TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRÁTICA DE ENSINO: OBSERVAÇÃO E PROJETO

Por:   •  24/4/2018  •  Ensaio  •  730 Palavras (3 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

PRÁTICA DE ENSINO: OBSERVAÇÃO E PROJETO (PE:OP)

POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1

RELATO DE OBSERVAÇÃO

ARMANDO DE SOUSA SILVA

RA 1772602

COLÍDER-MT

2017

Ambiente escolar

Escola Estadual Edmundo Zeferino

Endereço: Rua Maria Helena M. Araujo, s. Centro- Nova Santa Helena -MT

Cep: 78548-000

Telefone: (66) 3523-1058

Ensino Fundamental

Ensino Fundamental - Anos Finais

Ensino Médio

O processo de ensino-aprendizagem nos espaços observado, é realizado em um processo dinâmico no qual a atuação do educador se faz indispensável. Todavia, a formação humana, em qualquer ambiente sendo escolar ou não escolar, necessita de um profissional que esteja pronto para lidar com a prática pedagógica sistematizada ou não.

Neste ambiente onde circula alunos de faixa etária de 11 a 18 anos pode-se observar sua estrutura e espaço físico, com salas amplas e refrigeradas, mas, no tocante ao espaço físico, alguns pontos pode-se observar que a sua área de lazer (quadra esportiva) não possui cobertura e também em seu pátio há grandes pedras que ocupam espaços e podem provocar algum tipo de acidente (mesmo que desde sua fundação ,não houve relato de algum aluno tentar subir nelas)

 Ambientes não escolares

O ambiente não escolar, diferente da escola, não possui o objetivo central de promover a educação diretamente, ou seja, não tem a educação como sua atividade primordial, mas se contempla nela para se fortalecer e fundar seus alicerces sociais

-piscina esportiva: Avenida José Emilio. Centro. Nova Santa Helena- MT

Toda a excitação e envolvimento que toda comunidade (principalmente os mais novos) sentem ao saberem que irão na piscina é um reflexo do tempo livre para ser distraírem e realmente e estarem libertas de toda a obrigação do dia-a-dia. Um tempo para brincarem, e se exercitarem. Brincar ou exercitar  não seria apenas se divertir, mas resolver problemas, explorar, negociar, tomar atitudes, expressar-se em situações significativas para as mesmas. Na piscina citada encontram-se as  seguintes condições: escada de proteção, tela de alambrado para contenção de pessoas não aptas para o banho, aparelhos de limpeza e purificação da água, dentre outros. As atividades lá exercidas fazem ao usuário experimentar o deslocamento, o espaço, o movimento e o tempo, além de muitas vezes terem contato direto interpessoal o que possibilidade uma inteiração social maior.

 Assim desenvolvendo suas capacidades mentais e especialmente suas capacidades sociais. Vale ressaltar que o corpo docente é necessário para tais formações no caso de atividades físicas visto que também tanto as escolas como os projetos sociais feito para adolescentes utilizam daquele espaço para fazer atividades fisicas.

A maioria das pessoas está acostumada a conviver apenas com pessoas conhecidas. No entanto, ao irem até este local, elas verão pessoas diferentes, aprenderão a respeitar os que não fazem parte do seu convívio diário, farão novos amigos, começarão a brincar em grupos e interagirem entre si, terão suas próprias responsabilidades etc. Assim, teremos cidadãos bem preparados para o futuro, sendo pessoas melhores, sabendo conviver em sociedade e todos pelo bem comum.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (84 Kb)   docx (26 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com