TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

METODOLOGIA DO ENSINO DOS FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Por:   •  15/10/2015  •  Projeto de pesquisa  •  572 Palavras (3 Páginas)  •  401 Visualizações

Página 1 de 3

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO

Programa Especial de Formação Pedagógica – R2 em Matemática

METODOLOGIA DO ENSINO DOS FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Marcos Antonio da Silva – 1180407

EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Atividade 4ª Semana

São Paulo

2015

As leis são suficientes para obter uma educação inclusiva eficaz e de boa qualidade

Estamos diante de uma situação que aos olhos de muitas pessoas torna – se complicada, mas que na realidade com a evolução da sociedade foi ganhando o seu espaço com o passar do tempo. Mas hoje a criação de leis por si só não é suficiente para uma educação inclusiva eficaz e de qualidade tem que ser fazer muito mais para um resultado eficaz, deve ter a participação consciente de todos em busca de um resultado.

Quando falamos em aprender e desenvolver o estudo para o educando com necessidades especiais, não é uma questão muito simples, envolve uma série de questões para sua compreensão e aprendizado.

Não basta apenas ensinar tem que fazer com que o aluno consiga absorver dentro das suas limitações, eis ai o ponto chave tanto para o professor que vai lecionar quanto para o aluno que vai aprender.

Os ensinamentos a serem ministrados aos alunos estão relacionados a tudo o que fazemos, desde simples brincadeiras, tarefas de casa, ou seja, coisas do dia a dia, o professor tem que fazer com que o aluno se sinta bem para que ele possa perceber que as suas limitações não o torna diferente dos outros alunos.

Mas o principal fator que muitas vezes torna difícil o aprendizado do aluno especial e a falta de professores qualificados, as condições de estrutura escolar, as metodologias a serem seguidas pelo profissional de educação para conseguir a atenção desses alunos, sua concentração e fazer com eles tenha interesse em aprender.

O professor deve usar técnicas e metodologias de ensino para alcançar tais objetivos e assim demostrar aos alunos a real importância deles para sociedade e o valor de suas vidas e de que eles são pessoas normais.

As conquistas da educação inclusiva ocorreram com o passar do tempo,  depois de muito preconceito e discriminação passou a ser garantida por meio de leis especificas, uma delas e a lei 9.394/96 a chamada Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), que traz em seus artigos que é dever do Estado garantir aos estudantes com necessidades especiais o atendimento gratuito e especializado nas instituições de ensino regular.

Ressaltando que a LDB destaca o atendimento com serviços especializados e professores qualificados para atender às necessidades peculiares de cada aluno portador de necessidades especiais apresentarem.

Sendo fundamentada em outras leis que criam deveres e imposições para o governo e garante a aplicação dos benefícios da lei a todo o cidadão portador de necessidades especiais. Contudo, o parecer nº 09/2001 traz um papel fundamental na vida do profissional de educação, tem por finalidade traçar as metodologias de ensino e as diretrizes para qualificação do profissional de educação, melhores condições de trabalho e de salários, tudo em busca da valorização e motivação deste profissional.

Hoje temos a real dimensão da problematização da educação inclusiva em nosso país, por um lado à sociedade que por muitos anos isolou a pessoa com necessidades especiais e por outro o governo que fechou os olhos, entretanto, esse cenário vem se modificando, e passou a ter importância de uma forma geral, tanto no aspecto político como no meio social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (71.2 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com