TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Gerenciamento de Projetos - FGV

Por:   •  27/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  896 Palavras (4 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 4

Atividade individual

        

Matriz de análise

Disciplina: Gestão de Projetos

Módulo: IV

Aluno: Hannah Gabler Fabricio

Turma: 5

Tarefa: Análise de evento promovido pela CCC

Características do projeto 

Baseando-se no conceito básico de um projeto como sendo um empreendimento temporário - com data alvo de inicio e término - realizado através de intenso relacionamento interpessoal, criando de forma progressiva um resultado único e específico, podemos sim caracterizar o evento musical da CCC e DT Produções como sendo um projeto. Ou seja, o evento musical com bandas de rock da década de 80 é um projeto único, com duração de aproximadamente 2 ou 3 dias e com intensa relação interpessoal para seu completo desenvolvimento.

Fases do projeto e possíveis processos de gerenciamento a serem utilizados em cada fase

Podemos dividir o evento nas seguintes fases: planejamento, pré-evento, evento e encerramento. Sendo que englobam nessas fazes os seguintes processos:

  • Planejamento: Nesta etapa se realiza o briefing com o cliente de forma a captar todas as expectativas do evento em questão. O Termo de Abertura do Projeto (TAP) é estabelecido entre as partes interessadas e o levantamento dos fornecedores e possíveis locais para realização é iniciado. Também é o momento de fazer um forecast dos custos necessários para realização do evento, bem como organizar os prazos para cada etapa e mapear as necessidades de contato com os serviços públicos para as devidas permissões e suporte.

Em uma segunda momento é possível iniciar a escolha dos artistas (planos A e B) de acordo com o perfil escolhido para o evento (Rock da década de 80), vale analisar se o cachê cobrado está dentro dos orçamentos, se impulsionará as vendas de ingressos, se o calendário é compatível e planejar toda a logística necessária para os artistas (traslado, hotel, passagens aéreas, receptivo...).

O local também deve ser avaliado com muito critério, atentando-se para a oferta de estrutura: banheiros, iluminação, capacidade para comportar o público esperado, se o acesso é seguro e outros detalhes não menos importantes.

Como lista de fornecedores críticos podemos citar: serviço de alimentação (que será atendido pelas redes de fast food) e bebidas, seguranças, equipe de apoio, equipe de limpeza, plataforma para venda de ingressos e todo o staff de montagem dos palcos (estrutura, iluminação, cenografia, audiovisual e outros)

A escolha da data é outro ponto relevante, para esse projeto foi escolhido o final do ano, período em que muitas pessoas estão de férias e possivelmente irão alavancar o número de ingressos vendidos.

  • PRÉ-EVENTO: Com todos os fornecedores estabelecidos, local e data definidos, line-up estruturado, é o momento de partir para o marketing do evento, quanto mais abrangente os meios (internet, rádio, tv, banners...) melhor. É o momento de orientar e gerenciar a equipe para o desenvolvimento do projeto como planejado.

Inicia-se as montagens do palco, estruturas específicas para a praça de alimentação, testa-se som e iluminação, a logística dos artistas já está devidamente estruturada e toda atividade deve ser monitorada caso haja algum contratempo; quanto antes identificado maiores as chances de reversão dos problemas.

  • EVENTO: Com dia e hora marcada os portões são abertos para entrada do público. Todos os fornecedores estarão à postos e bem orientados quanto suas atividades e contingências. Os shows devem seguir a programação estipulada e toda a staff alinhada.

  • ENCERRAMENTO: O encerramento do evento não se inicia após o termino dos show, há todo um período de desmobilização de estruturas, de forma a entregar o local do evento da mesma forma como iniciou.

Por fim, são finalizados os contratos com os fornecedores, feita a avaliação de desempenho individual e equipes e gerado uma base de dados para projetos futuros com as lições aprendidas do projeto em questão.

Estrutura das empresas CCC e DT Produções

A estrutura organizacional escolhida por cada empresa podem impactar diretamente na formação e manutenção do planejamento estratégico e cultura organizacional. Não há uma estrutura certa ou errada, mas há melhores indicações a depender do escopo e do grau de complexidade das atividades realizadas.

Tratando-se da DT Produções, penso que como o cerne do negocio está voltado a criatividade das produções, deva-se então optar por uma hierarquia mais horizontalizada. Ou seja, seguir uma estrutura projetizada, onde haja funcionários especializados e prontos para compor as distintas necessidades de cada equipe, em cada projeto vijente.

Tratando-se da CCC, por se tratar de uma empresa familiar, ainda que  grande e já consolidada no ramo brasileiro de atacado de roupas, penso que deva seguir a estrutura funcional onde há a atuação de gestores em cada módulo (Produção, Marketing, Vendas, Logística, RH...) e onde as decisões são tomadas com base nas especialidades, não na hierarquia. Um dos grandes obstáculos dessa estrutura é que os departamentos tendem a voltar suas preocupações para suas próprias prioridades e objetivos, e não necessariamente no planejamento estratégico da companhia.

Referências bibliográficas

DUARTE, Jefferson. Encerramento do Projeto – Tudo o que você precisa saber para encerrar seu projeto. 2018. Disponível em: . Acesso em: 20 jan. 2020.

MATIAS , Alberto Borges. Tipos de estrutura organizacional: tire suas principais dúvidas. InINEPAD Consulting. [S. l.], 12 dez. 2018. Disponível em: https://blog.inepadconsulting.com.br/tipos-de-estrutura-organizacional/. Acesso em: 11 jan. 2020.

MIZZIN, Fernanda. Tudo que você precisa saber para planejar shows e festas. 2019. Disponível em: . Acesso em: 10 jan. 2020.

VALLE, André Bittencourt do et alFundamentos do gerenciamento de projetos. 3ª. ed. Rio de Janeiro: EDITORA FGV, 2014. 91 p. ISBN 978-85-225-1507-3. E-book.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (371.3 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com