TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leitura E Escrita

Monografias: Leitura E Escrita. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/6/2014  •  613 Palavras (3 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 3

MANTOAN, Maria Tereza Égler .Inclusão Escolar- O que é? Por quê? Como fazer? 2ª edição.São Paulo: Moderna, 2006. [p.39-50]

Dados da autora

Doutora em Psicologia Educacional pela Unicamp, Brasil. Coordenadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diversidade (LEPED) da Faculdade de Educação da Unicamp, Brasil. Com seus alunos, fundou o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diversidade. Para ela, uma sociedade justa e que dê oportunidade para todos, sem qualquer tipo de discriminação, começa na escola.

Síntese

Ressaltar o que é típico de uma escola em que todas as crianças são bem-vindas, indiscriminadamente, é a intenção do capítulo “Inclusão Escolar: Como fazer?” neste capítulo a autora ressalta as condições que contribuem para que as escolas se tornem espaços verdadeiramente inclusivos. Não se trata de o aluno estar matriculado em uma escola, a escola deve, contudo proporcionar aos alunos formas para que ele avance até o nível em que ele for capaz de atingir. É preciso que haja uma revolução no ensino para que a escola possa ser mais humana e mais democrática. A escola precisa inovar no sentido da “concretização do óbvio, do simples, do que é possível fazer, mas que precisa ser desvelado, para que possa ser compreendido por todos e aceito sem muitas resistências, senão aquelas que dão brilho e vigor ao debate das novidades.”

As redes de ensino público e privado devem observar a educação inclusiva sob três ângulos: “o dos desafios provocados por essa inovação; o das ações no sentido de efetivá-la nas turmas escolares. Incluindo o trabalho de formação de professores; e. finalmente, o das perspectivas que se abrem à educação escolar, a partir da implementação de projetos inclusivos.” Assim os educadores poderão observar que muitas das dificuldades dos alunos não são “falhas” deles e sim de um ensino que é ministrado apenas para poucos, não levando em conta que cada aluno aprende a sua maneira, e que as diferenças e dificuldades são existentes em todos os alunos e não somente naqueles que possuem deficiências.

É preciso mudar a escola, e para que isso seja possível é preciso que se enfrente as dificuldades, cujas tarefas fundamentais, segundo Mantoan são: - Recriar o modelo educativo escolar, tendo como eixo o ensino para todos. – Reorganizar pedagogicamente as escolas, abrindo espaços para que a cooperação, o diálogo, a solidariedade, a criatividade e o espírito crítico sejam exercitados nas escolas, por professores, administradores, funcionários e alunos, porque são habilidades mínimas para o exercício da verdadeira cidadania. – Garantir aos alunos tempo e liberdade para aprender; bem como um ensino que não segrega e que reprova a repetência. – Formar, aprimorar continuamente e valorizar o professor; para que tenha condições e estímulo para ensinar a turma toda, sem exclusões e exceções.

Partindo dessas tarefas a escola se reorganizará para receber a todos os alunos igualmente e com competências para universalizar o acesso desses alunos realizando o trabalho de escolarização de forma humana e democrática, respeitando as formas de aprender de cada aluno e valorizando seus conhecimentos pessoais relativos ao cotidiano. Os professores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com