TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO – METACURSO

Por:   •  22/10/2021  •  Relatório de pesquisa  •  1.096 Palavras (5 Páginas)  •  75 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

DTE 074 – PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO – METACURSO

 TRÊS MARIAS

PROFESSORA: SANDRA AUGUSTA DE MELO

2021/2

ALUNA: BRUNA MARA SANTOS PEREIRA                  MATRÍCULA: 20.2.6275

POLO TRÊS MARIAS/MG

Sigmund Schlomo Freud nasceu em Freiberg, na Morávia, então pertencente ao Império Austríaco, no dia 6 de maio de 1856, mas cresceu em um bairro pobre em Viena. Quando jovem era um estudante brilhante, ambicioso e de opiniões fortes, sempre um oposicionista audacioso, crendo que sempre um dos extremos deveria ser defendido.  Após concluir o ensino médio com 17 anos, ingressou para Universidade de Viena para estudar medicina. Desde muito cedo gostou de pesquisar e resolucionar suas dúvidas.

Freud se dedicou a pesquisa sobre o inconsciente, transformando a maneira como se analisava a mente humana, pesquisas como essa tornaram Freud um dos maiores nomes da Psicanálise.

Em 1882, começou a trabalhar como médico residente no
Hospital Geral de Viena onde experimentou várias especialidades, incluído a neurologia, dedicando maior parte das suas pesquisas nessa área.

Uma das suas pesquisas foi dedicada a uma droga desconhecida (cocaína), pois acreditava que a mesma teria resultados promissores como anestésico local, tratamento para exaustão e depressão, para Freud os benéficos eram tão bons que próprio começou a fazer uso da substância. Antes de descobrir as propriedades viciantes da droga escreveu um artigo citando os benefícios, mais isso não repercutiu como o esperado e sua carreira sofreu um grande golpe.

Em 1885, a carreira de Freud avançou, sua pesquisa o levou até Paris, onde estudou a doença chamada histeria, com Dr. Jean-Martin Charcot. A histeria tornou- se um diagnóstico para pacientes que apresentavam uma gama de sintomas  físicos, como tiques, espasmos e problemas de fala sem nenhuma causa médica conhecida. A histeria era considerada incurável, mas Dr. Charcot discordava, por entender que era de origem psicológica a doença podia ter uma cura possível.

Para Freud isso foi um começo, pois a experiência com Dr. Charcot foi muito significativa. Dr. Freud também trabalhou com Dr. Joseph Breuner, um fisiologista vienense proeminente, que também investigava a histeria, pelo meio do tratamento que ele mesmo intitulou como tratamento da fala. Pelo meio da fala os pacientes reviviam suas lembranças, traumas e falando sobre esses eventos tinham melhoras de seus sintomas.

Em 1886, Freud deu início à sua própria prática para tratar a histeria e outras doenças nervosas, experimentou várias técnicas terapêuticas, entre elas eletroterapia e hipnose. No entanto os resultados foram decepcionantes e o seu sucesso não foi imediato. Com a hipnose as pessoas podiam lembrar-se de coisas que haviam esquecido, fazer associações entre lembranças que antes não estavam bem claras e produziam um alívio imediato dos sintomas, mas isso não perdurou, os pacientes tinham dificuldades em separar as memórias do paciente do que era sugestionável pelo hipnoterapeuta, tendo consciência disso Freud abandonou a prática da hipnose depois de um tempo.

Freud influenciado pela prática do Dr. Breuer, começou a trabalhar com a técnica chamada associação livre, que significava encorajar os pacientes a falarem livremente, com o mínimo de censura ou orientação. Além de esse processo fazer com que os pacientes se sentissem melhor, o mais importante era que as divagações dos pacientes revelavam seus conflitos internos. Quanto mais pacientes relatavam episódios de abuso na infância, Freud concluiu (e mais tarde se arrependeu) que todos os episódios de histeria eram caudados por abuso sexual na infância. Também afirmou que comportamentos de origem sexual são desenvolvidos na infância e depois conduziam a vida adulta.

O trabalho analítico de Freud em seus pacientes nãoteve pausa nem durante o seu luto, após a morte de seu pai por volta de 1896. Freud começou um processo de autoanálise, tornando-se seu próprio paciente. Compreendendo a importância de cada psicólogo tratasse também das suas próprias questões antes de tratar os pacientes. Nesse período, acessando seu inconsciente descobriu uma nova estrada para ele: O sonho.

Dr. Freud teorizou que nos sonhos a mente corria sem censuras, com pensamentos e memórias que não ousamos discutir no mundo real, acreditava que os sonhos davam acesso a pensamentos reprimidos em sua própria mente, assim como na de seus pacientes. Antes da teoria de Freud, os sonhos eram vistos de duas formas, a primeira, fantásticas previsões do futuro, mensagens divinas e a segunda, apenas lixo da mente dormindo. Freud elevou os sonhos ao nível da observação e sua descoberta científica mostrou que os sonhos tem significado.  Suas ideias ganharam forma por volta de 1889 com o livro A Interpretação dos Sonhos, muito controverso, sua teoria condenada com repugnante, seguidas de críticas ruins, lhe rendeu uma baixa venda de pouco menos de 100 cópias. Suas regras desafiavam o sistema, eram assustadoras para muitos, sendo considerado insano, mas continuava engajado em suas teorias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (112.3 Kb)   docx (50.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com