TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROINTER RELATÓRIO PARCIAL

Por:   •  19/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.329 Palavras (6 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

ANHANGUERA/IEDUCARE

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA EM RECURSOS HUMANOS – PROINTER I

RELATÓRIO PARCIAL

ITAPIPOCA-CE

ABRIL/ 2015

ANHANGUERA/IEDUCARE

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

CLEILSON NEVES DA ROCHA – RA: 2840280837

MARIA KÉCIA PINTO DE SOUSA RA: 1709140221

OZIRES BARBOSA TEIXEIRA RA: 2838292410

SAMILLE OLIVEIRA GOMES RA: 1661127535

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA EM RECURSOS HUMANOS – PROINTER I

RELATÓRIO PARCIAL

Projeto apresentado, como exigência parcial para a disciplina Projeto Interdisciplinar Aplicado Aos Cursos Superiores de Tecnologia de Recursos Humanos – PROINTER I, na Universidade Anhanguera/Ieducare Centro de Educação à Distância – 1º semestre do curso de Tecnologia de Gestão de Recursos Humanos, sob orientação da Tutora EAD Andréia Moreno e Tutor Presencial Natalício Braga.

ITAPIPOCA-CE

ABRIL/ 2015

INTRODUÇÃO

Vários empreendimentos não obtém sucesso no mercado por ausência de estudos de possibilidades de crescimento, usam fatos e não certezas do que deve ser feito para crescimento e sucesso de seu negócio.

Antes de abrir uma empresa, qualquer negócio, é necessário tomar algumas decisões baseadas em um plano de negócio. O plano de negócio por sua vez define e avalia o mercado, produtos, serviços, marketing, a possibilidade econômica, assim como investimento feito e retorno que esse investimento venha a trazer. Obtendo tais informações seu plano de negócio será fundamental, gerando a tomada de decisões fundamentadas para seu sucesso. É através dele também que serão analisados o que deve ser feito para a elaboração do empreendimento e analisar a abrangência necessária, analisar também sua importância para o sucesso do seu empreendimento, pois conforme informações do SEBRAE, certa de 27% das empresas não chegam a passar de um ano de vida no mercado.

        No mercado atual a moda tem chamado atenção de quem deseja começar seu próprio negócio. Segundo dados do SEBRAE a categoria moda lidera o ranking dos produtos mais vendidos, pois, hoje em dia, as pessoas tem cada vez mais preocupação em relação a vestir-se bem, sendo que a aparência tem sido um requisito fundamental no meio social e algumas vezes pode ser um fato determinante, (alcançar a tão desejada vaga de emprego).

DESENVOLVIMENTO

O varejo de moda no Brasil nunca vendeu tanto como nos últimos dez anos. O País saltou da sétima para a quinta posição no ranking dos maiores consumidores mundiais de roupas, com US$ 42 bilhões em vendas, segundo pesquisa realizada pela consultoria norte-americana AT Kearney. O segmento de vestuário tornou-se um dos mais importantes para a economia nacional. O comércio de roupas e acessórios, de acordo com dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) de 2011, totaliza mais de 365 mil empresas e tem se firmado como primeiro colocado em número de negócios no território brasileiro.

Mediante pesquisa realizada a um microempreendedor que atua na área de facção de peças de vestuário feminino que fica localizada na cidade de Itapipoca-Ce, a escolha foi feita por ser um MEI, (Microempreendedor Individual) devido a independência financeira, lucro, realização pessoal e profissional, porém em contra partida, tem a possibilidade de fracasso e trabalho excessivo. Empreender muda a vida de qualquer pessoa positivamente, pois reconhecimento profissional e pessoal são fatores fundamentais e que leva uma pessoa a se sentir bem consigo mesma. O empreendedor escolhe tal área, por algo que lhe chama atenção ou por realização de sonho antigo, no começo chegam a pensar que não irá ter retorno, um pouco de medo no começo é normal.  O ato de empreender diversas vezes trás consigo o medo, pelo fato do desconhecido, para tanto é relevante, pois causa à necessidade de buscar informações, planejar o que se quer e organizar melhor seu projeto para poder agir.

Na maioria dos casos é na faculdade que surge a ideia de ter seu próprio negócio, surgindo dentro de si a curiosidade de como fazer para ser bem sucedido, curiosidade de como empreender, gerando dentro de si a necessidade da busca de saberes para agir e ser.

Para um negócio ser bem sucedido terá que ter um plano de negócio bem elaborado. Quando não elaborado corretamente as chances de fracasso aumentam significativamente. A palavra chave para o sucesso de seu empreendimento é a empatia, se colocar no lugar do cliente/consumidor é o diferencial em qualquer empresa, seja de pequeno ou grande porte. O marketing, a ética e o atendimento são fatores que levam uma empresa a ser bem reconhecida, tendo uma relação harmoniosa com seus clientes. O ponto que é considerado crítico na empresa é o ambiente organizacional, ter um ambiente saudável é fundamental, para tanto saber administrar, agir com cautela e ter sabedoria sempre são os pontos que irão ajudar a seguir para alcançar metas e objetivos. Tendo ciência de como administrar o negócio e criar seu capital de giro é bem mais fácil obter tais metas e objetivos estipulados.

CONCLUSÃO

Levando-se em conta o que foi observado percebe-se que a partir de unir o que gosta de fazer e desejo de trabalhar os empreendimentos crescem consideravelmente. Por tanto, consta-se que o desejo de desenvolver sua própria marca, ter e ser o diferencial no mercado de trabalho é o que a sociedade mais quer. Abrir sua marca e falar por ela trás satisfação e realização pessoal e profissional. As pessoas devem buscar profissionalização para poderem trabalhar com qualidade e especialização, para tanto onde mais esta sendo investido é na área da moda. A facção de peças de vestuário é o ramo que mais se tem retorno, sendo assim a área que vem crescendo cada vez mais. É imprescindível que, diante dos argumentos expostos, a busca por qualificação seja crescente e contínuo, saber como agir em todos os momentos é fundamental, saber administrar e fazer seu plano de negócio é indispensável para o sucesso de sua empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (302.3 Kb)   docx (222.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com