TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROFISSIONAL DE ELETROMECÂNICA

Por:   •  1/12/2019  •  Relatório de pesquisa  •  406 Palavras (2 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 2

 O profissional em eletromecânica

Descrição: Os sistemas e equipamentos que compõem a rede ferroviária e os veículos moveis, são dispositivos que combinam partes elétricas e mecânicas em seu mecanismo e, por tanto estão formados por elementos elétricos e como mecânicos.

O/A eletromecânico/a é o/a profissional responsável por efetuar a manutenção e a reparação dos equipamentos e sistemas elétricos e mecânicos da rede ferroviária e assegurar deste modo, um correto funcionamento dos serviços de transporte.

Exemplos destes dispositivos são os motores elétricos dos trens e os dispositivos mecânicos movidos por estes.

Tarefas: As tarefas principais do eletromecânico/a se resumem a seguir:

  • Efetuar a manutenção preventiva e corretiva dos sistemas elétricos e mecânicos da rede de infraestrutura viárias.
  • Realizar diagnósticos sobre o estado dos sistemas elétricos e mecânicos das redes.
  • Detectar anomalias no funcionamento dos equipamentos e sistemas elétricos e mecânicos.
  • Realizar informativos simples sobre o estado dos equipamentos e sistemas elétricos e mecânicos, sobre as anomalias detectadas e sobre as reparações efetuadas.

Salário:

Jornada de trabalho: Jornada completa com horário flexível e com turnos rotativos, desde que tenha disponibilidade para trabalhar a noite, finais de semana e feriados.

Remuneração: A remuneração bruta anual deste profissional depende da experiencia demostrada e da responsabilidade adquirida, no entanto oscila entre 20.077 Euros e 29898 Euros brutos anuais. A média salarial está em torno de 24.500 Euros anuais brutos.

Ocupações relacionadas:

  • Operário/a de manutenção de trens
  • Mecânico de automação
  • Técnico/a eletromecânico/a de manutenção
  • Ajudante mecânico de precisão

Experiência:

Se não tiver experiência como eletromecânico/a no setor ferroviário, se deseja haver realizado tarefas similares em outro ámbito, sobre tudo na manutenção de maquinas para o setor de automação e construção.

Formação complementar:

Se um ciclo de treinamento de nível médio ou superior está disponível em alguns dos assuntos acima mencionados, diferentes treinamentos complementares são valorizados, mas em alguns dos outros tópicos, ou seja, em instalações eletromecânicas ou em instalações elétricas e automáticas.

Outros requisitos específicos:

Conhecimento em utilização de ferramentas de informática a nível de usuário/a básico/a, principalmente haver trabalhado com sistema Windows e programas office como Word e Excel.

Disponibilidade de CNH categoria B

Interesse manipulativo

Os interesses das pessoas relacionadas com o campo manipulativo dizem respeito à montagem, manutenção, reparação e utilização de máquinas, ferramentas e instalações. A realização de tarefas de ajuste e configuração de máquinas, a revisão do equipamento técnico para detectar incidentes em sua operação, o manuseio de máquinas em processo de produção e a condução de veículos especializados, são um bom exemplo de atividades profissionais que são emgloban em este campo manipulativo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (44.6 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com