TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Liderança e Processos de Gestão

Por:   •  30/8/2016  •  Artigo  •  855 Palavras (4 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL

Cirque du Soleil

 Aluno:

Disciplina: Liderança e Processos de Gestão

                                                 Tutor: Prof. 

REFERÊNCIA: Delong,Thomas J. & Vijayaragavhan, Vinneta. Cirque du Soleil – Harvard Business School – 6 de Abril de 2006

O texto narra a história do Cirque du Soleil deste o seu surgimento  em Quebec no ano de 1984, fruto da união de 73 artistas de rua que já atuavam em um grupo chamado “Le Club des Talons Hauts” . A partir daí, sobre a gestão de Guy Laliberté, responsável pela produção criativa e Daniel Gautier, responsável pela parte administrativa, até que em 1998, Laliberté comprou a parte de Gautier e passou a ser o Presidente e o CEO da companhia.

O crescimento da empresa foi rápido e sua evolução também, porém trabalhar com um quadro de funcionários tão criativos trazia grande desafio ao processo de gestão de pessoas. Muitas destas situações foram administradas devido a grande competência técnica e comportamental de Laliberté, que adotava o modelo de gestão que se aplica o desenvolvimento emocional e o empowerment dos artistas membros do Cirque fazendo com que toda a equipe mantivesse motivada. O  texto nos apresenta a satisfação da equipe com o clima da companhia através de relatos dos próprios funcionários, que mesmo constatando que o salário inicial não era tão atrativo, todos estavam empenhados em fazer o negócio acontecer.

Mesmo através de um processo de gestão de pessoas experiente e eficiente, devido ao acelerado crescimento da empresa, achar novos membros para compor a demanda de novas equipes para novas produções não era uma tarefa fácil. Cantin, a Diretora de Elenco do Cirque necessitava de  grande senso crítico para identificar novos potenciais membros para compor estas equipes, mantendo a interação e a alta performance da companhia. Para isso,  ela não se atentava somente para o talento profissional, mais também para o comportamento dialético de cada um e quais as necessidades que eles possuíam para integrar ao Cirque, pois a grande maioria  eram atletas e doutrinados a ações continuas e pré-determinadas por seus superiores.

Uma vez integrado a equipe, o texto relata também a grande atenção que o Cirque presta aos funcionários sempre incentivando o trabalho em equipe através de seus pilares que são o compromisso, a confiança, comunicação e envolvimento dentre outros. A capacidade de lidar com variáveis não controladas como contusões por exemplo, é também muito bem gerida.

Com o crescimento da organização, também foi construído um centro de administração e treinamento com grande infra estrutura para o desenvolvimento de todos. Esta estrutura foi instalada em Montreal, Canadá e consiste em um escritório central, duas grandes salas de treinamento, um refeitório, um estúdio de dança, um terraço com área recreativa para o público, uma horta que produzia alimentos para o refeitório e um espaço ao ar livre com condições de instalação de lona para apresentação do Cirque. Tudo isso construído ao lado do maior lixão da América do Norte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (113.6 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com