um de seus funcionários.

TREINADOR - Focado em alavancar seu time e oferecer possibilidade de crescimento profissional. É um lider que se faz entendido pela sua equipe por estabelecer o que se espera para alcançar as metas. Tem facilidade na tomada de decisão, é criativo e não mede esforços para direcionar sua equipe para que se tenha um aumento de performace, ao mesmo tempo que deixa sua equipe livre para conseguir chegar no mesmo caminho da forma que individualmente for melhor. Uma grande vantagem neste tipo de líder é a capacidade de direcionar sua equipe e motiva-los na busca do crescimento profissional.

Algo negativo é se ele não tiver funcionários dispostos a melhorar/ desenvolver terá dificuldades de progresso. Pode comprometer resultados de curto prazo ao pensar em cumprir resultados posteriores.

PATERNAL - O Lider paternalista é aquele que busca ter uma relacionamento muito aberto com seus funcionário, se assimilando ao relacionamento de Pai e Filho. Normalmente é um lider muito querido por sua equipe pois a protege de muitos ataques externos e assume os riscos para sí. Esse tipo de liderança faz com que sua equipe tenha tendência a ter baixa rotatividade. Em contrapartida tem dificuldade em dar feedback de melhoria e de ser neutro na tomada de decisão.

MARCADOR DE RITIMO - Este lider é altamente focado na qualidade e no cumprimento de prazos para entrega dos trabalhos/metas estabelecidas. É um lider com toda a competência técnica e perseverança que a sua equipe precisa, normalmente prédisposto a colocar a mão na massa. Espera que sua equipe sempre tenha o mesmo comprometimento e capacitação técnica que ele.

Se os prazos são curtos certamente este lider conseguira fazer com que sua equipe cumpra com os prazos e entregar um trabalho com qualidade. Se a equipe tiver um alto nivel de motivação e competência técnica esse lider conseguirá ter bons resultados e extrair o maxímo.

Pontos negativos: Normalmente por constantemente não medir esforços para conseguir alcançar suas metas esse lider pode em algum momento não ter paciencia em relação aos colaboradores que demanda maior tempo para digerir informações. Tem perfil de substituir funcionários o que pode não repercurtir muito bem na equipe por causar insegurança.

Tendo em vista os perfis de liderança relacionados acima os tipos de liderança a maneira em que um líder lidera sua equipe, tem um impacto nos resultados da empresa, pois estes líderes representão os interesses da organização eles acabam sendo o recurso mais valioso acima podemos observar que diferentes lideres de diversos estilos todos trazendo resultados para o crescimento da empresa. Os perfis que mais se destacam no ambiente organizacional são VISIONARIO, DEMOCRATICA E LIBERAL.

Considerações finais

Após todo este estudo chego a conclusão que não é possível eleger uma liderança ideal que funcione em qualquer empresa, um bom líder deve execer diversos perfis sendo flexível para se adaptar aos seus colaboradores identificando suas necessidades, saber identificar o perfil necessário de liderança irá facilitar na obtenção de resultados evitando rotatividade de colaborades. Esses diferentes tipos de perfil estarão sempre acompanhados dos prós e contra, mas também poderá observa que todos eles em algum momento se encaixam na organização. Por fim quando estamos lidando com mudanças continuas e pessoas de diversos tipos de personalidades é impossível ter somente resultados bons, vejo que ser líder não é ter um equipe perfeita e sim transformar sua equipe em lideres de suas próprias equipes, pois a consequência de uma boa liderança e tornar seus colaboradores mais capazes e autogerenciaveis a longo prazo, ser líder é construir relacionamentos saudáveis com todos envolvidos na organização.

Referências bibliográficas

https://exame.abril.com.br/negocios/pros-e-contras-dos-6-estilos-de-lideranca/

http://marcusmarques.com.br/pequenas-e-medias-empresas/conheca-impactos-de-uma-lideranca-democratica-empresa/

http://www.ibccoaching.com.br/portal/lideranca-e-motivacao/diferencas-lider-autoritario-lider-exigente/

https://www.jrmcoaching.com.br/blog/os-beneficios-e-maleficios-da-lideranca-liberal-ou-laissez-faire/

http://business.aiesec.org.br/blog/lideranca/6-estilos-de-lideranca-e-as-vantagens-e-desvantagens-de-cada-um-deles/

https://saiadolugar.com.br/perfil-de-lideranca/

https://www.rhportal.com.br/artigos-rh/caracteristicas-do-lder-coach/

https://www.ibccoaching.com.br/portal/lideranca-e-motivacao/conheca-principais-caracteristicas-lideranca-paternalista/

s

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (278 Kb)   docx (968.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com