TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS PROCESSOS DE FABRICAÇÃO

Por:   •  3/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  530 Palavras (3 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 3

PROCESSOS DE FABRICAÇÃO

TORNEAMENTO

 Torneamento e o processo usado pra confeccionar peças cilíndricas,no qual a ferramenta desenvolve um deslocamento linear, enquanto a peça desenvolve um movimento rotacional. Normalmente executado por um torno, o torneamento executa o diâmetro da peça ate a dimensão especificada dando lhe um suave acabamento. O centro de torneamento nada mais e do que um torno CNC (Computer Numerical Control). Centros de torneamentos sotisficados oferecem processos de frezamentos e furação com ferramenta rotativa.

FREZAGEM

O QUE E UMA MAQUINA DE FREZAGEM

  Alem de um cortador, uma maquina típica de fresagem possui um eixo de mandril, que é um dispositivo que contem um cortador no lugar.

A fresadora é uma ferramenta encontrada principalmente na indústria metalúrgica. Em geral essas maquinas são encontradas para moldar produtos sólidos, eliminando o excesso de material, a fim de formar um produto acabado. Esses equipamentos podem ser usados para uma variedade de complicadas operações de corte _  a partir de corte de entalhe, rosqueamento, e ranhura para encaminhamento, aplanamento, e de perfuração. Eles também são utilizados na confecção de matrizes, que envovolve moldar um bloco de aço de modo que ele possa ser utilizado para varias funções, tais como moldagem de plásticos ou apara cunhagem.

Essa maquina é geralmente capaz de cortar uma grande variedade de metais, variando a partir do alumínio ate o aço inoxidável. Dependendo do material a ser cortado,esse equipamento pode ser ajustado para se move,esse equipamento pode ser ajustado para se mover a um ritmo mais rápido ou mais lento. Materiais mais leves são geralmente fresados em velocidades mais altas, enquanto materiais mais duros exigem velocidades mais lentas. Alem disso materiais mais duros exigem quantidades de material a ser branquiado fora de uma so vez.

Geralmente, um operador da maquina de fresagem executa a maquina pela alimentação do material ao logo de um dispositivo chamado fresa.  A medida que o material e alimentado por um cortador, os dentes cortam através de um cortador para dar a forma desejada. Usando aparelhos como laminas de precisao corrediças e parafusos movimentadores, o movimento do material, bem como o cortador podem ser mantidos a menos de 0,001 polegadas ( cerca de 0,025mm), a ffim de fazer o corte exato.

RETIFIFICAÇÃO

O QUE É RETIFICAÇAO

  Na retificação  a ferramenta remove material da peça por meio de grãos abrasivos.

A ferramenta gira em torno de seu próprio eixo além de poder executar movimento de translação. A peça a usinar pode também movimentar-se. O processo e de alta precisao dimensional e proporciona grau de acabamento superior( polimento).

APLAINAMENTO

DEFINIÇAO

 

 Operaçao de usinagem cujo corte gera superfícies planas. O movimento de corte é apenas de translação. A peça se move enquanto a ferramenta permanece estática, ou vice versa. Pode se obter no aplainamento superfícies perfiladas. A ferramenta empregada no processo chama se plaina. No plainamento, arranca-se linearmente a limalha da superfície plana da peça pelo emprego de ferramenta monocortante( plaina ). Ao remover uma faixa de material, a ferramenta (ou peça)volta ao inicio do curso de trabalho, deslocando-se transversalmente de modo a remover uma nova faixa de material. As possíveis operações de aplainamento são: aplainamento de rasgos, aplainamento de perfis, aplainamento de ranhuras em “T”,aplainamento de superfície côncava,apalinamento de guias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (38.4 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com