TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROINTER GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS 2018

Por:   •  25/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.617 Palavras (11 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

ANHANGUERA EDUCACIONAL

Unidade de Apoio Presencial – Polo Santo André/São Paulo

Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Jéssica Souza da Silva – RA: 5981381801

Projeto Interdisciplinar Aplicado ao Curso Superior de tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

PROINTER III - FINAL

Santo André

2018

Jéssica Souza da Silva – RA: 5981381801

Projeto Interdisciplinar Aplicado ao Curso Superior de tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

PROINTER III - FINAL

Disciplinas Norteadoras: Gestão de Pessoas; Técnicas de Administração de Pessoal; Técnicas de Recrutamento e Seleção; Saúde e Segurança no Trabalho; Relações Sindicais e Negociações Trabalhistas.

Projeto Interdisciplinar  apresentado ao curso de Gestão de Recursos Humanos da Universidade Anhanguera Educacional como requisito à obtenção de nota para aprovação das disciplinas de Gestão de Pessoas; Técnicas de Administração de Pessoal; Técnicas de Recrutamento e Seleção; Saúde e Segurança no Trabalho; Relações Sindicais e Negociações Trabalhistas, aplicado aos cursos de Tecnologia.

Tutor à Distância: Helena Belotti

Tutor Presencial: Sheila de Oliveira

Santo André

2018


INTRODUÇÃO

A área de Recursos Humanos é fundamental em uma empresa, já que estas encontram-se em um mercado extremamente competitivo, onde a exigência de qualidade de produtos e serviços é constante. Valorizar o capital humano é um diferencial importante para manter este padrão de atendimento exigido pelo mercado, proporcionando assim o crescimento da empesa.

Neste sentido, o RH deixou de ser apenas o setor responsável pela documentação dos colaboradores e passou a atuar como agente estratégico para manter um ambiente de trabalho onde o colaborador sinta-se motivo a desenvolver-se pessoal e profissionalmente, possibilitando o alcance dos resultados planejados pela empresa.

Talvez, para as pequenas e medias empresas, construir o RH estratégico seja um pouco mais complexo por questões financeiras, mas o comprometimento da equipe de RH e principalmente do responsável pela empresa, pode fazer com que os resultados sejam mais aparentes, tornando-os atrativos.

Por meio dos resultados obtidos através de uma pesquisa com o gestor de uma pequena empresa, o trabalho terá a finalidade de mostrar qual será a melhor forma de implantar o RH de fato em sua empresa, utilizando alguns dos seus antigos costumes, corrigindo muitos deles e mostrando a importância da aplicação de outros novos.

RELATÓRIO DA IMPLANTAÇÃO DO SETOR DE RH

Muitas são as atividades para implantar o setor de RH em uma empresa, mas algumas ações são essenciais para iniciar este trabalho. O conhecimento da empresa e a experiência possibilita o profissional de RH, trabalhar e criar estratégias para o setor, que sejam compatíveis com a empresa.

Algumas etapas serão essenciais para essa implantação e serão listadas e explicadas como deverão ser efetuadas para início do setor na empresa, corrigindo alguns tópicos e práticas anteriores que não condizem com o que deve ser aplicado:

  • Política de admissão a ser utilizada pela empresa.

Acostumado com um processo se admissão cru e aos ventos, o gestor da empresa deverá ter ciência de que alguns fatores serão necessários para que seja possível a efetivação do novo setor dentro da organização.

O mesmo deverá ter consciência que o processo de admissão, inicia-se já no momento em que é necessário buscar uma pessoa para a vaga que ele deseja. Selecionar o perfil ideal e fazer um plano estratégico do RH alinhado ao planejamento estratégico da organização será o primeiro passo para a busca do novo funcionário, analisar o perfil do cargo será o segundo ponto de partida para a seleção.

A globalização trouxe uma diversidade de tecnologia, em uma demanda tão grande que se não for conduzida de forma certa, trará resultados negativos. Por conta disso, a parte de divulgação de vaga e procura do candidato ideal para a vaga disponível poderá ser feita por diversos os meios, internet, redes sociais, sites de emprego, jornal, etc por ele mesmo, ou por uma pessoa que estará responsável por essa parte do setor, mais conhecido como Recrutamento e Seleção. O gestor também terá a opção de fazer toda a parte de recrutamento, através de uma empresa terceirizada, especializada em busca de candidatos ideais para as vagas solicitadas, que irão encaminhar apenas os candidatos que realmente estiverem de acordo com o perfil solicitado.

No caso de um processo seletivo feito pela própria empresa, poderão ser utilizados diversos dos meios de seleção, como por exemplo, entrevistas, provas ou testes e até mesmo dinâmicas para conhecimento melhor de competências técnicas dos candidatos.

Tanto a empresa terceirizada (no caso de ser essa a opção escolhida, quanto o recrutador da empresa), deverá apresentar um número mínimo de candidatos para última etapa de seleção, devidamente com um relatório dizendo todas as observações e resultados de testes anteriores. A decisão final deverá ser efetuada pelo gestor da empresa.

Os candidatos que não forem selecionados pelo gestor, deverão receber o seu feedback agradecendo pela participação e se dispondo à uma possível conversa para mostrar os pontos positivos e negativos do mesmo.

Feito isso, é hora do processo de admissão, escolha do tipo de contrato que será efetuada, dados sobre a vaga, papéis e documentações específicas para envio ao Ministério de Trabalho, exame médico admissional e por fim, carteira assinada, contendo devidamente todas as informações da vaga, bem como a sua data de admissão.

  • Política de treinamento e desenvolvimento.

De acordo com a pesquisa efetuada, foi possível observar que não existe uma política de treinamento e desenvolvimento dentro da empresa, o gestor da empresa é quem explica sobre tudo e fica ao lado do funcionário para esclarecimento de dúvidas, não tem investimento nos funcionários e nem em cursos que possam agregar valor nas áreas profissionais de atuação.

Com a nova implantação do setor de Recursos Humanos, o gestor deverá fazer algumas alterações. A primeira delas, após a admissão do novo candidato para a organização, deverá ser o planejamento de um processo de adaptação e treinamento. Este processo de treinamento e adaptação, têm por finalidade envolver o novo candidato dentro da empresa, contar um pouco da história da empresa, qual é a sua missão, visão e valor, bem como as funções que deverão ser exercidas dentro do setor, possíveis dúvidas e também a apresentação de toda a empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)   pdf (159.6 Kb)   docx (91.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com