TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Perturbações Dos Processos Psíquicos

Por:   •  13/6/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.529 Palavras (7 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 7

Isabel Iade Reno

PERTURBAÇÕES DOS PROCESSOS PSÍQUICOS

(Licenciatura em Ensino de Filosofia)

Universidade Rovuma

Nampula

2023

Isabel Iade Reno

PERTURBAÇÕES DOS PROCESSOS PSÍQUICOS

Trabalho de caráter avaliativo da cadeira de Psicologia Geral, a ser entregue no Departamento de Educação e Formação de Professores. Orientado por MSc. Marta Machava

Universidade Rovuma

Nampula

2023

Índice                                                                                                 Páginas

1. Introdução        4

1.1. Objetivos        4

1.1.1. Geral        4

1.1.2. Específicos        4

1.2. Metodologia do Trabalho        4

2. Perturbações dos Processos Psíquicos        5

2.1. Origem e Causas        5

2.2. Consequências em PEA        6

2.3. Tratamentos        7

Conclusão        9

Referências bibliográficas        10

1. Introdução

O presente trabalho tem como tema as perturbações dos processos psíquicos, que surge no âmbito da cadeira de Psicologia Geral, com vista a possibilitar a melhor compreensão no Processo de Ensino e Aprendizagem. As perturbações dos processos psíquicos, também conhecidas como transtornos psiquiátricos, podem ter diversas origens e causas, que variam de acordo com o tipo de transtorno e a história individual de cada pessoa. No entanto, a origem das perturbações dos processos psíquicos é complexa e multifacetada, e muitas vezes envolve uma interação complexa entre fatores genéticos, biológicos, psicológicos e sociais.

1.1. Objetivos

1.1.1. Geral

  • Compreender as perturbações dos processos psíquicos de aprendizagem do individuo no sistema de transmissão de conhecimento.

1.1.2. Específicos

  • Descrever as origens da perturbações dos processos psíquicos;
  • Mencionar as causas das perturbações dos processos psíquicos;
  • Descrever as consequências em PEA das perturbações dos processos psíquicos;
  • Descrever os tratamentos das perturbações dos processos psíquicos.

1.2. Metodologia do Trabalho

O presente trabalho quanto a metodologia foi empregue o método bibliográfico, e está estruturado no modelo de um trabalho científico, sendo primeira parte: introdução, objetivos e metodologias, segunda parte: desenvolvimento e por último conclusão e referências.


2. Perturbações dos Processos Psíquicos

2.1. Origem e Causas

De acordo com Silva (2005), as perturbações dos processos psíquicos, também conhecidas como transtornos psiquiátricos, podem ter diversas origens e causas, que variam de acordo com o tipo de transtorno e a história individual de cada pessoa. Algumas possíveis origens e causas incluem:

  • Fatores genéticos: muitas perturbações dos processos psíquicos têm uma base genética, o que significa que as pessoas que têm familiares com a mesma perturbação têm maior risco de desenvolvê-la.
  • Fatores biológicos: as perturbações dos processos psíquicos também podem estar relacionadas a diferenças na estrutura e função do cérebro, incluindo desequilíbrios químicos e anomalias no desenvolvimento do cérebro.
  • Experiências traumáticas ou estressantes: experiências traumáticas, como abuso, negligência ou violência, podem aumentar o risco de desenvolver perturbações dos processos psíquicos, especialmente se ocorrerem durante a infância ou adolescência. Por exemplo, experiências traumáticas na infância podem aumentar o risco de desenvolver transtornos de ansiedade ou transtornos do humor na idade adulta.
  • Fatores ambientais: o ambiente em que uma pessoa vive, incluindo o acesso a recursos e oportunidades, pode influenciar o risco de desenvolver perturbações dos processos psíquicos.
  • Uso de drogas ou álcool: o uso de substâncias pode aumentar o risco de desenvolver perturbações dos processos psíquicos, além de piorar a gravidade dos sintomas em pessoas que já têm uma perturbação.
  • Desequilíbrios químicos no cérebro: muitos transtornos psiquiátricos estão associados a alterações nos neurotransmissores e nas vias neurais do cérebro.

É importante ressaltar que a origem das perturbações dos processos psíquicos é complexa e multifacetada, e muitas vezes envolve uma interação complexa entre fatores genéticos, biológicos, psicológicos e sociais. O tratamento eficaz dessas perturbações geralmente envolve uma abordagem integrada que aborda todas as causas subjacentes e as necessidades individuais da pessoa (Silva, 2005).

2.2. Consequências em PEA

Em conformidade com Carrara (2004), as perturbações dos processos psíquicos podem afetar significativamente o processo de ensino e aprendizagem. Alunos com transtornos psiquiátricos, por exemplo, podem ter dificuldades de concentração, memorização, compreensão e interação social, o que pode comprometer seu desempenho escolar. Alguns exemplos de perturbações dos processos psíquicos que podem afetar o processo de ensino e aprendizagem incluem:

  • Transtornos de ansiedade: alunos com transtornos de ansiedade podem ter dificuldades para se concentrar em sala de aula e podem sentir medo ou pânico ao realizar atividades escolares, o que pode afetar seu desempenho escolar.
  • Transtornos do espectro autista (TEA): alunos com TEA podem ter dificuldades de interação social, de comunicação verbal e não-verbal, e de compreensão de figuras de linguagem, o que pode afetar seu desempenho escolar.
  • Transtornos de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH): alunos com TDAH podem ter dificuldades para se concentrar e se manter atentos em sala de aula, o que pode afetar seu desempenho escolar, a capacidade de uma pessoa prestar atenção em sala de aula.
  • Transtornos de humor: alunos com transtornos de humor, como depressão ou transtorno bipolar, podem ter dificuldades para se concentrar e se motivar a realizar atividades escolares, o que pode afetar seu desempenho escolar.
  • Dificuldades de memória: algumas perturbações dos processos psíquicos, como a depressão e a ansiedade, podem afetar a memória e a capacidade de reter informações.
  • Problemas emocionais e comportamentais: algumas perturbações dos processos psíquicos, como o Transtorno Bipolar e o Transtorno de Ansiedade Generalizada, podem afetar o humor e o comportamento, levando a comportamentos disruptivos em sala de aula.

Para lidar com essas perturbações dos processos psíquicos no PEA, é importante que os professores e a escola estejam atentos e possam oferecer apoio adequado aos alunos. Algumas estratégias que podem ajudar incluem a adaptação do ambiente escolar, o uso de recursos visuais e auditivos, o estabelecimento de rotinas e a oferta de suporte emocional e psicológico. Além disso, uma comunicação aberta entre a escola e a família do aluno pode ajudar a identificar e lidar com essas perturbações de forma mais eficaz (José & Coelho, 1999). É importante ressaltar que, embora essas consequências possam afetar o desempenho escolar de uma pessoa, elas não devem ser vistas como uma barreira intransponível para o aprendizado. Com o suporte adequado, as pessoas com perturbações dos processos psíquicos podem aprender e desenvolver suas habilidades de forma eficaz. O suporte pode incluir ajustes no ambiente de aprendizagem, como a adaptação de atividades e tarefas para atender às necessidades individuais da pessoa, bem como intervenções específicas, como terapia e medicação, quando indicado. O suporte da família, amigos e profissionais de saúde mental também pode ser fundamental para ajudar a pessoa a superar as dificuldades e alcançar seus objetivos educacionais (Carrara, 2004).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (111.8 Kb)   docx (201.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com