TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento estrategico em prol a saude do idoso

Por:   •  12/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  5.447 Palavras (22 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 22

Projeto integrador de Estratégia em prol a Saúde do Idoso

Introdução

A partir de fins da década de 1970 e início dos anos de 1980, surge uma nova forma de encarar o planejamento em saúde, que nasceu, entre outras causas, das críticas e dos fracassos que acompanhavam a visão normativa adotada até então.

O Programa de Saúde da Família (PSF) do Ministério da Saúde  (MS) iniciado em 1994, se configura com uma estratégia de reorientação do modelo assistencial mediante implantação de equipes multiprofissionais em unidades básicas de saúde. A gestão dos sistemas de Serviços de Saúde busca a vigilância à saúde por meio de um conjunto de estratégias, ações individuais e coletivas, situadas no primeiro nível de atenção voltada para promoção, prevenção e tratamento dos agravos à saúde.

    As funções do primeiro nível de atenção podem ser definidas em três linhas básicas, a saber:

são aquelas ligadas a valores, à atenção, ao acolhimento, ao pertencimento, à confiança, à responsabilização;

é a produção de ações e serviços, tanto de promoção e prevenção como de tratamento e acompanhamento; e

é o ordenamento do sistema (porta de entrada).

Em todo nível de atenção temos algumas questões que influenciam diretamente a resolubilidade da situação, seja ela positiva ou nem tanto. Aqui, no primeiro nível, uma das questões centrais que influenciam a baixa capacidade de resolução de problemas é a noção de que é possível resolver a maior parte dos problemas de saúde apenas por meio de medidas de promoção e de prevenção da saúde. Isso pode ser verdade, mas apenas para determinados perfis epidemiológicos ligados à extrema pobreza e caracterizados por doenças infecciosas e parasitárias.

Quando isso não acontece a única alternativa que resta ao paciente é a de buscar o serviço de emergência. Assim, a proposta de montagem de um nível primário de muita baixa densidade tecnológica implica que esse não seja capaz de resolver praticamente nenhum problema, ficando longe da meta de resolução dos 80% dos problemas de saúde de uma população, transformando-se, quando muito, em mero mecanismo de triagem.

O municio de Buritis esta situado ao note de Rondônia, cerca de 350 km de Porto Velho e possui aproximadamente 37.207 habitantes, sua economia se baseia, em extrativismo de madeira, pecuária e agricultura.

A Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Buritis/RO oferece atendimentos básicos e gratuitos em Pediatria, Ginecologia, Clínica Geral, Enfermagem e Odontologia. Os principais serviços oferecidos pelas UBS são consultas médicas, inalações, injeções, curativos, vacinas, coleta de exames laboratoriais, tratamento odontológico, encaminhamentos para especialidades e fornecimento de medicação básica. Tudo isso para ampliar a oferta de atenção básica e integral.

Estes profissionais atentem aproximadamente 300 pessoas por dia. É muito importante criar apoio às equipes da saúde da família e, ainda, melhorar a qualidade dos equipamentos.

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) fazem parte da Política Nacional de Urgência e Emergência, lançada pelo Ministério da Saúde em 2003, estruturando e organizando a rede de urgência e emergência no país, para integrar a atenção às urgências. A atenção primária é constituída pelas unidades básicas de saúde (UBS) e Equipes de Saúde da Família, enquanto o nível intermediário de atenção fica a encargo do SAMU 192 (Serviço de Atendimento Móvel as Urgência), das Unidades de Pronto Atendimento (UPA), e o atendimento de média e alta complexidade é feito nos hospitais.

Para o cumprimento de suas demandas o sistema deve ser dotado de equipamentos e qualidade dos recursos humanos e de articulações funcionais que garantam assim um bom desempenho do sistema.

A UBS de Buritis enfrenta graves problemas, tais como: falta de espaço físico falta de medicamentos, falta de vacinas, falta de equipamentos médicos, falta de recursos financeiros,falta de planejamos tático de atendimento básico, inviabilizando assim o atendimento adequado ao paciente.

A pessoa idosa requer mais atenção e não se condiciona e esperas prolongadas em filas, por isso propõe se à gestora da UBS, projeto integrador de Estratégia em prol  a Saúde do Idoso, por meio de atendimento medico itinerante na associação dos idosos e domiciliares.

Este projeto tem por finalidade viabilizar o atendimento médico a pacientes idosos, com Hipertensão, Diabetes, DST entre outros.

Esta ação atua na promoção a saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais freqüentes, e na manutenção da saúde dos idosos. Os serviços prestados pela USB são: consultas medicas, consultas de enfermagem; inalação; coleta de exames preventivos e de mama; curativos; glicemia capilar; controle de pressão arterial; triagem (peso e altura); atividades em grupos para diabéticos e hipertensos – para a promoção e prevenção da saúde; reunião com os idosos, atendimento fisioterapêutico em domicilio e consultório; distribuição de medicamentos por meio das agentes comunitárias de saúde (ACS).

2 JUSTIFICATIVA

A USB é a primeira opção de atendimento ao paciente, na USB de Buritis atende aproximadamente 300 pessoas por dia, sendo elas de todas as idades, na sua grande maioria de baixa renda.

O prédio oficial da USB encontra se em reforma, e o atendimento esta sendo realizado em duas localidades diferentes e muito distante uma da outra. Diante desta situação verificou se a necessidade de elaborar um projeto de intervenção de Estratégia em Prol a Saúde do Idoso.

3. OBJETIVO

3.1 Objetivo Geral

Elaborar um planejamento estratégico para promoção da saúde dos idosos da cidade de Buritis/RO.

3.2 Objetivo Específico

  • Realizar consultas medicas, consultas de enfermagem, consulta psicológica, semanal na associação dos idosos de Buritis.
  • Atuar na promoção a saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais freqüentes, e na manutenção da saúde dos idosos.
  • Distribuir medicamentos por meio das agentes comunitárias de saúde (ACS).
  • Realizar atividades em grupos para diabéticos e hipertensos – para a promoção e prevenção da saúde;
  • Atendimento fisioterapêutico em domicilio e consultório;
  • Identificar causas de agravos de doenças mais freqüentes na saúde dos idosos.

4 METODOLIGIA

A revisão de bibliográfica da Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa, Portaria nº 2528 de 19 de outubro de 2006, Política Nacional do Idoso, Lei nº 8842 de 04 de janeiro de 1994-Estatuto do Idoso, Lei n ª 10.741 de 01 de outubro de 2003. Materiais que viabilizam a regulamentação do projeto de intervenção de estratégia em prol a saúde do idoso.

5 REVISÃO DE LITERATURA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.3 Kb)   pdf (264.4 Kb)   docx (33.8 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com