TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação de jovens e adultos- EJA

Por:   •  25/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  478 Palavras (2 Páginas)  •  949 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

Através deste trabalho será apresentado quais medidas são necessárias para que seja efetivado o processo de inclusão na escola.

Mostrando também qual deve ser a postura do professor que irá assumir na sala da EJA, considerando que são alunos que não tiveram a oportunidade de estudar no tempo regular e alunos que por algum motivo desistiram dos estudos.

Será trabalhado como o P.P.P. poderá auxiliar na solução das dificuldades que está escola apresenta, quais caminhos essa escola deve percorrer para dar aos seus alunos uma educação de qualidade.

Para que todo esse trabalho seja efetivado é preciso que toda a equipe pedagógica e gestora estejam capacitadas para enfrentar esses problemas que se encontra no âmbito escolar. Os professores que atuam em sala de aula devem estar sempre se aperfeiçoando e atualizando seus conhecimentos.

1. Ao analisar o texto podemos perceber que os professores não são capacitados para lidar com crianças especiais. Para que essa escola efetive o processo de inclusão é preciso que seja disponibilizado cursos de capacitação aos professores para que eles possam atender melhor as crianças.

Além de capacitar os docentes a escola deve apresentar um currículo flexível e adaptado com atividades e materiais diversificados.

2 O professor deve conhecer a realidade de cada aluno, uma vez que os alunos são trabalhadores com defasagem na leitura e na escrita.

Deve apresentar uma postura de mediador, incentivando os alunos a pensar, descobrir ou criar novas possibilidades. Através desta postura o professor irá propiciar um ambiente de interação, demonstrando amor e carinho, mostrando que eles fazem parte do meio social.

3 O projeto politico pedagógico é um documento que contem objetivos a serem alcançados pela instituição, tem metas a serem cumpridas e sonhos a serem realizados.

O P.P.P da escola de Paulo Freire, ele é elaborado apenas por uma pessoa, sendo que esse documento é um momento onde deve ser elaborado coletivamente com a equipe gestora e pedagógica, onde vai conter as dificuldades e posteriormente as soluções para esses problemas.

4 O professor precisa estar preparado para os novos desafios, é através da formação continuada que ele melhora sua prática docente e seu conhecimento profissional. Com a formação continuada o docente irá aperfeiçoar seus saberes, com o objetivo de assegurar um ensino de melhor qualidade ao educando. Assim, através da auto avaliação o docente estará constantemente atualizando os seus conhecimentos, melhorando assim o processo de ensino e aprendizagem no âmbito escolar.

Conclusão

Através deste trabalho pude enriquece ainda mais os meus conhecimentos. Pude observar neste texto as dificuldades que uma escola apresenta para fazer a inclusão de alunos com necessidades especiais.

É preciso que as escolas realizem um trabalho coletivo, fazendo a elaboração do projeto Politico Pedagógico, utilizando este documento como uma ferramenta de apoio, colocando as dificuldades e as soluções.

Deveria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (38.8 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com