TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRÁTICA DE ENSINO: OBSERVAÇÃO E PROJETO

Por:   •  10/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  797 Palavras (4 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 4

LICENCIATURA EM SOCIOLOGIA

PRÁTICA DE ENSINO: OBSERVAÇÃO E PROJETO (PE:OP)

POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1

RELATO DE OBSERVAÇÃO

Aluna - Elisangela de Souza,

RA - 1632464

Taquaritinga, São Paulo.

2016

Localização: Escolhi uma escola que fica a cerca de 200 metros de minha casa, situada na Rua Domingos Morano, número 111, Jardim São Sebastião. O endereço em questão é o de uma escola.

Ambientes educativos escolares: O endereço acima corresponde ao da escola E.E. Prof.ª Felícia Adelvais Pagliuso, sendo esta a, mas próxima da minha casa. A escola é de porte médio, tem prédio próprio e é Escola estadual pública. Ela é composta por modalidades de ensino Fundamental, Médio e Supletivo (EJA). Possui transporte escolar público, as dependências estão adequadas para alunos com deficiências ou mobilidade reduzidas. A três períodos de estudos manha, tarde e noite e comporta em média 795 alunos nos três períodos. É composta por 69 funcionários, possuem 12 salas, sala de Diretoria, de Professores, cozinha, banheiros, 01 laboratório de informática, refeitório, sala de leitura, 01 biblioteca, um pátio coberto, possui uma área para fazer apresentações, por exemplo, teatro, uma quadra de esportes coberta, Na escola existe um grêmio estudantil que através deste buscam melhorias para os próprios alunos quanto para a escola e uma pequena área verde. É constituída por equipamentos de TV, DVD, projetor, aparelhos de som e computadores para os alunos com acesso a internet e banda larga. A escola oferece alimentação e atividades completares. Em relação às salas de aula, é possível perceber que estão bem adaptadas para o ensino, tantos as de ensino fundamental como a de ensino médio e EJA. Em todas as salas é possível notar que instrumentos de estudo, tais como cadeiras, carteiras e lousas, encontra-se em plenas condições de uso. Todas as salas também são equipadas com televisores modernos para aulas mais interativas, bem como com mapas e gravuras espalhados pelas paredes para a fácil fixação de conteúdos. Nota-se também que os equipamentos do professor, cadeira, mesa e armário, estão também em ordem. Para o conforto de todos dentro das salas, todas possuem cortinas nas janelas e ventiladores no teto, dois por sala. As salas de aula dessa unidade escolar estão altamente qualificadas para um ótimo aprendizado.

 A sala de leitura dos alunos podem se acomodar confortavelmente às mesas ali postas. Mesmo o espaço sendo um pouco pequeno, as mesas e cadeiras não torna o local demasiadamente apertado.

Com relação à sala de informática, esta possui computadores para todos os alunos e todos funcionando. É também equipada com um aparelho de ar condicionado, tanto para o conforto dos alunos quanto para a boa manutenção das máquinas. A sala de biblioteca é um pouco pequena, mas confortável.

Ambientes educativos não escolares: 

Igreja Adventista do Sétimo Dia: localizada a cerca 100 metros, quero dizer no quarteirão pra cima da minha casa: Igreja Evangélica Protestante, onde acontecem cultos as quartas, sábados e domingos, ensino bíblico e religioso. A igreja também é conhecida por sua ênfase na alimentação salutar e na mensagem de saúde, por sua compreensão indivisível entre corpo, mente e alma, pela promoção dos princípios morais e pelo estilo de vida conservador. Por definição, os adventistas rejeitam o porte de armas e atividades onde tenham que portar armas. No entanto, aceitam e se voluntariam para atividades assistenciais em caso de guerra e de saúde. Eles também evitam formas puramente seculares de lazer, como esportes competitivos e programas de TV não religiosos. No entanto, passeios em meio à natureza, atividades com a família, obras de caridade e outras atividades que ligadas a Deus e ao meio ambiente, são incentivadas. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (80 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com