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Planejamento e Gestão de Projetos Atividade Pratica.docx"

Por:   •  26/12/2023  •  Trabalho acadêmico  •  936 Palavras (4 Páginas)  •  23 Visualizações

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FP082 - Planejamento e gestão de projetos

Atividade prática

Nomes e Sobrenomes:

Eulália Maia da Silva

Fabiana Mendes da Cunha

Marcílio Barbosa Ribeiro

Códigos:

BRFPMME4829155

BRFPMME4878432

BRFPMME4809230

Grupo: FP MME 2022 06 PT

Data: 23 de julho de 2023

1. Reconhecimento do problema, necessidade ou oportunidade

DESCRIÇÃO DO PROBLEMA QUE DÁ ORIGEM AO PROJETO

  1. Situação atual

CONTEXTO geral no qual ocorre o conflito

Na atualidade, a globalização ocorre de maneira acelerada e diariamente vemos as transformações tecnológicas que são inseridas no nosso cotidiano. Na saúde, engenharia, segurança, comunicação, vendas e etc., tudo evolui de uma forma que permita maior eficácia e eficiência. Não obstante, a educação também tem passado por um longo e demorado processo de adaptação com vistas a moldar o tradicionalismo e aceitar uma intervenção tecnológica que seja capaz de tornar o processo de ensino aprendizagem ainda mais significativo. Ainda que as vantagens sejam notórias, as barreiras para uma implementação de sucesso ainda surgem e acabam diminuindo o real potencial que a tecnologia pode angariar para o processo de construção da educação (I DO CODE, 2023).

CONFLITO observado, focado no desconforto das pessoas afetadas.

O distanciamento tecnológico da educação tem ocorrido de maneira dualista: de um lado estão os profissionais de educação, que apesar de enxergarem potencial nas ferramentas, nutrem um sentimento de medo frente à possibilidade de substituição (ESCOLA EDUCAÇÃO, 2023). Do outro, estão os alunos que muitas vezes têm força de vontade, mas não têm acesso integral aos recursos onde se estabelece a educação fundamentada em tecnologia.

Descrição das causas que geram o conflito, entendido como o PROBLEMA

  1. Conflito de ordem geracional que expõe o preconceito da inovação da atuação pedagógica;
  2. Falta de adequação da utilização do tempo pedagógico;
  3. Tecnologia vista como antagonista do processo educacional;
  4. Impossibilidade de reconhecer o problema como ferramenta de construção de conhecimento;
  5. Impossibilidade de condução de um processo ativo baseado em feedbacks entre aluno-professor/aluno-aluno.

COMITENTE

A agência ou instituição que requer a realização de um projeto

Escola Estadual Ana Libória.

1.1.2. Análise de conflito e problema: árvore de problemas

  • Como reduzir o medo da substituição do professor pelas Inteligências Artificiais?
  • Como apresentar o modelo de educação híbrida como alternativa para a construção do conhecimento?
  • Como tornar o aluno protagonista do processo ensino aprendizagem?

1.1.3. Momento ou tempo em que a situação conflitiva surge ou se origina

O cotidiano escolar evidencia a necessidade de explorar novas modalidades de construção do conhecimento. Ao lidar com temas geradores, recentes, e, por vezes fora do campo de conhecimento, é natural que o professor não domine a temática de forma que consiga conduzir o interesse despertado pelos alunos. Assim, a sala de aula invertida, construída com o auxílio do ensino na modalidade híbrida, tem potencial para estimular a resolução de problemas internos e externos à sala de aula. Ao professor, cabe o papel de mediador na obtenção do conhecimento, interpretando, analisando e contribuindo com as informações captadas pelos alunos nos mais diversos meios tecnológicos. Ressalta-se que este processo tem dois agentes indispensáveis e insubstituíveis: professor (mediador) e aluno (indivíduo ativo).

1.1.4. Variáveis qualitativas e quantitativas que constituem e definem o PROBLEMA existente

Variáveis qualitativas

Variáveis quantitativas

Professores;

Quantidade de dispositivos (Computadores, tablets, celulares etc.);

Alunos;

Taxa de acesso à internet;

Coordenadores;

Gestores.

FORMULAÇÃO DO OBJETIVO E DOS RESULTADOS ESPERADOS

1.1.5. Objetivo que se deseja alcançar com o projeto

Contribuir para o estabelecimento do uso da tecnologia como ferramenta indispensável na construção do conhecimento.

1.1.6. Árvore de objetivos

  • Estimular a interação com a tecnologia dentro e fora da sala de aula;
  • Dar enfoque ao ensino híbrido;
  • Trabalhar as situações problema com enfoque no protagonismo dos alunos;
  • Evidenciar a importância da mediação do professor na construção do conhecimento;
  • Reduzir o distanciamento da tecnologia na interação professor-aluno.

1.1.7. Resultados esperados pela resolução do problema

Estimulação da autoconfiança do professor ao lidar com interação tecnológica no processo de construção da aprendizagem.

Utilização e reconhecimento do ensino híbrido como forma de expandir o conhecimento adquirido em sala de aula.

Facilitação da pesquisa através de diversos meios tecnológicos (rádio, televisão, internet).

CRITÉRIOS QUE SERÃO UTILIZADOS NA AVALIAÇÃO DAS SOLUÇÕES

Indicadores com os quais as soluções para o problema serão avaliadas

Aumento da utilização das diversas metodologias ativas;

Maior engajamento dos alunos em busca de conhecimentos, utilizando-se de multimídias de forma efetiva;

Monitoramento por meio de gráficos e plataformas, a ser realizado por toda a equipe escolar buscando a eficácia do processo de ensino e aprendizagem.

* Estes indicadores devem poder medir as variáveis identificadas no item 1.1.4.

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