TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROPOSTAS DE MELHORIAS PARA UMA ORGANIZAÇÃO SUSTENTÁVEL

Por:   •  11/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.716 Palavras (15 Páginas)  •  457 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

Unidade São Paulo – Brigadeiro

Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

1º semestre – Semi Presencial – 2ª feira noturno

Desafio Profissional de:  Direito Empresarial,  Tecnologias de Gestão

e  Responsabilidade Social e Meio Ambiente.

PROPOSTAS DE MELHORIAS
PARA UMA ORGANIZAÇÃO SUSTENTÁVEL

Tutor: Edson Sena Jr.

São Paulo – SP

Novembro/2014


SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO..................................................................................................................... 3

2. APRESENTANDO O GRUPO INOXEL.............................................................................. 3

3. O QUE PODE SER USADO NA INOXEL.......................................................................... 4

4. CRITÉRIOS QUE PODEM SER TRABALHADOS NA INOXEL..................................... 5

5. FERRAMENTA DE GESTÃO INDICADA PELA CONSULTORIA................................ 6

6. AÇÕES REFERENTES À SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL.................................... 7

7. CUIDADOS JURÍDICOS NA CONTRATAÇÃO DE EMPRESAS TERCEIRAS............. 8

8. PROPOSTAS A SEREM APRESENTADAS....................................................................... 9

8.1. Análise SWOT............................................................................................................... 9

8.2. Política de Qualidade.................................................................................................... 10

8.3. Normatização da Organização...................................................................................... 11

8.4. Terceirização................................................................................................................ 12

8.5. Sugestão de Estrutura Organizacional.......................................................................... 13

9. CONCLUSÃO..................................................................................................................... 14

10. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS............................................................................... 15


1. INTRODUÇÃO

Nós, da CLCLPW Consultoria Empresarial Ltda., especializados em Gestão Empresarial, Gestão da Produtividade e da Qualidade e Assessoria Ambiental, fomos contratados pela empresa INOXEL Caldeiraria Industrial S/A – uma empresa de capital fechado com sede na cidade de Jundiaí, SP, para estudarmos e apresentarmos uma proposta para implantação de ferramentas e práticas de Gestão e Redução de Impactos Ambientais da atividade da empresa para a melhoria dos processos a fim de otimizar os resultados.

Nossa missão será levantar informações, identificar as causas, estudar alternativas viáveis, propor soluções e, se for preciso, na etapa final, acompanhar e assessorar na implantação das medidas recomendadas para solucionar os problemas existentes na organização.

2. APRESENTANDO O GRUPO INOXEL

O Grupo INOXEL, com quase 10 anos de atuação no mercado, tem atualmente 06 plantas industriais no país e conta com uma gama de clientes como: Petrobrás, General Motors, Volkswagen, Fiat Auto, Mercedez Bens, Toyota, Ford Motors.

Os princípios básicos do grupo estão alicerçados na qualidade, atendimento diferenciado, aprimoramento constante dos serviços e no relacionamento com clientes, fornecedores e parceiros.

Os sócios-diretores se preocupam em aprimorar competências gerenciais, buscar a melhoria de processos e otimização dos resultados organizacionais, porém, devido à correria do dia-a-dia, as boas ideias foram ficando para o segundo plano. Mesmo assim, o grupo cresceu de maneira sustentada em uma gestão familiar.

A INOXEL atende a demanda de diversos setores da economia nacional, produtos e equipamentos de porte, como: Caldeiraria industrial; Estruturas metálicas; Moegas; Vasos de pressão; Tanques estacionários; Silos; Chaminés e Ciclones; Filtros manga; Plataformas e Escadas; Tubos, Dutos, Curvas e Bifurcações; Grades, Stop-log e Comportas; Montagens industriais; Produtos e equipamentos sob projeto; Lavadores Industriais; Lavadores de Gases; Equipamentos para empresas automobilísticas; Túneis; Tanques.

Na caldeiraria industrial existem duas modalidades: caldeiraria leve e caldeiraria pesada. Ambas agrupam funções como reformas em geral, manutenção preventiva e corretiva, soldas, desenvolvimento de projetos, serviços de calandragem, e outros. Os materiais comumente utilizados nas caldeirarias industriais são: aço inoxidável, aço carbono, alumínio e chapas galvanizadas.

O Grupo não possui nenhum sistema de gestão de qualidade, mas nos últimos tempos os grandes clientes estão sugerindo que a empresa busque certificações (tais como a ISO) para que continue como fornecedor. A INOXEL sempre acreditou que tendo os melhores profissionais do mercado na área seria o suficiente para desenvolver excelentes projetos e manter sua clientela satisfeita, mas a cobrança tem sido constante.

A estrutura organizacional prevalente na INOXEL caracteriza-se por uma organização vertical, com quatro níveis na hierarquia. O conceito enraizado na organização é que o “controle” é a melhor e única ferramenta de gestão que funciona.

A INOXEL se preocupa com a qualidade de vida de seu colaborador, oferecendo alguns benefícios, como: Assistência Médica; Vale Transporte; Cesta Básica; Seguro de vida em grupo / Auxílio Funeral; Convênio Farmácia e Convênio Ótico.

3. O QUE PODE SER USADO NA INOXEL

Segundo a Fundação Nacional de Qualidade (FNQ) o MODELO DE EXCELÊNCIA DA GESTÃO® (MEG) é um modelo de referência e aprendizado que serve para todo tipo e porte de empresa. Suas principais características são:

Modelo sistêmico: Seu conceito é de aprendizado e melhoria contínua, pois é inspirado no ciclo do PDCL (Plan, Do, Check, Learn).

Adaptável a todo tipo de organização: Permite às organizações adequar suas práticas de gestão aos conceitos de uma empresa classe mundial, respeitando a cultura existente. Tem como foco o estímulo para obtenção de respostas através de auto avaliações obtendo um profundo diagnóstico do sistema de gestão, sempre com vistas à geração de resultados que tornem a organização mais competitiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.3 Kb)   pdf (269.4 Kb)   docx (75.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com