TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LITERATURA E LITERATURA ATPS

Projeto de pesquisa: LITERATURA E LITERATURA ATPS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.422 Palavras (10 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 10

ATPS LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO

NAVIRAÍ-MS

2013

ACADÊMICAS

ATPS LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO

ATPS apresentado ao curso de Pedagogia do centro de distância – CEAD DA UNIVESIDADE ANHANGUERA UNIDERP como requisito obrigatório para avaliação da disciplina de LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO.

NAVIRAI–MS

2013

Sumário

Capa 1

Folha de rosto 2

Sumario 3

Introdução 4

O que é estar alfabetizado 5

O que significa estar alfabetizado 6

Propostas que podem auxiliar no processo de alfabetização e letramento 7

Definições dos linguistas 8

Atividade de linguagem oral e na língua escrita 9

Leitura e escrita de textos de memória 10

Parlendas. 11

Os parâmetros curriculares nacionais 12

Conclusão 13

Referências bibliográficas 14

Introdução

Alfabetização vai muito além dos parâmetros que conhecemos, uma boa alfabetização é tornar-se capaz de ler e escrever cotidianamente, produção de textos, ser capaz de ler livros ou até mesmo um jornal.

A língua escrita e língua falada não são a mesma coisa. Existem momentos em que devem ser separadas no ensino.

O trabalho com a oralidade tem como objetivo desenvolver as habilidades linguísticas de falar e de escutar.

O que é estar alfabetizado?

Estar alfabetizado é a melhor coisa que existe pois é através dela que sabemos e fazemos tudo em nossa vida, pois é através dela que aprendemos a escrever, ler e mostramos todo nosso esforço pois quando aprendemos as vogais e a juntar as letras queremos ler tudo que encontramos desde calendários, rótulos de embalagens.(Ediléia)

Estar alfabetizado é ter todo e qualquer conhecimento para toda a vida, pois é através da alfabetização que temos a porta aberta do conhecimento para a vida toda pois aprendemos a ler e escrever o chamado ‘’essencial’’ mais que é tudo na nossa vida pois é através dele que temos o conhecimento, e sabemos os números, ler e escrever.(Jesse)

Estar alfabetizado é ter a capacidade de usar a linguagem escrita de maneira efetiva, significa ler e produzir textos para atender a diferentes propósitos, interpretar tudo o que se ler. (Elisângela)

É de pequena que a criança desenvolve a curiosidade de ler e escrever. Claro que depende de cada individuo o interesse pela alfabetização, mas na infância é mais cativante, o saber é mais cativante, pois é a época de descobrimentos, minha experiência foi ótima, usávamos cartilhas e íamos preenchendo a atividade nela, minha professora, sempre muito dedicada se empenhava em ajudar todos. Usávamos uniforme bem diferente de hoje, as meninas usavam saia de prega e camisetinha do colégio (Estadual), já os meninos camiseta e short. Tenho muitas recordações dessa época onde meus pais também me ajudavam muito em casa, quando adentrei a primeira série, já estava inicialmente alfabetizada. Tenho apenas boas recordações de um tempo muito bom, tempo de ser criança. (Luzia Fernanda)

Quando um indivíduo for capaz de ler e escrever fazendo uso da leitura e da escrita, não se tem idade ou tempo certo, pois passa por um processo de aprendizagem com o tempo vai adquirindo o domínio das habilidades e técnicas entre o sistema fonológico e sistema gráfico, estabelecendo uma relação construtivista com a língua escrita e seus usos em práticas sociais. A aquisição do sistema convencional da escrita, o aprender a ler como decodificação e a escrever como codificação, a alfabetização não precede o letramento, os dois processos são simultâneos. (Bárbara)

O que significa estar alfabetizado?

Estar alfabetizado significa ser capaz de interagir por meio de textos escritos em diferentes situações.

A alfabetização deve ser compreendida como processo que vai muito além da aquisição de um código. Estar alfabetização significa atribuir significado e sentido as funções sociais vinculados à escrita. O indivíduo pode ler e produzir textos para atender a diferentes propósitos. A criança alfabetizada compreende o sistema alfabético de escrita, sendo capaz de ler e escrever, com autonomia, temáticas familiares ao aprendiz.

Estar alfabetizado é ir além do código escrito, apropriar-se da função social constituinte dos atos de ler e escrever. É fazer o uso da leitura e da escrita no cotidiano, ser capaz de ler um livro, uma revista ou um jornal, estar apto a escrever uma carta, é poder, no mundo da cultura, da tela e das imagens e sons com meios eletrônicos, conseguir acessar informações e delas se utilizar com senso crítico e não apenas copiar e colar.

Enfim ser alfabetizado não é ser capaz de juntar letras para formar sílabas, juntar sílabas para formar palavras e palavras para frases.

Portanto, é hora da escola sair desse lugar de mantenedora de seu produto. É preciso dar as crianças em fase de alfabetização formas de alcançar essas possibilidades.

Fornecer esse nível de alfabetização é um processo trabalhoso que depende de profissionais preparados e de investimento.

PROPOSTAS QUE PODEM AUXILIAR NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

ALFABETIZAÇÃO: Capacidade de decodificar, ler e escrever autonomamente. É uma parte pequena, mas, importante de um processo muito maior que é a aprendizagem da língua.

LETRAMENTO:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com