TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCESSO DE FABRICAÇÃO DO AÇO

Por:   •  18/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.123 Palavras (13 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

FACULDADE EVANGÉLICA DE GOIANÉSIA

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

Ana Luiza de Freitas

Jackson Aires Marques

Karol Nascimento Peixoto

Kellen Cristy dos Santos Barbosa

Luís Gustavo Nicolau de Faria

Mario Sergio Souza Silva

PROCESSO DE FABRICAÇÃO DO AÇO

GOIANÉSIA / GO

2018

Ana Luiza de Freitas

Jackson Aires Marques

Karol Nascimento Peixoto

Kellen Cristy dos Santos Barbosa

Luís Gustavo Nicolau de Faria

Mario Sergio Souza Silva

PROCESSO DE FABRICAÇÃO DO AÇO

Trabalho para a disciplina de Estruturas Metálicas para obtenção do grau de Bacharel em Engenharia Civil, a Faculdade Evangélica de Goianésia – FACEG.

PROFESSOR: IGOR CÉZAR S. BRAGA

GOIANÉSIA / GO

2018

RESUMO

O aço é uma liga metálica utilizada pelas civilizações humanas há muitos anos. Ele foi um dos responsáveis pelo desenvolvimento e crescimento industrial e, por sua vez, pela economia de muitas regiões no mundo. Neste presente trabalho apresentaremos o processo de fabricação do aço e sua fundamental importância na engenharia civil. De modo geral existem dois processos para a fabricação do aço. O processo mais utilizado consiste na produção de ferro fundido no alto-forno e após refinamento, em que o ferro fundido se transforma em aço no conversor de oxigênio. Outro processo utilizado consiste em fundir sucata de ferro em um forno elétrico cuja energia é fornecida por arcos voltaicos (espaço preenchido por gás no meio de dois eletrodos condutivos, que frequentemente são feitos de carbono, gerando uma temperatura muito alta, capaz de fundir ou vaporizar virtualmente qualquer coisa). Para que seja fabricado o aço especificado, a diferença está no refinamento do ferro fundido, etapa está em que são adicionados elementos de liga. A adição de elementos de liga é feita em pequenas porcentagens, para que o aço produzido obtenha as características exigidas na especificação.

Palavras Chave: alto-forno, conversor de oxigênio, lingotamento, laminação.

LISTA DE FIGURAS

Figura 1- Ilustração do processo de fabricação do aço no século XIX         ..08

Figura 2- Função do forno de panela        .11

Figura 3- Componentes de um forno de panela        .12

Figura 4- Ligamento continuo        .14

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        06

2.        OBJETIVOS        07

2.1.        Objetivo Geral        07

2.2.        Objetivo Específico        07

3.        A HISTÓRIA DO AÇO        08

3.1.        Um pouco da história do aço        08

4.        O AÇO NA CONSTRUÇÃO CIVIL        09

5.        PROCESSO DE FABRICAÇÃO DO AÇO        10

5.1.        Alto-forno        10

5.2.        Conversor de Oxigênio        10

5.3.        Tratamento de aço na panela        10

5.4.        Ligoteamento        12

5.5.        Ligoteamento contínuo        13

5.6.        Laminação        14

5.7.        Tratamento termico        15

5.        CONCLUÇÕES        16

6.        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        17



  1. INTRODUÇÃO

O aço é basicamente produzido a partir do ferro e de carbono, a inserção de outros elementos químicos acontece em baixos teores e sempre de acordo com o uso final do material, se precisa ser usinado, mais resistente, mais duro, e etc., ou ainda da forma como ele é fabricado. Basicamente, o aço é uma liga de ferro e carbono. O ferro é encontrado em toda crosta terrestre, fortemente associado ao oxigênio e à sílica.

O minério de ferro é um óxido de ferro, misturado com areia fina. O carbono é também relativamente abundante na natureza e pode ser encontrado sob diversas formas. Na siderurgia, usa-se carvão mineral, e em alguns casos, o carvão vegetal.

O carvão exerce duplo papel na fabricação do aço. Como combustível, permite alcançar altas temperaturas (cerca de 1.500º Celsius) necessárias à fusão do minério. Como redutor, associa-se ao oxigênio que se desprende do minério com a alta temperatura, deixando livre o ferro. O processo de remoção do oxigênio do ferro para ligar-se ao carbono chama-se redução e ocorre dentro de um equipamento chamado alto-forno.

Antes de serem levados ao alto forno, o minério e o carvão são previamente preparados para melhoria do rendimento e economia do processo. O minério é transformado em pelotas e o carvão é destilado, para obtenção do coque, dele se obtendo ainda subprodutos carboquímicas.

No processo de redução, o ferro se liquefaz e é chamado de ferro gusa ou ferro de primeira fusão. Impurezas como calcário, sílica etc. formam a escória, que é matéria-prima para a fabricação de cimento. A etapa seguinte do processo é o refino. O ferro gusa é levado para a aciaria, ainda em estado líquido, para ser transformado em aço, mediante queima de impurezas e adições. O refino do aço se faz em fornos a oxigênio ou elétricos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)   pdf (791.9 Kb)   docx (698.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com