TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ONDE ESTAMOS COM RELAÇÃO À ORGANIZAÇÃO POR PROCESSOS?

Por:   •  13/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  314 Palavras (2 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 2

ONDE ESTAMOS COM RELAÇÃO À ORGANIZAÇÃO POR PROCESSOS?

Neste tópico, mostra que existem vários estágios de evolução de uma empresa no que diz respeito à organização por processos,

No 1 estagio são as empresas que ainda não elaboraram nenhuma estratégia decida para a estruturação por processos, pois duvidam da funcionalidade dessa estrutura ou não tem a visão de se estruturar por processos, geralmente empresas tradicionais.

No 2 estagio temos empresas que conseguem identificar seus processos e subprocessos, porem o seu foco ainda está centrado nas funções, ou seja, os processos são adequados na estrutura funcional.

No 3 estagio, são empresas que embora já tenham identificado todo seu processo e aperfeiçoado os processos essenciais, ainda se mantém no raciocínio funcional.

No 4 estagio, são organizações que seguiram todos os passos anteriores porem o modelo estrutural ainda é obsoleto, e a ênfase nos processos acaba causando um desconforto na organização.

Por ultimo o 5 estagio, são empresas que já nasceram desenhas pela com a lógica dos processos essências, já são criadas com este pensamento de todos os estágios anteriores, não precisando assim evoluir de estagio para estagio.

COMO MATERIALIZAR OS PRINCÍPIOS DE ORGANIZAÇÃO POR PROCESSOS

Partindo da hipótese que qualquer empresa pode mudar de estagio para estagio, caso seja necessário e adequado. A empresa que mudará para estrutura de processos,deverá:

atribuir a responsabilidade pelo andamento de cada processo essencial a um gestor ou dono de processo, que analisará o desempenho de determinado processo.

minimizar os deslocamentos de pessoas e as transferências de material, organizando as atividades ao longo de processos, e não por funções; •

maximizar o agrupamento das atividades, empregando equipes multifuncionais e pessoal polivalente; •

diminuir o gasto de energia por meio de atividades.

Estes são os primeiros passos para a reestruturação por processos, e assim a empresa vai evoluindo de estagio em estagio, na medida em que a empresa achar necessário ou estiver apta para mudar a sua estrutura organizacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (35.5 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com