TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Professor Fernando De Cassia Iniciou A Palestra Com Uma Apresentação Do Palestrante

Por:   •  30/8/2023  •  Resenha  •  609 Palavras (3 Páginas)  •  22 Visualizações

Página 1 de 3

O professor Fernando de Cassia iniciou a palestra com uma apresentação do palestrante, que logo após tomou a fala.

Jônatan Meireles foi egresso da 7ª turma de Direito da FAINOR, naquela época o curso ainda não havia sido reconhecido pelo MEC e também era muito complicado conseguir estágio, pois os escritórios da cidade ainda não tinham estrutura para receber estagiários.

Quando tinha apenas 15 anos de idade, um professor passou para sua turma de ensino médio um júri simulado, foi ali que encontrou a profissão que desejava seguir. A princípio, naquele tempo, a área de faculdade que os alunos seguiam, eram decididas de acordo com suas afinidades com as matérias, sendo assim um plano cartesiano, onde haviam apenas quatro áreas. Entretanto, atualmente os alunos precisam ter um conhecimento holístico.

O palestrante então contou um caso para exemplificar e facilitar a compreensão de todos. Um amigo estava se divorciando da esposa, a cônjuge prestou uma noticia crimis contra ele, alegando que havia sido agredida há uma hora, entretanto, ao verificar os hematomas, percebeu que tinham uma coloração azul esverdeada, cores as quais representam escoriações de 5 a 6 dias atrás. Sem esse conhecimento, o amigo dele poderia ter sido denunciado e preso.

Durante todo seu curso, Jônatan sempre se questionou sobre como ganharia dinheiro sendo advogado, preocupava-se com sua colocação no mercado de trabalho e aviamento de honorários, pois não tinha aptidão para concurso.

Em Vitória da Conquista haviam apenas duas faculdades de direito, e os alunos achavam que o mercado estava saturado, hoje o número de faculdades cresceu, e ainda sim, o discurso prevalece. O curso oferece um amplo leque de oportunidades, inúmeros concursos e áreas a se seguir. Uma delas é a área extrajudicial, muito pouco explorada.

A cultura na busca dos livros fazia com que os alunos tivessem mais foco antigamente, hoje o foco da advocacia está muito nas redes sociais e ostentações, porém não é a verdadeira advocacia. As redes sociais são ótimas ferramentas de marketing e networking, mas quando utilizadas com moderação, portanto é necessário investir na formação e base.

No 3 semestre buscou um estágio voluntário e viu, na prática, como as questões teóricas repercutiam, ele passou a entender o manejamento dos processos, que na época era físico. Jônata permaneceu focado na advocacia durante toda a faculdade, hoje já são 13 anos de carreira e a escolha do estágio foi crucial para colocação no mercado de trabalho.

Uma certa feita, como estagiário acompanhado do seu supervisor/advogado, esteve no gabinete de um desembargador que hoje considera um amigo, como conselho perguntou as melhores obras para se estudar e ele disse: “captar as coisas ao seu redor, ler bons livros, ouvir boas músicas”.

Exemplificou essa fala, contanto sobre William do cachorro quente, que se fosse localizado na ponta do Santo Antônio, ele não venderia a mesma quantidade, portanto ele tem conhecimento, habilidade e visão de mercado.

O conhecimento acerca do direito e toda sua faculdade, não podem ser jogados no lixo, principalmente do Estado democrático de direito e devido processo legal. Tendo conhecimento e foco as pessoas se destacam no ramo que escolhem.

Jônatan está num projeto para criar um núcleo tributário

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (45.1 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com