TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Gerenciamento do Escopo em Projetos FGV

Por:   •  4/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  562 Palavras (3 Páginas)  •  558 Visualizações

Página 1 de 3

                [pic 1][pic 2]

Trabalho de Participação Individual

Trabalho de Participação Individual

Disciplina: Gerenciamento do Escopo em projetos – 0620-0_4

Semana de participação: semana 1

Aluno: Gustavo Henrique Leão Rolim

Turma: 4

Atividade

O aluno deve entregar a dinâmica em equipe realizada durante a ROL. Caso não tenha comparecido deverá assisitir a gravação e realizar a dinâmica de forma individual, acompanhado de uma resenha crítica sobre os seguintes temas: escopo do produto e escopo do projeto e Abordagens Preditivas e Adaptativas

A definição de escopo além de não ser algo tão simples de ser feito é de extrema importância para o desenvolvimento e andamento de um projeto. Muito cuidado deve-se ter na identificação e diferenciação entre o Escopo do Produto e o Escopo do Projeto.

O escopo do produto pode ser definido como as características e/ou funções que caracterizam um produto, serviço ou resultado desejado de um projeto, por exemplo, sua aparência, como esse produto irá funcionar. Um escopo de produto mal definido poderá levar a equipe do projeto a entregar um produto aquém do esperado pelo cliente. Para um melhor entendimento, consideremos uma "festa infantil" como projeto, logo, as principais características para atender as necessidades do cliente poderiam ser, por exemplo: salão de festas para 200 pessoas, 3 animadores de festas e serviço de alimentação com comidas infantis (bolo, pipoca, doces, etc) e decoração do salão com tema Vingadores.

Quando falamos de escopo do projeto estaremos tratando do trabalho necessário realizado para a entrega desse produto, serviço ou resultado desejado do projeto. Assim, quando se fala de "características e funções" estamos tratando de escopo de produto, e quando se fala de "trabalho" estamos tratando de escopo do projeto, do esforço necessário para entregar o produto definido. Usando o mesmo exemplo acima da festa infantil, no escopo de projeto poderíamos ter como ações: identificar pelo menos 3 salões na cidade com capacidade mínima de 200 pessoas, visitar os salões de festas selecionados, solicitar orçamento para os salões escolhidos e assim por diante.

O ciclo de vida de um projeto nada mais é do que a série de fases pelo qual um projeto passa desde o seu início até o seu final com a entrega do seu produto, serviço ou resultado desejado. De uma forma geral o ciclo de vida de um projeto é composto pelas fases de Iniciação, Planejamento, Execução e Encerramento, podendo haver variações de acordo com as características de cada projeto.

Dois são os principais tipos de ciclos de vida de um projeto, os ciclos com abordagem preditiva e os ciclos com abordagem adaptativa. Os ciclos de vida preditivos são aqueles onde conseguimos "fechar" o escopo de uma só vez pois trazem, desde o início do plano uma visão geral do projeto de maneira mais completa e detalhada, de maneira a "predizer" toda a execução. Já os ciclos de vida adaptativos são aqueles focados em ciclos curtos e mudanças, tem-se uma visão geral do projeto, porém de acordo com o que o projeto vai sendo executado, o trabalho vai sendo detalhado de acordo com as necessidades.

Para ambientes mais estáveis e que não estão vinculados a muitas mudanças o ciclo de vida preditivo é o mais indicado enquanto a abordagem adaptativa é mais indicada para ambientes/empresas que vivenciam realidades mais instáveis, necessitando assim que seus riscos, características, etc. sejam revistas com maior frequência, garantindo assim a entrega do produto correto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (244.9 Kb)   docx (988.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com