TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Portifólio RH 1ª P Unopar

Por:   •  2/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.448 Palavras (10 Páginas)  •  75 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

2 DESENVOLVIMENTO        4

3 CONCLUSÃO        11

REFERÊNCIAS        12


  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho abordará uma situação geradora de aprendizagem (SGA) cujo objetivo é a análise e avaliação das práticas de gestão adotadas pela empresa intitulada Farmácia de Manipulação QUINTAESSÊNCIA. Para tal, serão utilizadas diretrizes do planejamento estratégico: Missão, Visão e Valores, a matemática financeira cujo propósito será de investir no marketing de vendas, aumentar a competitividade no mercado e suprir as necessidades da empresa por meio de um empréstimo empresarial,  a responsabilidade social e ambiental que irá averiguar se a empresa está cumprindo sua função social empresarial, se a partir dessa função está conseguindo ter uma boa imagem empresarial a partir da transparência e idoneidade e por fim pela gestão de pessoas que irá trazer a importância do treinamento de pessoal. Ressalto que este trabalho segue as normas técnicas da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, intitulados pela Metodologia Científica.


  1. DESENVOLVIMENTO

O firmamento da diretriz organizacional começa com o diagnóstico da situação da empresa, produzido com base nas informações levantadas pela análise do ambiente externo e interno. A partir desse diagnóstico e norteado pela visão, missão e valores, é que são então estabelecidos os objetivos organizacionais.

Mas, para que uma empresa ou organização se posicione no mercado de trabalho faz-se necessário que a mesma utilize de um planejamento estratégico pautado na sua realidade de mercado. Para tal não se pode deixar de lado as diretrizes estratégicas que são a essência de uma organização, ou seja, sua visão, missão e valores bem como os seus objetivos a serem alcançados.

        De acordo com PINTO (2016):

A visão está associada à imagem pela qual a organização quer ser reconhecida no futuro. Ela deve ser compartilhada com todos os colaboradores e, para isso, pode ser descrita por meio de uma declaração de visão, que expressa uma situação futura que a organização pretende alcançar. (PINTO, 2016, p. 47).

A visão dessa forma, nada mais é do que a forma da empresa expressar de como ela quer ser vista e deseja ser reconhecida futuramente.

Já a missão, ainda segundo PINTO (2016):

A missão de uma empresa evidencia a razão pela qual ela existe. Assim como a visão, ela também é expressa por meio de uma declaração, que deve apresentar os propósitos que individualizam e distinguem uma organização em relação às outras, assim como deve ser inspiradora para colaboradores, clientes, fornecedores e parceiros comerciais. É muito importante que as organizações definam suas missões, em especial porque ajuda a concentrar esforços em uma direção comum e atua como guia para o desenvolvimento de objetivos organizacionais (PINTO, 2016, p. 48).

        

A missão é o motivo pelo qual a empresa existe, ou seja, ao definir sua missão, a organização se posiciona perante a sociedade, o mercado, os clientes, colaboradores e fornecedores. A partir daí, todos os envolvidos em seus processos também devem guiar-se por esta missão, buscando alcançar os resultados almejados pela empresa em curto, médio e longo prazo (MARQUES, 2015).

Os valores “são crenças e atitudes que norteiam o padrão de comportamento da organização como um todo e dão uma personalidade à empresa” (PINTO, 2016, p.49). Então pode-se entender os valores como as motivações da empresa e de como ela quer ser reconhecida no mercado quando realizar sua missão e ir ruma a visão.

Ambos Visão, Missão e Valores impactam os objetivos organizacionais, pois norteiam esses objetivos que são definidos a partir do diagnóstico da situação da empresa.

Como forma exemplificativa, podemos trazer a empresa de Farmácia de Manipulação QUINTAESSÊNCIA que atende os conceitos dos termos apresentados acima de Visão, Missão e Valores, porque mostra em sua missão a sua razão de existir, na sua visão porque passa uma boa imagem de como quer ser reconhecida futuramente no mercado almejando se tornar “líder no mercado de manipulação de medicamentos na cidade do Rio de Janeiro pela excelência de seus produtos e serviços.” E, nos valores, pelas suas atitudes e crenças que norteiam seu comportamento como a “atuação ética, relações baseadas em respeito e dignidade; excelência na gestão; direcionamento para o cliente; exigência de rigor nos processos; foco em resultados; valorização das pessoas” (SIQUEIRA, 2009).

 Assim a QUINTAESSÊNCIA tem como objetivo, relacionado a sua missão: “promover a melhoria da qualidade de vida e do bem-estar de seus clientes e colaboradores; oferecer produtos e serviços desenvolvidos com ética, responsabilidade social e dedicação; permitir gerar lucratividade; garantir um crescimento sustentável” (SIQUEIRA, 2009).

Mas, toda empresa para possuir crescimento precisa realizar investimentos, nesse caso a QUINTAESSÊNCIA deseja investir no Marketing de Vendas para aumentar sua competitividade no mercado. Para tal, irá realizar um empréstimo empresarial, à juros compostos no valor de R$ 100.000,00 (cem mil reais), demonstrados a seguir (Quadro 1): [pic 10]

Fonte. Equipe de professores – Orientações PTI.

A partir das propostas acima, será analisado qual dos três bancos é mais viável, ou seja, apresenta menor juro ao final do financiamento. Para tal, será avaliado o montante, considerando o regime de juros compostos, para cada uma das três propostas. A equação matemática será dada pela fórmula M = C(1+i)n , onde:

M = Montante

C = Capital

i = taxa de juros

n = prazo da operação financeira

No primeiro passo, de determinação do montante, será considerado o regime de juros composto, para cada uma das três propostas apresentadas (Quadro1). Segue abaixo:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)   pdf (234.5 Kb)   docx (48.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com