TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROINTER I

Por:   •  31/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.296 Palavras (6 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

ANHANGUERA EDUCACIONAL

PIRITUBA

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA

JOÃO MARCOS JOSÉ RIBEIRO

RA 8331369584

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA (PROINTER I)

RELATÓRIO PARCIAL

São Paulo – SP

Maio - 2016

JOÃO MARCOS JOSÉ RIBEIRO

RA 8331369584

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA (PROINTER I)

RELATÓRIO PARCIAL

Trabalho interdisciplinar da Tutora Rubia Luz apresentado como avaliação ao Curso Superior de Tecnologia (Prointer) EAD Polo Pirituba da Faculdade Anhanguera de São Paulo.

São Paulo – SP

Maio – 2016

Sumário

INTRODUÇÃO        

RELATÓRIO        

CONSIDERAÇÕES FINAIS        

REFERÊNCIAS        

QUESTIONÁRIO        

INTRODUÇÃO

O termo francês entrepreneur que deu origem a palavra empreendedor significava “aquele que incentivava brigas”, que após o século XII passou a significar “condutor de projetos e empreendimentos, segundo o Professor Gustavo de Souza Gabriel. Ainda segundo Hirsch (1986) significa “aquele que assume riscos e começa algo novo”.

Empreendorismo significa empreender, resolver um problema ou situação complicada. Termo muito usado no meio empresarial e muitas vezes relacionadas à criação de empresas e ou produtos novos. Empreender é ainda: agregar valores, saber identificar oportunidades e transformá-las em negócios lucrativos.

O empreendorismo é tão essencial à sociedade que se tornou curso de nível superior, onde visa a formação de indivíduos qualificados em inovar e modificar as organizações, mudando assim o seu cenário econômico.

Para o sucesso do empreendedor é necessário planejamento, diferencial, criação de maneira a sobressair-se à concorrência, adaptar-se as tecnologias e sempre inovar, manter-se atualizado e sempre assumir riscos potenciais.

RELATÓRIO

A entrevista com o empreendedor deu-me uma nova visão de como encarar esta tarefa. Sua experiência compartilhada, ofereceu-me o vislumbre da perspectiva almejada com o curso frequentado, claro que precisamos de esmerado esforço, pois o sucesso pretendido não vem sem trabalho. Apesar de ter assumido uma loja já existente, precisou adaptar-se e inovar em meio as crises enfrentadas no decorrer desses 8 (oito) anos no ramo.

        Ter o dom de administrar não é tudo em se tratando de empreendimentos. Planejamento, estratégias, pesquisas e análises fazem parte dos prós e contras do ramo de atividade pretendida, sem estes requisitos o projeto pode estar fadado ao fracasso.

         O planejamento é essencial para o sucesso do empreendedor, pois é aqui onde são definidas e traçados os objetivos e metas, utilizando o método conhecido como SWOT sigla dos termos ingleses Strengths (forças), Weakenesses (fraquezas), Opportunities (oportunidade) e Threats (ameaças). Dentre os quais podemos citar:

- Forças: vantagens frente aos concorrentes, informações claras e completas dos serviços prestados aos clientes, boa localização, produtos de qualidade e estabilidade financeira;

- Fraquezas: desvantagens junto à concorrência, altos custos, má imagem, má localização, produtos de má qualidade, etc;

- Oportunidades: preços acessíveis, produtos de qualidade, falência dos concorrentes, mudança no comportamento dos clientes;

-Ameaças: novos concorrentes, crise econômica, baixos preços da concorrência, aumento excessivo das mercadorias, entre outras.

        Enfim o sucesso está diretamente ligado ao conhecimento, bom relacionamento com clientes, fornecedores e colaboradores, localização do ponto, público alvo e excelência no atendimento, entretanto este mesmo sucesso está pareado com o fracasso quando não há profissionais gabaritados, má localização, mau atendimento, preços altos e produtos de má qualidade.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

        Par dar certo, um empreendimento necessita obedecer todos passos iniciais pois sem o planejamento adequado estamos à meio passo do fracasso e para manter-nos vivos, precisamos estar conectados aos anseios comerciais, sejam dos clientes, sejam dos fornecedores. A inovação é crucial para o empreendedor, sem ela, estará inserido na mediocridade dos demais. Será apenas mais um varejista.

        O empreendorismo veio para ficar em nossa sociedade, transformando nossas vidas e revolucionado o setor empresarial.

        Podemos destacar que Samuel Klein (1923 – 2014) criador do império varejista Casas Bahia, foi um grande empreendedor no Brasil. Além de erguer seu grande negócio, trouxe práticas inovadoras as quais ampliaram os mercados em direções nunca antes exploradas. Dentre outras estas são algumas de suas máximas;

        “ Quem tem sócio, tem patrão “

        “ Meu lema é confiar. Confiar no freguês, nos fornecedores, nos funcionários, nos amigos e, principalmente, em mim “        

REFERÊNCIAS

https://pt.slideshare.net/gustavodesouzagabriel/historia-e-conceito-do-empreendorismo

https://www.significados.com.br/swot/

https://www.significados.com.br/empreendorismo/

https://endeavor.org.br/samuel-klein/

http://www.ei.gov.pt/files/institucional/5guiapraticoempreendedor.pdf

http://exame.abril.com.br/topicos/empreendorismo

Castro, Mariana. Empreendorismo criativo. 1ª Edição. Brasil. Portfolio Penguin

Nakagawa, Marcelo. Empreendorismo – Elabore seu plano de negócio e faça a diferença. 1ª Edição. Brasil. SENASP - SP

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (157.5 Kb)   docx (24.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com