TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRÁTICAS DE GESTÃO DE PESSOAS

Por:   •  11/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.045 Palavras (5 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 5

As práticas do Sabin envolvem aspectos sociais, de autoestima e auto realização. É justamente nesse momento que entram em cena os benefícios, que incluem: plano de saúde e plano odontológico, auxílio casamento, auxílio enxoval de bebê, auxílio babá, auxílio funeral, seguro de vida e financiamentos de carro e casa própria.

O treinamento é considerado um meio de desenvolver competências nas pessoas para que se tornem mais produtivas, criativas e inovadoras, a fim de contribuir em melhorias para os objetivos organizacionais, agrega valor às pessoas, à organização e aos clientes.

No Sabin o levantamento das necessidades de treinamento é feito através de reuniões gerenciais semanais, onde são analisados todos os processos, as falhas e metas a serem alcançadas, é realizado um brainstorming que é uma dinâmica de grupo, uma técnica usada para resolver problemas específicos, para desenvolver novas idéias, projetos e para estimular o pensamento criativo. Esse planejamento no laboratório é feito em conjunto com o setor de Recursos Humanos, juntamente com o gerente responsável pelo setor, onde estes planejam o treinamento de acordo com as necessidades, e estas são aplicadas de acordo com a GUT (gravidade urgência e tendência).

Os treinamentos mais frequentes utilizados pelo Sabin são o ON THE JOB que um treinamento introdutório de integração, realizado dentro do local de trabalho. No Sabin esse treinamento tem o nome de TBI (treinamento básico introdutório) ele é realizado com colaboradores novatos, onde são apresentados todos os setores da empresa. O treinamento OUT THE JOB realizado fora do ambiente de trabalho é utilizado em parcerias com outras empresas na realização de palestras principalmente com funcionários que lidam diretamente com o público. Em todos os treinamentos são utilizados as dinâmicas de grupos com intuíto de motivar os candidatos a desenvolver um relacionamento interpessoal. A avaliação do resultado do treinamento é realizada através de um questionário e todas as informações coletadas pelo departamento de RH, são repassadas para os treinadores que realizam um debate.

O laboratório Sabin possui o PPRA (Programa de Prevenção dos Riscos Ambientais), garante à preservação da saúde e integridade dos trabalhadores, os riscos ambientais que são os agentes físicos, químicos e biológicos existentes nos ambientes de trabalho. No Sabin disponibiliza um médico do trabalho que coordena o PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional), que realiza exames ocupacionais, elaborando programas de prevenção de acidentes e de prevenção de doenças ocupacionais, tudo é arquivado e mantido atualizado para fins de fiscalização e prevenção. A Ginástica Laboral é realiza em todos os setores da empresa, um colaborador é treinado por um profissional de educação física que o capacita para que ele possa repassar o conhecimento aos outros colaboradores. O Programa Bem Viver Sabin consiste em ações para a melhoria da qualidade de vida no trabalho, tais como sala de estudos e descanso.

A ergonomia se preocupa com as condições gerais de trabalho. Todos os funcionários recebem um manual de ergonomia, onde são instruídos a terem posturas adequadas no uso de todos os equipamentos necessários a realização do trabalho. O planejamento dos programas de segurança, saúde e qualidade de vida é realizado anualmente ou quando ocorrem alterações significativas no processo de metas a serem alcançadas ao longo do ano, sempre considerando a hierarquia de ações sugeridas pela legislação. A avaliação dos resultados é feita através de inspeções nos ambientes de trabalho, realizando questionários, auditorias e normas que dão a certificação; dessa forma são levantados e avaliados os dados.

Os cargos de supervisores e gerentes são fundamentais para uma liderança eficaz e eficiente em seus departamentos, eles precisam ser comunicativos, saber ouvir, ter compromisso com a equipe, empatia, parcialidade, percepção imparcial na resolução de conflitos, ter bom relacionamento interpessoal e competências técnicas. Esses conhecimentos são exigidos e avaliados nos processos de trainee para futuros lideres, aquele que não está

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (48.2 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com