TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PAPEL DO ENFERMEIRO NA ENFERMAGEM DO TRABALHO

Por:   •  26/8/2022  •  Resenha  •  3.475 Palavras (14 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 14

FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE - FAVENI  

                                                                                 

  

  

  

  

  

  

 TACIANE OLIVEIRA 

  

 

 

 

 

  

 

 PAPEL DO ENFERMEIRO NA ENFERMAGEM DO TRABALHO  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

 

  

 

 SANTA ISABEL/AMERICANO-PA 

2022 – FAVENI

TACIANE OLIVEIRA  

 

 

 

 

 

 

 

     

 PAPEL DO ENFERMEIRO NA ENFERMAGEM DO TRABALHO  

  

 

 

 

Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito parcial à obtenção de Pós-graduação especialista em Enfermagem do Trabalho.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                               

SANTA ISABEL/AMERICANO-PA 

2022 – FAVENI

TÍTULO DO TCC:  PAPEL DO ENFERMEIRO NA ENFERMAGEM DO TRABALHO

  

Cikagil08@gmail.com[1],  

 

Declaro que sou autor (a)¹ deste Trabalho de Conclusão de Curso. Declaro também que o mesmo foi por mim elaborado e integralmente redigido, não tendo sido copiado ou extraído, seja parcial ou integralmente, de forma ilícita de nenhuma fonte além daquelas públicas consultadas e corretamente referenciadas ao longo do trabalho ou daqueles cujos dados resultaram de investigações empíricas por mim realizadas para fins de produção deste trabalho.  

Assim, declaro, demonstrando minha plena consciência dos seus efeitos civis, penais e administrativos, e assumindo total responsabilidade caso se configure o crime de plágio ou violação aos direitos autorais. (Consulte a 3ª Cláusula, § 4º, do Contrato de Prestação de Serviços). “Deixar este texto no trabalho”. 

 

RESUMO -  O trabalho discute a busca pelo papel do enfermeiro na enfermagem do trabalho. O objetivo deste estudo é conhecer a percepção dos enfermeiros inseridos na saúde do trabalhador e de suas atribuições. Trata-se de uma pesquisa descritiva e bibliográfica com abordagem qualitativa de sites e artigos pesquisados. As pesquisas demonstraram possuir ampla noção sobre o papel do enfermeiro na saúde do trabalhador e entendem que a enfermagem do trabalho possui seu reconhecimento limitado. É de responsabilidade do enfermeiro do trabalho o controle da avaliação periódica da saúde dos trabalhadores. Percebe-se uma grande lacuna quanto ao reconhecimento profissional na área da saúde do trabalhador. É necessário, maior investimento em programas de capacitações acerca das atribuições do enfermeiro do trabalho.

 

PALAVRAS-CHAVE: Enfermagem do Trabalho; Saúde do Trabalhador.

  

 

 

 

 

1 INTRODUÇÃO  

 A Enfermagem do Trabalho contemporânea se estrutura na Política Nacional de Segurança e Saúde do Trabalhador (PNSST) e visa garantir que o trabalho, base da organização social e direito humano fundamental, seja realizado em condições que contribuam para uma melhor qualidade de vida e saúde ao trabalhador, visando uma realização pessoal e social, e a redução da morbimortalidade dos trabalhadores mediante a execução de ações integradas e articuladas de prevenção, promoção, reabilitação e vigilância na área de saúde do trabalhador.  

Atuar na promoção da saúde, portanto, almeja valorizar o ser humano em sua totalidade e contribuir na redução de acidentes e doenças do trabalho, na qual a formação de qualidade do enfermeiro do trabalho é o diferencial. Contudo, nem sempre foi assim. No século XVIII, com a Revolução Industrial, à medida que ocorreu o progresso técnico, decorreram condições de trabalho precárias, preocupando os profissionais de saúde com o aumento das taxas de morbidade mortalidade, reduzindo consideravelmente a longevidade dos trabalhadores. Com o desenvolvimento industrial crescia o lucro, concomitantemente, o número de acidentes, doenças e sofrimento operário. Após a primeira Guerra Mundial o movimento operário adquiriu bases sólidas e atingiu grande força política. (BAGGIO; MARZIALE, 2001).

A principal reivindicação foi a redução da jornada de trabalho, que posteriormente deu lugar à luta pela melhoria das condições de trabalho, segurança, higiene e prevenção de doenças. A miséria operária, na luta pela sobrevivência, modifica seu foco em torno da luta pela saúde, favorecendo o surgimento da medicina do trabalho, da fisiologia do trabalho e da ergonomia laboral. A regulamentação da saúde do trabalhador, no Brasil, ocorreu a partir da década de 80, contexto de transição democrática, iniciando-se uma nova forma de pensar o processo saúde-doença e o papel do trabalho.

A Enfermagem, todavia, integra a área de Saúde do Trabalhador e tem o seu campo de atuação prática, especialmente, o Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho de empresas, buscando aprofundar, desenvolver conhecimentos e ampliar seu papel junto à área de saúde do trabalhador. (NAKATANI, 2006).

O que o autor acima discorre que as empresas estão buscando aprofundar essa área do conhecimento, investindo de forma capacitada nesses profissionais. De acordo com a Associação Nacional dos Enfermeiros do Trabalho - ANENT (2011) os Enfermeiros do Trabalho, no Brasil, desempenham atividades relacionadas à higiene ocupacional, segurança e medicina, e integram grupos de estudo de proteção da saúde e segurança do trabalhador. As responsabilidades de Enfermeiros de Saúde Ocupacional, de acordo com a ANENT, incluem tarefas variadas, relacionadas à prevenção de doenças e acidentes de trabalho e à promoção da saúde no trabalho (BAGGIO; MARZIALE, 2001).  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.3 Kb)   pdf (96.6 Kb)   docx (17.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com