TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Conceitos e Definições Organizacionais de Computadores

Por:   •  11/11/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  598 Palavras (3 Páginas)  •  98 Visualizações

Página 1 de 3

Organização de Computadores

Conceitos e Definições

O conceito de um barramento (Bus), pode ser definido como caminho comum pelo qual os dados são trafegados no computador. São linhas de comunicação e um condutor elétrico, que ligam os dispositivos de sistema computacional. Integra a CPU com a memória e os outros componentes de Entrada/saída.

A forma de medir o desempenho do barramento é pelo tamanho de bits. Veja abaixo um esquema simplificado dos barramentos de um PC.

[pic 1]

Barramento e Funções

Barramento de Dados

Barramento de Endereços

Barramento de Controle

Tem a função de transportar os dados (Enviar e receber).

Tem a função de indicar o endereço de memória dos dados. Sendo assim a posições a serem consultadas na memoria local onde o processo deve ser extraído.

Tem a função de limitar e expandir sob demanda. Tem uma importância na transferência de sinais como: Read, White, Hold e operações aritméticas.

Tipos de Barramentos

Existem dois tipos de barramento (externo e interno). Barramentos interligam diversos componentes no computador como por exemplo, processadores, memorias e os diapositivos de entrada/saída.  No exemplo abaixo cada barramento tem seu slot para encaixe específico.

[pic 2]

 

Alguns dos barramentos citados acima não são mais usados como:

  • Barramento ISA
  • Barramento AGP
  • Barramento VLB

Principais Barramentos de Entrada/saída

Barramento ATA/PATA

[pic 3]

O padrão ATA ou PATA é uma interface que permite a conexão de dispositivos de armazenamento em conectores IDE. O padrão ATA teve o seu lançamento 1994, foi muito tempo utilizado no mercado, ate ser substituído por outro padrão SATA.


Barramento SATA

[pic 4]

Os cabos SATA são bem mais práticos e acessíveis que os cabos IDE e não prejudicam a passagem de ar no gabinete. Sendo assim, cada porta SATA conecta-se em apenas um único dispositivo, muito diferente do padrão IDE/ATA que precisa configurar mais de um HD para funcionar ao mesmo tempo.

Barramento PCI

[pic 5]

PCI é um padrão de barramentos, destinado a conectar a placa mães do computador, foi muito popular na sua utilização, pois era um dispositivo Plug and Play. Teve a criação em 1993 para substituir alguns padrões muitos antigos como: AGP e VESA.

Barramento AGP

[pic 6]

A interface AGP teve sua criação específica para placa de vídeo, e teve o seu acesso direto a memória (DMA – Memoria de acesso direto). No passado algumas placas-mãe eram equipadas com um conector AGP universal reconhecível pela sua cor marrom, e são três tipos de conectores: 1x, 2x e 4x.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (1 Mb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com