TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROINTER

Por:   •  11/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.027 Palavras (17 Páginas)  •  458 Visualizações

Página 1 de 17

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo demonstrar a evolução do Recursos Humanos desde de seu surgimento até a Era digital. O relatório se divide em duas partes e uma consideração final: Na primeira parte abordamos sobre a história dos Recursos Humanos, demonstrando como surgiu, qual é a sua importância e como foi a sua evolução, em seguida, trata-se da evolução dos Recursos Humanos na Era Digital, quais foram as mudanças que ocorreram no decorrer dos anos e quais foram as melhorias para os profissionais. Por fim, a última parte do trabalho apresenta as considerações finais sobre o tema estudado.

O objetivo básico que persegue a função de Recursos Humanos é alinhar as políticas de RH com a estratégia da organização. A administração de recursos humanos abrange o conjunto de técnicas e instrumentos que permitem as organizações atrair, manter e desenvolver os talentos humanos. Caracterizado por mudanças constantes de natureza social econômica e tecnológica, tornou-se imprescindível em qualquer empresa, uma administração voltada para a gestão de pessoas, no caso o recursos humanos, visto que a continuidade de sua existência determina-se pela qualidade dos seus produtos e serviços, tendo como base "pessoas" motivadas e com bastante qualidade pessoal e profissional.

O gestor de Recursos Humanos está apto a desenvolver técnicas capazes de beneficiar os empregados, ele é responsável pela administração de todo o departamento pessoal e executa as tarefas de recrutamento, seleção e admissão, salários e benefícios, descrição dos cargos e desligamento da empresa. Nesse ambiente é fundamental que as pessoas não confundam as relações e saibam diferenciar uma amizade pessoal da profissional, pois a partir do momento que começar a misturar, algum funcionário irá se beneficiar por isso enquanto outros podem se prejudicar.

  1. HISTÓRIA DOS RECURSOS HUMANOS

Recursos Humanos é um departamento da organização, e sua função principal é estabelecer o sistema que rege as relações entre os colaboradores e a empresa, segundo Denise Marcon, pós-graduada em Psicologia pela UNIDERP/Anhanguera. A gestão de Recursos Humanos possui um conjunto de ações que visa recrutar e selecionar pessoas; integrar pessoas; análise e descrição de cargos e funções; planos de cargos e salários; remuneração e benefícios; formação e desenvolvimento profissional. De forma geral, a tarefa mais relevante dos Recursos Humanos é analisar o comportamento organizacional do grupo.

Com a Revolução Industrial, houve um aumento a distância entre os donos do poder e seus subordinados. Com isso surge o primeiro movimento sindical, que denunciava os abusos ocorridos nas organizações. O surgimento dos sindicatos fez com que os Recursos Humanos tivessem mais uma função além daquelas que já possuíam que seria amenizar as pressões causadas pelos sindicatos contra as organizações.

O órgão de Recursos Humanos tem as funções de assessoramento, serviços, controle e relações sindicais. Os sindicatos são importantes, pois lutam para que a democracia se mantenha equilibrada, para ter condições de disputar os espaços nas relações de poder e a auto realização.

2.1 História dos Recursos Humanos no Brasil

Com a Revolução Industrial, iniciou-se um processo de profissionalização do mundo corporativo, surgindo áreas como Planejamento, Comunicação e Recursos Humanos. A História do Rh no Brasil foi desenvolvida para atender as necessidades das organizações desde o “departamento pessoal até a gestão de recursos humanos”. As organizações começaram então a pensar em áreas que poderiam ajudar no sucesso da organização, com estratégias bem definidas, comunicação interna e externa, e principalmente uma área especializada em administrar as carreiras, os cargos, os salários, os benefícios e os processos de seleção. Ao longo do tempo, a gestão de pessoas e a área especifica do RH vem buscando encontrar soluções para esta área. O departamento pessoal desenvolvia-se de forma principal, e única em um livro de registro no qual anotavam salário, contratação e demissão.

        

Foi devido à necessidade de contabilizar as entradas de empregados na organização, dando maior importância às horas trabalhadas, absenteísmo e atrasos com efeito nos pagamentos ou descontos, foi que o setor surgiu, porém com outra nomenclatura, que não área de recursos humanos, mas administração de recursos humanos. (MARRAS, 2000).

Já na era de governo Getúlio Vargas, ocorre à criação do Ministério do Trabalho e da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Foi aí que os sindicatos se fortaleceram, surgindo o departamento pessoal, que tinha como responsáveis advogados e engenheiros. As décadas de oitenta e noventa são marcadas pelo fenômeno da globalização, onde as grandes organizações buscavam patamares mais altos de competitividade, e o mesmo acontece no Brasil. A gestão de pessoas responde a este fenômeno com mudanças de foco e nas grandes organizações, o departamento pessoal cede espaço ao departamento de recursos humanos.

A primeira grande configuração histórica do modelo de gestão de pessoas foi chamado departamento pessoal (DP), nesta nova configuração, o departamento de recursos humanos busca formar alianças com os empregados que resultem em maior alinhamento e comprometimento com os objetivos organizacionais.

A evolução de RH foi maior quando maiores números de empresas introduziram atividades ou áreas de RH, e as que já as tinham, acrescentaram novas atividades e sistemas. O RH melhorou, significativamente ou proporcionalmente em termos de eficácia, qualidade de serviços e contribuições nos resultados das empresas.

A evolução de RH também está relacionada ao crescimento de sua posição nas estruturas das empresas. Nos primeiros tempos se limitava a uma seção, subordinada a um Chefe Administrativo; depois passou a setor, subordinado ao Gerente ou Diretor Administrativo Financeiro; Em seguida adquiriu status de Gerente ligado diretamente ao executivo principal e atualmente, tem aumentado aos poucos o número de empresas que possuem Diretor de RH e até Vice Presidente de RH.

  1. A importância dos Recursos Humanos dentro das organizações

A valorização das pessoas tem sido uma tendência no mundo corporativista nos dias atuais. Os Recursos Humanos nas organizações tem uma função primordial dentro de sua estrutura. Chiavenato (2003) conceitua que recursos humanos é uma área interdisciplinar que tem a capacidade de envolver inúmeros conceitos oriundos de várias áreas, por tratar diretamente com o ser humano, ou seja, indivíduos com personalidades diferentes, o que requer de qualquer especialista na área de recursos humanos uma experiência e um bom volume de conhecimento em diferentes áreas. Com o surgimento da globalização a mudança da sociedade é muito importante, pois a globalização influencia diretamente na capacidade de informação adquirida pelas pessoas. E é neste ponto de informação que os Recursos Humanos realizam suas atividades, com a função de recrutar, estruturar, instruir e qualificar pessoas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.9 Kb)   pdf (475.9 Kb)   docx (515.8 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com