TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCESSOS BASICOS EM PSIC

Por:   •  7/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  529 Palavras (3 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

PROCESSOS BÁSICOS PSICOLÓGICOS: PERCEPÇÃO

CAMPINAS- SP

 2015

UNIVERSIDADE PAULISTA- UNIP

PROCESSOS BÁSICOS PSICOLÓGICOS

Laresca Kamila Santos Mesquita, RA: C110HF-3
Patrícia Maria Da Silva, RA: C45EDC-4

Prof.ª: Cristiane Simões

CAMPINAS

2015

INTRODUÇÃO:

A abordagem é em torno das relações em domínio das percepções, fundada relação entre homem e mundo, especialmente a linguagem do cérebro que passa para a corporal através das expressões e depois verbal. Tais distinções ajudam a pensar a verdadeira alquimia cognitiva operada pelo corpo, que transforma o mundo percebido num mundo linguístico , com todas as consequências que, como se sabe, a capacidade linguística teve na evolução cognitiva a cultura da espécie humana e seu modo individual de cada coisa, como você enxerga algo diferente do outro. A linguagem, de fato, só pode emergir quando há uma partilha de um domínio fenomênico em comum, isto é, quando dois ou mais indivíduos compartilham um mesmo domínio de interação.
         O objetivo principal do experimento foi descrever como a percepção de figuras ambíguas se expressa em termos da linguagem verbal. Um segundo objetivo foi de natureza didática, pois procuramos mostrar aos aluno, na pratica, de que maneira é realizada uma pesquisa em ciências humanas, inclusive nos aspectos éticos. Os objetivos foram considerados como sendo compatíveis e complementares. Ressaltamos que esta pesquisa foi realizada em ambiente natural com amigos particulares.  

OBSERVAÇÕES:

  • Imagem ambígua escolhida:

               [pic 1]

Mostramos para duas pessoas e perguntamos o que viram; uma afirmou ter visto duas pessoas uma em frente a outra, depois pedimos que visse novamente que havia outra imagem por trás, então ficou surpreso e relatou ver um castiçal branco depois de um certo tempo.
        A segunda pessoa viu de cara o castiçal branco, mas não conseguiu ver com facilidade as pessoas uma de frente com a outra, que seria a parte escura da imagem. Ao final perguntamos em que influenciou ou no que pensaram sobre a imagem e o modo de pensarem, relataram que foi muito interessante e compararam com o cotidiano que nem tudo que vemos é o que realmente parece de momentâneo, que é preciso prestar atenção em demais detalhes e no todo conteúdo.
        As imagens ambíguas despertaram uma certa curiosidade nas pessoas no exato momento em que descobrem que ao invés de uma só imagem existe duas, fazem com que o cérebro trabalhe mais para a descoberta de outra imagem, há também pessoas que imediato veem as duas imagens, ou seja existe uma percepção maior.

CONCLUSÃO:

Comparando com percepção estudada em sala de aula, comparamos com o comportamento das pessoas ao se depararem com uma imagem que achavam ser uma coisa porem havia outro sentido, nosso modo de ver as coisas, e como nosso cérebro capita as imagens, o modo que enxergamos.
        Nosso cérebro atribui função cerebral que gera significado a estímulos sensoriais, através de percepção a pessoa organiza e interpreta as suas impressões sensoriais para atribuir um significado ao seu meio, depende da interpretação, concepção, modo de ver de cada um.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (64 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com