TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LIDERANÇA - CAP. 11 LIVRO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL CONCEITOS E ESTUDOS DE CASO - RESUMO

Por:   •  26/6/2013  •  1.522 Palavras (7 Páginas)  •  3.713 Visualizações

Página 1 de 7

LIDERANÇA – CAP. 11 LIVRO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL CONCEITOS E ESTUDOS DE CASO

“Lideres eficazes também tem um forte senso de responsabilidade e uma tendência para completar tarefas, energia e persistência para atingir objetivos e ainda uma disposição para tolerar frustrações e atrasos”

O capitulo 11 do livro “Comportamento Organizacional – Conceitos e Estudos de Caso” aborda o tema LIDERANÇA de um ponto de vista geral, considerando todo tipo de liderança exercida, seja empresarial ou não.

O texto relata que geralmente a diferença básica entre um gerente e um líder é que o gerente é aquele que faz com que o trabalho seja realizado de forma adequada, enquanto o líder é aquele que decide como a tarefa deveria ser.

Líderes são pessoas que se destacam no meio de outras por apresentarem características distintas que acabam chamando a atenção, exercem influência natural sobre os outros, que os seguem por acreditar em suas ideias e praticas.

LIDERANÇA COMO INFLUÊNCIA

O tópico aborda algumas dificuldades dos líderes em conseguir ajudar a equipe a alcançar os objetivos da organização, muitas vezes os meios para se alcançar algo não são claros , sujeitos a discussão ou negociação e podem mudar no correr do tempo, todos tem ideias relativas ao que deveria ser feito para facilitar o processo e aumentar os resultados e tentarão fazer com que suas propostas prevaleçam, cabendo a figura do líder conciliar todas ideias colocando todas no mesmo foco e dando rumo a sua equipe, o líder assume a responsabilidade de motivar toda a sua equipe para que essa trabalhe sempre em busca de resultados satisfatórios, fazendo com que a organização obtenha êxito em suas metas e objetivos e nesse ponto se diferenciam todos os líderes, porque cada situação é única e cada empresa ou equipe deve ser tratada individualmente não havendo nenhuma fórmula capaz de ser usada em todas as situações empresariais. Com certeza, isso é mais fácil de dizer do que de fazer, nem sempre os subordinados trabalham bem e nem sempre estão ligados ou interessados no sucesso da organização, o elemento fundamento para fazer isso dar certo é a influência que o líder exerce sobre os outros, esta não ocorre isoladamente, é necessário um para influenciar e outro para ser influenciado, sendo esta uma relação de constante troca já que a pessoa influenciada sempre tentará também influenciar de alguma forma, como o funcionário que reclama quando avisado que a jornada de trabalho será estendida, ou do estudante que argumenta quando o prazo para entrega do trabalho vence logo após um feriado.

“Liderança é a habilidade de fazer outros homens fazerem o que não querem e gostar disso.” (Harry Truman)

A influencia pode ser dividida e FORMAL e INFORMAL, a influencia formal é aquela exercida por quem possui um cargo ou de uma posição em um sistema social, esta totalmente ligada a posição que o sujeito ocupa, como um gerente de uma empresa ou um treinador de alguma equipe.

A influencia informal não se da pela posição que a pessoa ocupa, não esta ligada a cargo, mas ao carisma do individuo e na convicção de suas ideias que levam outros a segui-lo ou pela intimidação que o mesmo possa causar em outros.

No caso da influencia informal, vale ressaltar que nem sempre a mesma é positiva, exemplo disso pode ser um colega de empresa que ameaça bater em outro se o mesmo continuar produzindo tanto ou os colegas de classe rindo de um aluno que fez uma pergunta, mesmo que o professor peça que os alunos exponham suas duvidas.

COMO AS PESSOAS SÃO INFLUENCIADAS

As pessoas podem ser influenciadas a acatar uma liderança de três formas distintas:

Submissão, o sujeito faz alguma coisa em razão do que pode acontecer se não fizer, ele cumpre a ordem não por entender e aceitar a razão dela, mas por pensar no que pode acontecer se a mesma não for cumprida de acordo.

Identificação ocorre quando a pessoa é influenciada pela atração provocada pelo líder, seja pelo carisma dele, ou por ele possuir algo que ela deseja como um cargo ou outra posição importante.

Internalização, essa ocorre quando o líder tem os valores e a experiência necessária para conquistar a confiança de todos, estes passam a acreditar que a sugestão do líder é realmente o melhor caminho a seguir e assumem a opinião e os ideais dele como certo para a solução dos diversos tipos de problemas da organização.

PODER

O capítulo 11 traz o segundo conceito para poder “É a capacidade de exercer influência” (pag. 261) e afirmar que tem poder as pessoas capazes de exercer um ou mais dos quatro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com