TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROJETO INTEGRADO MULTIDICIPLINAR

Por:   •  15/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.944 Palavras (12 Páginas)  •  80 Visualizações

Página 1 de 12

UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA

JORGE AUGUSTO COUTINHO DA SILVA – RA 1991846

PROJETO INTEGRADO MULTIDICIPLINAR PIM VI

GESTÃO AMBIENTAL

SABESP

LONDRINA – PR

2021

JORGE AUGUSTO COUTINHO DA SILVA – RA 1991846

PROJETO INTEGRADO MULTIDICIPLINAR PIM VI

GESTÃO AMBIENTAL

SABESP

Trabalho de desenvolvimento e aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos nas disciplinas de Gestão de Recursos Naturais, Ética e Legislação: Trabalhista e Empresarial, Auditoria e Certificação Ambiental, realizado por pesquisa referente a empresa SABESP. Apresento a Universidade Paulista (UNIP) na realização do projeto integrado multidisciplinar (PIM VI).

LONDRINA – PR

2021

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO ................................................................................................5 2. DESENVOLVIMENTO.....................................................................................6 2.1. GESTÃO DE RECURSOS NATURAIS ........................................................7 2.2. ÉTICA E LEGISLAÇÃO TRABALHISTA ...................................................8 2.3. AUDITORIA E CERTIFICAÇÃO AMBIENTAL...........................................11 3. CONCLUSÃO................................................................................................13 4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS .............................................................14

RESUMO

A base deste PIM é a disciplina de Gestão de Resíduos Naturais, Ética e Legislação: Trabalhista e Empresarial e Auditoria e Certificação Ambiental ao qual foi feito a analise de uma empresa de tratamento de água ou esgoto, utilizando os conceitos estudados nas disciplinas citadas, onde ocorre à relação das disciplinas com a referida empresa que para o mesmo fora escolhida a SABESP – Companhia de saneamento básico do estado de São Paulo, analisando, portanto o lugar onde a empresa se encontra como é a ética da empresa perante a legislação trabalhista e empresarial e como está a certificação ambiental da empresa para que se possa analisar se a mesma está de acordo com todas as leis sejam ambientais, trabalhistas ou até mesmo empresariais.

Palavra-chave: Gestão de Resíduos Ambientais. Ética e Legislação. Certificação Ambiental.

1. INTRODUÇÃO

A presente pesquisa visa contribuir para a formação do tecnólogo em Gestão Ambiental afim de que o mesmo exerça sua profissão de forma competente e inovadora, pois os conhecimentos deixarão de ser vistos de maneira disciplinar e isolada, para serem percebidos por meio de uma perspectiva interdisciplinar e multidisciplinar.

Para tal, os alunos deverão realizar o levantamento das características e das práticas existentes em uma organização e tecer a relação com as teorias desenvolvidas na disciplina.

O trabalho busca inserir o aluno nas praticas gerenciais fundamentadas nos conhecimentos teóricos adquiridos em aula, com caráter prático complementar do processo de ensino-aprendizagem a fim de que atue profissionalmente como um agente facilitador das estratégias organizacionais. Para os futuros profissionais, entretanto, essa habilidade somente será viável se houver uma conscientização do real papel do gestor, por meio de uma visão bem delineada da estrutura e dos processos organizacionais.

O presente trabalho faz com que o aluno consiga descrever as características organizacionais por meio de pesquisa e analise de informações que auxiliam nos comentários conclusivos; proporciona ao aluno condições para que se apliquem os conhecimentos teóricos adquiridos e que o mesmo colabore no processo de ensino- aprendizagem; possibilita que o aluno tenha uma ampla visão das dificuldades que existem na implantação, na execução e na avaliação dos modelos administrativos e com isso o mesmo terá condições de adquirir conhecimento para que realize trabalhos conclusivos.

O projeto foi construído com embasamento teórico através de consultas bibliográficas consistentes e comprovadas para que se facilite a interpretação e a avaliação das informações obtidas como análise.

A empresa escolhida para se desenvolver as consultas e realizar o presente trabalho foi a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo.

SABESP a mesma é uma empresa brasileira que possui a concessão dos serviços públicos de saneamento básico no estado de São Paulo. A mesma foi criada em 1973 pelo governador Laudo Natel através da Lei Estadual no119, de 29 de junho.

Originando-se da fusão de algumas empresas como a Comasp – Companhia Metropolitana de Águas de São Paulo; Sanesp – Saneamento de São Paulo; Saec – Superintendência de Águas e Esgotos da Capital; Fesb – Fomento Estadual de Saneamento Básico; SBS – Saneamento da Baixada Santista e a Sanevale – Saneamento de Vale do Ribeira.

O presente estudo analisou a ETE – Estação de Tratamento de Esgoto e a ETA – Estação de Tratamento de Água da companhia Sabesp que atua em várias regiões do Brasil e para o desenvolvimento do mesmo a pesquisa foi focada na região metropolitana de São Paulo.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1. GESTÃO DE RECURSOS NATURAIS

Como a empresa possui uma missão a cumprir para com o meio ambiente e para isso a mesma utiliza alguns recursos naturais como:

- Água que é um recurso renovável;

- Água de reuso e o mesmo é um recurso renovável, pois é originado do tratamento do esgoto.

E para ajudar nas questões ambientais a mesma toma algumas medidas para que colabore com a preservação. Onde as medidas são:

- Preserva mananciais;

- Cria reservas ambientais importantes, como a do Sistema Cotia;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)   pdf (90.3 Kb)   docx (16.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com