TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTFOLIO GESTÃO DE RH

Por:   •  25/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.845 Palavras (12 Páginas)  •  383 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]

[pic 15]


SUMÁRIO[pic 16]

1.        INTRODUÇÃO        3

2.        DESENVOLVIMENTO        4

2.1.        APRESENTAÇÃO DA EMPRESA        4

2.2.        MELHOR INVESTIMENTO        6

2.3.        PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO        8

2.4.        RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL        9

3.        CONCLUSÃO        11

REFERÊNCIAS        12


  1. INTRODUÇÃO

O trabalho apresenta a proposta de ampliação e reestruturação da QBARATO, empresa do ramo alimentício recém adquirida por um grupo econômico e que pretende ampliar seu negócio abrindo filiais e desenvolvendo uma linha de produtos de fabricação própria.

Este trabalho permitirá verificar na prática os processos de planejamento estratégico, as políticas de responsabilidade social e ambiental e gestão de pessoas, além de utilizar a matemática financeira através de uma pesquisa de campo para um financiamento.

O objetivo ao final do processo é deixar a empresa QBARATO com todos os elementos necessários para alcançar o sucesso nesta nova fase.


  1. DESENVOLVIMENTO

A empresa do ramo alimentício QBARATO quer ampliar seu negócio após ser adquirido por um grupo econômico e para realizar esta tarefa contratou a Equipe Y. Como a equipe contratada para analisar e aplicar o projeto, conheceremos a estrutura e os processos de gestão organizacional da empresa atuando nas áreas de gestão de pessoas, responsabilidade socioambiental, planejamento estratégico e matemática financeira, analisando de maneira criteriosa a atual situação da empresa QBARATO.

                         Para ampliar nosso conhecimento das práticas realizadas na área e fundamentar a proposta de reestruturação, buscaremos através de uma pesquisa de campo informações com uma empresa do mesmo segmento.

  1. APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

Apresentamos aqui o SUPERMERCADO SUPREME uma empresa fictícia que possui três filiais no estado e sua sede fica na localizada na capital. Está no ramo de venda há 05 anos e está estruturada da seguinte forma:

SUPERMERCADO SUPREME

CAPITAL

SERVIÇOS/PRODUTOS

QUADRO DE COLABORADORES

ATACADO/VAREJO

TOTAL

33

FRUTAS/LEGUMES

DIRETORES

3

ENLATADOS

FIANCEIRO/CONTÁBIL

5

FRIGORÍFICO

GERÊNCIA

2

PRODUTOS HIGIÊNICOS

MARKETING/OUVIDORIA

2

BEBIDAS

RECURSOS HUMANOS

3

ALIMENTOS EM GERAL

OPERACIONAL

11

SERVIÇOS GERAIS

4

TRANSPORTES

3

  1. A empresa possui um setor de Recursos Humanos, com 03 colaboradores que realiza o processo de recrutamento até a conclusão do treinamento do novo colaborador, inserindo na cultura e enquadramento, sendo cada etapa planejada conforme a carência da empresa.
  1. O setor de RH faz o recrutamento pela análise de currículos priorizando o profissional com experiência e formação na área específica, ou por indicação de colaboradores ativos da empresa.

A seleção é feita pelo gestor de RH que aplica um questionário pertinente ao cargo a ser ocupado e uma entrevista com perguntas abertas, averiguando informações curriculares e a abordagem do perfil profissional e social.

A empresa não realiza entrevista de desligamento, mas o colaborador desligado tem todo o conhecimento do motivo que o levou a demissão e também ouvidoria a disposição para entender o motivo e nortear os próximos passos, caso seja uma opção do colaborador de ser desligado.

  1. No momento de contratação do profissional selecionado é feita toda a burocracia trabalhista e enquadramento nos parâmetros da empresa. É executado pelo setor de RH um Programa de Integração de 15 dias, que envolve: conhecimento da cultura organizacional, valores e princípios que norteiam os negócios, utilização do sistema, conhecimento das atividades da organização, atividades de fixação e atendimento ao público com acompanhamento e auxílio do gerente.
  2. Não existe uma pesquisa de clima organizacional (PCO), mas são feitas duas reuniões mensais, uma para abordar fatos e ocorrências administrativas e relações interpessoais dos colaboradores; outra com relação a metas e apresentação de resultados financeiros.

Na primeira reunião é trabalhada a relação que existe no trabalho em equipe, a questão de tarefas desempenhadas, hierárquica e de relacionamento com os clientes. Nessa reunião conseguimos diminuir as barreiras de interação e relacionamento entre os colaboradores em todos os níveis hierárquicos conforme padrão estabelecido pela empresa.

Na segunda reunião é feita apresentação dos resultados e execução das atividades feitas ao longo do mês, que fizeram a empresa ter um bom ou mal resultado econômico. Com ela é possível identificar os pontos positivos e negativos da empresa e continuar com bons resultados, ou vencer as más condutas e funções desempenhadas que geraram maus resultados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)   pdf (266.2 Kb)   docx (96.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com