TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Gerenciamento da Comunicação e Stakeholders em Projetos FGV

Por:   •  5/7/2021  •  Trabalho acadêmico  •  901 Palavras (4 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2]

Atividade individual        

Matriz de análise e estratégia de comunicação e engajamento dos stakeholders

Disciplina: Gerenciamento da Comunicação e Stakeholders em Projetos

Módulo:

Aluno: Bruno Costa e Castro

Turma: ONL020N4-POPRJBH01T

Tarefa:

Introdução sobre o tema “gerenciamento da comunicação e stakeholders em projetos”

Apresente argumentos que definam o grau de importância dessas áreas de conhecimento e o diferencial a ser alcançado. Apresente também pontos práticos sempre que possível.

   Nos dias atuais, a competitividade entre as organizações está cada vez mais acirrada devido aos efeitos da acelerada globalização, por captação de novos clientes e da própria sobrevivência dessas em seus segmentos de atuação. Logo, saber gerenciar o processo de comunicação entre as partes interessadas em um determinado projeto é um fator decisivo de alta relevância que poderá impactar positivamente ou negativamente nos resultados esperados a serem alcançados.

   Segundo o PMI, stakeholder é um ser humano, grupo de pessoas ou uma organização que pode afetar ser afetada ou sentir-se afetada por uma decisão, atividade ou resultado oriundo de um projeto. Esses stakeholders podem ser internos ou externos ao projeto, e podem estar envolvidos ativamente ou passivamente, ou ainda não estar ciente do projeto (PMI, 2018). [1]

  Em projetos, saber analisar o ambiente e conseguir identificar em quais meios os Stakeholders estão inseridos, criando condições e meios de comunicações consistentes para o envolvimento desses, são ações essenciais para que se consiga obter o sucesso, uma vez que é fato que a maior parte do tempo gasto por um gerente de projetos é relacionado com a comunicação e com os mais variados tipos de stakeholders (Neto, 2013). [2] 

   Nota-se que é através de uma comunicação assertiva que se constrói relações harmoniosas, de interesses comuns ou não às organizações. É muito importante criar boas estratégias para a identificação dessas partes interessadas. Um bom exemplo seria fazer essa diferenciação através de uma previsão de análise de perfil comportamental dos indivíduos que estão inseridos no projeto. O que ele busca, qual o seu tipo de envolvimento e interesses? Ele é um stakeholder desinformado, resistente, neutro, apoiador, líder ou formador de opinião?

  Essas são algumas das perguntas que devemos sempre ter em mente quando estamos elaborando um método de identificação dessas partes interessadas.

   Nota-se que além de identificarmos esses diferentes potenciais de perfis envolvidos em um determinado projeto, é de suma importância planejar um engajamento desses envolvidos com o foco nos objetivos a serem alcançados. Assim, gerenciar, planejar o envolvimento, controlar e monitora os envolvidos, são fatores e etapas decisivas para o sucesso de seu negócio, projeto ou empreendimento.

   Tenha sempre em mente que ampliar os meios de comunicações, significa reduzir as chances de se aumentarem os “ruídos de comunicação”, durante uma negociação ou execução de projetos.

Classificação de stakeholders e estratégia de engajamento

Apresente a análise relativa a essa etapa da atividade. 

   O conjunto dos interessados (Stakeholders) de um projeto engloba todas as pessoas que de alguma forma possam influir no sucesso de um projeto. São considerados os envolvidos, por exemplo, o sponsor do projeto, fornecedores, membros da equipe de projeto, mebros da diretoria da organização, público externo (moradores, vizinhos), que de alguma forma possam ser afetados pela implantação de um determinado serviço, empreendimento ou projeto. Exemplificando melhor esse entendimento, fez-se necessário à implantação de um corredor ferroviário em uma determinada região, com o intuito de elaborar a melhor frota logística ou frota da produção de soja da empresa Best, por exemplo. Essas ações que são consequência do projeto Integra, poderão impactar diretamente na vida dos moradores que ali habitam adjacentes à construção da via férrea. Essas pessoas poderão ser indenizadas pelos órgãos públicos responsáveis, sendo obrigadas a desapropriarem de suas moradias locais.

   É previsível que todos os projetos possuem stakeholders interessados e engajados com o planejamento e a execução do mesmo, porém, sabemos que existem as partes interessadas que são contrárias a essas decisões por inúmeros motivos destacados. Os acionistas e investidores que estão envolvidos em um determinado projeto, que se preocupam com um retorno de investimentos à curto prazo por exemplo, podem ser considerados (bloqueadores), não estando alinhados aos interesses da organização. Logo, é de suma importância que se faça um mapeamento desses stakeholders com base no grau de (poder/influência) x (interesses/posicionamento), definindo as melhores estratégias de comunicação à cada um desses envolvidos. [3]

   Com isso, foi feita uma análise quantitativa e qualitativa desses stakeholders, dimensionando o grau de poder (influência) x o interesse (posicionamento), numa escala com avaliação em notas que vão de 0 a 10.

Tabela 1 – Análise dos Stakeholders envolvidos no Projeto Integra:

[pic 3]

Tabela 2 – Grau de Influência x Grau de Interesse dos Stakeholders do Projeto Integra:

[pic 4]

Tabela 3 – Matriz de Influência versus Interesses dos Stakeholders do Projeto Integra:

[pic 5]

Estratégia de comunicação e distribuição de informações

Apresente a análise relativa a essa etapa da atividade.

Tabela 4 – Estratégia de comunicação e distribuições das informações:

[pic 6]

Referências bibliográficas

[1] FABRA, MarcAntônio. “Gerenciamento da Comunicação e Stakeholders em Projetos.”. Apostila de sala de aula.p.7,(Professora Nubia Rego.) Fundação Getúlio Vargas. Dez. de 2020. Impresso.

[2] FABRA, MarcAntônio. “Gerenciamento da Comunicação e Stakeholders em Projetos.”. Apostila de sala de aula.p.3,(Professora Nubia Rego.) Fundação Getúlio Vargas. Dez. de 2020. Impresso.

[3] C.BARBI, Fernando.Análise dos Stakeholders.GESTÃODEPROJETOS.INFO.2009-2010. Disponível em: https://gestaodeprojeto.info/analise-dos-stakeholders/. Acesso em: 04 de dez.2020.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (281.6 Kb)   docx (866.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com