TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estudo de Caso

Por:   •  19/9/2021  •  Dissertação  •  1.342 Palavras (6 Páginas)  •  80 Visualizações

Página 1 de 6

A contemporaneidade está se caracterizando pelo acesso à informação e disseminação de ideias e ideologia. Em um mundo com tantas “interpretações”, como a Teologia pode contribuir para que a cosmovisão cristã possa apresentar-se como relevante para a consolidação de valores na sociedade?

A teologia como ciência contribui mostrando a visão de Deus que dada a contemporaneidade do acesso à informação de ideias e ideologia vem gerando muitas interpretações e muitas delas totalmente contrarias a cosmovisão cristã. Para consolidar os valores de uma sociedade devemos manter como por exemplo nas escolas a disciplina de religião como matéria obrigatória e não opcional, pois dentro desta matéria podemos ensinar as crianças, adolescentes e jovens valores éticos e morais para uma boa sociedade e diminuindo essas IDEIAS DISSIMULADAS que vem afetando negativamente a sociedade. Com educação pode-se mudar uma sociedade mostrando que a teologia é relevante em nosso tempo ao passo que a teologia tem bons valores e se rejeitados teremos muito mais problemas.

Ana está no terceiro ano do curso de medicina e a universidade onde ela estuda está programando a semana acadêmica e o centro acadêmico ficou encarregado de indicar alguns alunos para falarem de temas importantes e polêmicos. Convidaram Ana para falar sobre a questão do aborto e o direito da mulher. Ana ficou feliz por ser convidada para palestra para os alunos da universidade onde ela estuda, porém, ao começar a estudar o tema ficou incomodada: por ser cristã, algumas questões sobre o assunto a deixaram com dúvidas, ela queria passar uma visão clara sobre o assunto, mas também fazer os ouvintes levarem em conta na reflexão o pensamento cristão sobre o assunto. Domingo após o culto, Ana foi conversar com o seu pastor, queria saber se a teologia poderia ajudá-la nesta questão, ela até então achava que a teologia era algo que servia para dentro da igreja e não tinha nada a ver com os problemas do mundo em geral.

Como o estudo da teologia pode contribuir para a consolidação dos valores cristãos na sociedade?

O estudo da teologia colabora de maneira que toda a sociedade seja beneficiada nas várias questões da sociedade como educação, esporte, lazer, política redução da violência, corrupção, criminalidade. A teologia pode auxiliar na criação e na formação ou reformação de valores morais e éticos do ponto de vista teológico, visto que a teologia venha a ser trabalhada junto com as outras ciências interagindo para que não se perca a essência e a autoridade da teologia.

Como a teologia pode contribuir com a reflexão sobre os problemas da sociedade?

Os valores cristãos podem mudar as áreas da sociedade (educação, esporte, saúde, lazer, desamparo, violência, corrupção, criminalidade, política) se esses valores puderem ter mais cooperação de nossos governantes, pois vale lembrar que o Estado é laico dando as pessoas a discricionariedade de sua formação cultural e religiosa. Porém com o estudo da teologia como ciência poderemos melhorar estas questões da sociedade. Porquanto ao fazer a análise pelo olhar teológico podemos compreender as desigualdades, injustiças sociais, discriminação em todos os níveis, podendo analisar, argumentar e sugerir soluções a partir dos valores cristãos.

No caso exposto, como a teologia pode auxiliar com o problema de Ana?

No sentido da Teologia a vida é dada por Deus diz a Escrituras O Senhor é o que tira a vida e a dá; faz descer à sepultura e faz tornar a subir dela.1 Sm 2:6”, e a Constituição Federal diz “Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:” Deus não autoriza o aborto porque está escrito “Não matarás. Êx 20:13” e também no Código Penal Art. 121. Matar alguém: é homicídio. No Brasil existe a previsão legal de aborto nas modalidades aborto sentimental que é em caso de estupro e o aborto necessário que é para salvar a vida da gestante. Em caso de estupro a vida que foi gerada não tem culpa e nem a vitima do estupro, porém segundo as escrituras ela não tem direito de tirar uma vida, pois as Escrituras diz “ama o teu próximo com a ti mesmo. Mc 12.31”.

Se alguns homens pelejarem, e um ferir uma mulher grávida, e for causa de que aborte, porém não havendo outro dano, certamente será multado, conforme o que lhe impuser o marido da mulher, e julgarem os juízes. Êxodo 21:22 

A teologia como ciência contribui mostrando a visão de Deus que dada a contemporaneidade do acesso à informação de ideias e ideologia vem gerando muitas interpretações e muitas delas totalmente contrarias a cosmovisão cristã. Para consolidar os valores de uma sociedade devemos manter como por exemplo nas escolas a disciplina de religião como matéria obrigatória e não opcional, pois dentro desta matéria podemos ensinar as crianças, adolescentes e jovens valores éticos e morais para uma boa sociedade e diminuindo essas IDEIAS DISSIMULADAS que vem afetando negativamente a sociedade. Com educação pode-se mudar uma sociedade mostrando que a teologia é relevante em nosso tempo ao passo que a teologia tem bons valores e se rejeitados teremos muito mais problemas. O estudo da teologia colabora de maneira que toda a sociedade seja beneficiada nas várias questões da sociedade como educação, esporte, lazer, política redução da violência, corrupção, criminalidade. A teologia pode auxiliar na criação e na formação ou reformação de valores morais e éticos do ponto de vista teológico, visto que a teologia venha a ser trabalhada junto com as outras ciências interagindo para que não se perca a essência e a autoridade da teologia. Os valores cristãos podem mudar as áreas da sociedade (educação, esporte, saúde, lazer, desamparo, violência, corrupção, criminalidade, política) se esses valores puderem ter mais cooperação de nossos governantes, pois vale lembrar que o Estado é laico dando as pessoas a discricionariedade de sua formação cultural e religiosa. Porém com o estudo da teologia como ciência poderemos melhorar estas questões da sociedade. Porquanto ao fazer a análise pelo olhar teológico podemos compreender as desigualdades, injustiças sociais, discriminação em todos os níveis, podendo analisar, argumentar e sugerir soluções a partir dos valores cristãos. No sentido da Teologia a vida é dada por Deus diz a Escrituras “O Senhor é o que tira a vida e a dá; faz descer à sepultura e faz tornar a subir dela.1 Sm 2:6”, e a Constituição Federal diz “Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:” Deus não autoriza o aborto porque está escrito “Não matarás. Êx 20:13” e também no Código Penal Art. 121. Matar alguém: é homicídio. No Brasil existe a previsão legal de aborto nas modalidades aborto sentimental que é em caso de estupro e o aborto necessário que é para salvar a vida da gestante. Em caso de estupro a vida que foi gerada não tem culpa e nem a vitima do estupro, porém segundo as escrituras ela não tem direito de tirar uma vida, pois as Escrituras diz “ama o teu próximo com a ti mesmo. Mc 12.31”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (45 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com