TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO MEDIADOR DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DA CRIANÇA

Por:   •  17/8/2017  •  Monografia  •  6.336 Palavras (26 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 26

[pic 1]

FACULDADE KURIOS – FAK

DEPARTAMENTO DE GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR E COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA

ELENIR LIMA EVANGELISTA FALCÃO

O COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO MEDIADOR DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DA CRIANÇA

MARANGUAPE – CEARÁ

2017


ELENIR LIMA EVANGELISTA FALCÃO

O COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO MEDIADOR DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DA CRIANÇA

Artigo apresentado ao Curso de Habilitação em Pedagogia, da Faculdade Kurios - FAK, como requisito para obtenção do título de Pós-graduada Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica.

Orientadora: Profa. Ms. Stania Nagila Vasconcelos Carneiro.

MARANGUAPE – CEARÁ

2017

TERMO DE APROVAÇÃO

ELENIR LIMA EVANGELISTA FALCÃO

O COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO MEDIADOR DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DA CRIANÇA

Artigo apresentado a banca examinadora do curso de Habilitação em Pedagogia, da Faculdade Kurios - FAK, como parte do requisito necessário para obtenção do título de Pós Graduada em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica sob orientação da Profa. Ms. Stania Nágila Vasconcelos Carneiro.

__________________________________________

ELENIR LIMA EVANGELISTA FALCÃO

 (ACADEMICO)

Data de Aprovação: ____/____/____                                Nota: ________

__________________________________________

Ms. Stania Nágila Vasconcelos Carneiro

(Profa. Orientadora)

__________________________________________

Coordenação de Graduação e Pós-graduação

(Faculdade Kurios – FAK)

MARANGUAPE – CEARÁ

2017

O COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO MEDIADOR DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DA CRIANÇA

Elenir Lima Evangelista Falcão[1]

Profa. Ms Stania Nagila Vasconcelos Carneiro[2]

RESUMO

A participação do Coordenador Pedagógico, cada vez mais tem se tornado importante no ambiente escolar. Muitas são as atribuições desse profissional nas instituições de ensino, porém a principal delas é ser mediador entre o que ensina e aquele que aprende. Vemos o coordenador no espaço infantil, atuando diretamente com a criança de forma a criar estratégias para o desenvolvimento da aprendizagem dos pequenos. Alfabetizar na educação infantil é possível sim, quando acontece um envolvimento de todos que compõe aquele espaço. O processo de alfabetização dos pequenos começa no lar, quando participam de um ambiente letrado. Ao ingressarem na escola, as crianças ampliam seu vocabulário e começam a desenvolver suas capacidades leitoras. Mesmo ainda não sendo capaz de ler fluentemente, a criança já é capaz de apresentar uma leitura com significado. A relevância desse estudo é levar a reflexão todos os envolvidos no processo educacional, sobre a importância de se alfabetizar na educação infantil e ainda da valorização do coordenador pedagógico como mediador desse processo.

PALAVRA CHAVE: Coordenador Pedagógico, Alfabetização, Criança pequena.  

ABSTRACT

The participation of the Pedagogical Coordinator has increasingly become important in the school environment. Many are the attributions of this professional in educational institutions, but the main one is to be a mediator between what teaches and who learns. We see the coordinator in the children's space, acting directly with the child in order to create strategies for the development of the learning of the little ones. Literacy in children's education is possible, yes, when there is an involvement of all that composes that space. The literacy process of the children begins in the home when they participate in a literate environment. Upon entering school, children expand their vocabulary and begin to develop their reading skills. Even though he is not yet able to read fluently, the child is already able to present a reading with meaning. The relevance of this study is to bring to reflection all those involved in the educational process, on the importance of becoming literate in children's education and also on the value of the pedagogical coordinator as mediator of this process.

KEY WORD: Pedagogical Coordinator, Literacy, Toddler.

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como finalidade realizar uma pesquisa teórica sobre O Coordenador Pedagógico Como Mediador do Processo de Alfabetização da Criança. Para isso, foram apresentadas algumas concepções referentes ao assunto, no sentido de levar o leitor a reflexão sobre como a criança começa a desenvolver seu potencial de leitura e escrita ainda na educação infantil, e como o coordenador pedagógico poderá ajuda-lo nesse processo.

A justificativa desse trabalho consiste na introdução da criança ainda na educação infantil no mundo da leitura e da escrita, mediante a participação do adulto, tendo no coordenador pedagógico um mediador dessa aprendizagem. Nosso desafio será fazer uma coleta de informações que venham favorecer o entendimento do leitor sobre como se dar à alfabetização inicial, ainda na educação infantil. A criança inicia sua aprendizagem da leitura, ainda bem pequena, até antes de ingressar na escola, basta que conviva em um ambiente letrado.

O objetivo geral desse estudo é analisar como se dar a alfabetização das crianças pequenas na pré-escola e a mediação do adulto nesse processo. E refletir sobre a luz das três pedagogias: Freinet, Waldorf, Montessori, a fim de ampliar os conhecimentos, de forma a contribuir para os momentos de estudos dos professores.

A metodologia aplicada para o desenvolvimento do mesmo foi à descritiva bibliográfica, fundamentada na teoria de variados autores, estudiosos do processo de alfabetização, como podemos citar: Geglio (2012), Soares (2016), Ferreira (2011), Campos e Alonso (2015). Na busca de compreender como a alfabetização inicial acontece, e como será possível a atuação do Coordenador Pedagógico como mediador dessa aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42 Kb)   pdf (223.6 Kb)   docx (40.9 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com