TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROINTER

Por:   •  10/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.778 Palavras (8 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 8

RESUMO

Fazer um levantamento, analise do funcionamento de modalidades de instrumentos de controle social e transparência, e proposição de programas de intervenção aplicáveis à administração pública.

SUMÁRIO

Introdução.................................................................................................................................. 5

Seleção de municípios e busca de informações básicas municipais...........................................6

Identificando canais de participação da sociedade na administração municipal........................8

Acompanhando as informações contábeis do município e a execução do orçamento...............9

Sistematizando as informações.................................................................................................10

Reflexão....................................................................................................................................11

Conclusão..................................................................................................................................12

Referências................................................................................................................................13

INTRODUÇÃO

Esse desafio profissional tem como objetivo refletir sobre os desafios e potencialidades da implementação de instrumentos de transparência e controle social para eficiência no uso de recursos públicos.

DESAFIO PROFISSIONAL

Seleção de municípios e busca de informações básicas municipais

Abaixo teremos acesso a algumas informações referente a dois municípios do território brasileiro, sendo eles Concórdia-SC e Lucas do Rio Verde-MT.

Concórdia-SC

O município de Concórdia-SC possui uma população segundo o senso de 2010 de 68.621 mil habitantes, com um número de 53.015 mil eleitores. Concórdia está situada no oeste catarinense, na micro região Alto Uruguai Catarinense. Com tradição na agricultura e na pecuária, tem grande força no agronegócio, ocupando a 32ª posição no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH PNUD 2013). Existem 3.932 mil empresas em atividade na cidade (comercio, indústria, prestação de serviço, escolas, entidades e autônomos).

A área industrial, situada às margens da BR 153, possui área de 207.000 m2. No setor primário destacamos a suinocultura e pecuária, também um dos principais produtores de milho do estado de Santa Catarina. No meio rural predominam as agroindústrias familiares. Concórdia é líder nacional na produção de suínos e aves, e possui a maior bacia leiteira do Estado.

Na economia urbana, o comercio é forte e bem estruturado. No setor de serviços, destacam-se o transporte, a educação técnica e superior e a saúde.

O município tem sua economia bastante concentrada no “cluster” agroindustrial, com uma razão de dependência de 60% a 70%do movimento econômico.

O território da cidade é de 797.260 km2, sua hidrografia é constituída pelo Rio Uruguai, Rio Jacutinga, Rio do Peixe, Rio dos queimados, entre outros. O Rio dos Queimados é o dreno geral da cidade, cruzando o perímetro urbano da cidade.

O clima é superúmido e mesotérmico do tipo temperado. A temperatura média anual é baixa, em torno de 17ºC, com grande amplitude térmica, cerca de 10ºC em média. Situado em latitude media, esse município está sujeito, durante todo o ano, a constantes inversões de frentes de origem polar, implicando em bruscas mudanças de temperatura e muito sujeito a geadas. Os totais anuais de chuva são elevados, gerando em torno de 2.000 mm bem distribuídos durante o ano.

A vegetação caracteriza –se por duas formações vegetais: a floresta subtropical com araucárias e a floresta subtropical, regionalmente conhecida por floresta da bacia do Rio Uruguai, com presença de grápia, guajuvira, angico, cedro, louro e canela.

Lucas do Rio Verde-MT

O município de Lucas do Rio Verde possui uma população de 55.094 mil habitantes segundo estimativa do IBGE de 2014, com um número de 34.244 mil eleitores (dados de março de 2015). Lucas do Rio Verde está localizado no Centro Oeste brasileiro, na região norte do estado de Mato Grosso.

Sua economia é baseada principalmente na agricultura e pecuária, Com alta tecnologia e elevados índices de produtividade, a agricultura de Lucas do Rio Verde desponta como uma das mais eficientes e foi fundamental para rapidamente firmar-se entre os mais importantes pólos do agronegócio de Mato Grosso e do país.

Responsável por 1% de toda produção brasileira de grãos, embora sua área ocupe apenas 0,04% do território nacional, o município agora ingressa de vez no seu segundo ciclo econômico. Com o agronegócio em franca expansão e o impulso dado para a verticalização da economia, Lucas do Rio Verde abre caminho para se tornar muito mais que um produtor primário altamente tecnificado e modelo de vida comunitária. O incentivo à instalação de novas empresas – através da isenção de impostos e da disponibilização de lotes subsidiados com toda a infraestrutura necessária – evidencia a preocupação com o desenvolvimento sustentável e o equilíbrio social.

Situada no médio norte mato-grossense e na microrregião de Alto Teles Pires, representa menos de 1% do território nacional.

Seu clima é equatorial quente e úmido, com temperatura média anual de 24ºC, sua formação geológica é de coberturas não dobradas do farenozóico.

Identificando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (97.2 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com