TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio Avaliação de Desempenho

Por:   •  3/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.354 Palavras (6 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

FERNANDA DE SOUZA VASCONCELOS - 533452018

PORTFÓLIO

...............................................................................................................................

Santos

2019


ENIAC ENSINO BÁSICO E SUPERIOR

FERNANDA DE SOUZA VASCONCELOS – RA533452018

PORTFÓLIO

                                      ESTUDO DE CASO

Trabalho de Conclusão de Módulo Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da Faculdade ENIAC, apresentado à disciplina de AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO.

Profa. Maria Helena Veloso Salgado

Santos

2019



SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        8

2        APRESENTAÇÃO        9

3        OBJETIVOS        10

3.1        Método de Escala gráfica para avaliação Mensalista e Horista.        11

3.2        Método de Escala gráfica para avaliação Cargos de Chefia.        11

4        PLANO DE AÇÃO PARA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO PLANO     DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO PARA CARGOS MENSALISTAS        12

5        PLANO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO PARA CARGOS HORISTA        13

5.1        Fluxograma do processo Avaliação de Desempenho        13

5.2        Questionário de Avaliação de Desempenho para Cargo Horistas        14

6        PLANO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO PARA CARGOS CHEFIA        .............................................................................................................15

6.1        Fluxograma do processo Avaliação de Desempenho        15

6.2        Questionário de Avaliação de Desempenho para Cargo de Chefia        16

7. CONSIDERAÇÕES        17

REFERÊNCIAS        3


  1. INTRODUÇÃO

Este projeto tem como finalidade apresentar um desafio à organização, medir e entender o desempenho dos colaboradores em suas diversas funções e atividades.

Quando avaliamos carros e máquinas, temos uma medição prática. Observa-se o modelo, desempenho, ano, consumo, e encontramos o melhor custo benefício. A decisão é feita através de uma análise prática.

Já na avaliação de desempenho, observamos as atividades de uma organização, podemos entender como elas são executadas, como podem ser melhoradas e torná-las ainda mais eficientes.

Na seqüência, através de dados específicos, iremos observar como funciona este processo enriquecedor.


  1. APRESENTAÇÃO

A avaliação de desempenho tornou-se uma avaliação de extrema importância em uma organização, pois ela consegue mensurar a forma como determinada atividade é executada, como os líderes enxergam o trabalho de seus colaboradores, como eles mesmos se avaliam, como orientá-los, de que forma atingir metas e resultados através deste estudo, desenvolvendo o potencial de desenvolvimento de cada profissional.

  1.  OBJETIVOS
  • Maior produtividade;
  • Os problemas são imediatamente identificados;
  • Comunicação aberta entre Chefia e colaboradores;
  • Compromisso com o trabalho e a cultura organização
  • Maior satisfação nas atividades executadas elevando o desempenho;
  • Ferramenta motivacional;
  • Aperfeiçoamento contínuo;
  • Formar equipe de alto desempenho
  • Base para promoções e aumento salarial.

  1.  Método de Escala gráfica para avaliação Mensalista e Horista.  

O método de avaliação por escala gráfica é um dos mais utilizados pelas organizações, pois é simples de ser aplicado e não exige treinamento dos avaliadores. Ele consiste em um formulário onde constam questões a serem avaliadas como por exemplo, a qualidade de trabalho e as opções de categoria de avaliação, como ótimo, bom, regular ou fraco.  É um método fácil e que apresenta resultados confiáveis.

  1.  Método de Escala gráfica para avaliação Cargos de Chefia.

Baseia-se no princípio da responsabilidade de linha e da função de staff no processo de avaliação do desempenho.  Requer entrevistas entre um especialista em avaliação com os gerentes para, em conjunto, avaliarem o desempenho dos respectivos funcionários da organização.  O método se desenvolve em quatro   etapas: entrevista de avaliação inicial; entrevista de análise complementar; planejamento das providências e acompanhamento posterior dos resultados.

  1. Plano de ação para Avaliação de desempenho Plano de Avaliação de Desempenho para Cargos Mensalistas  

Questionário para avaliação de desempenho:

[pic 2]

  1. Plano de Avaliação de Desempenho para Cargos Horista  
  1. Fluxograma do processo Avaliação de Desempenho

[pic 3]

  1. Questionário de Avaliação de Desempenho para Cargo Horistas [pic 4]
  1.         Plano de Avaliação de Desempenho para Cargos Chefia
  1. Fluxograma do processo Avaliação de Desempenho

[pic 5]

  1. Questionário de Avaliação de Desempenho para Cargo de Chefia[pic 6]

7. Considerações  

O estudo apresenta a criação e desenvolvimento de novas pesquisas sobre Avaliação de Desempenho na organização.  Os dados coletados servem de base para a elaboração de ações que corrigissem as falhas identificadas a fim de otimizar todo o processo e torna-lo mais eficaz.  A pesquisa na empresa   torna clara a identificação a satisfação das necessidades dos colaboradores, a satisfação desses com a organização, sua política de gestão e negócios e de seu capital humano, além do impacto do processo de avaliação sobre a motivação dos colaboradores.  A criação de um novo estudo sobre subjetividade na avaliação, conhecendo a opinião dos colaboradores sobre esse aspecto, serviria como embasamento para a concepção de um método de avaliação mais abrangente que contemple a gestões dos colaboradores e que   seja mais adequado a realidade da organização.  Outra pesquisa que pode ser implantada na empresa é a de Cultura e Clima Organizacional, seus fatores influenciadores e o impacto na gestão da organização e no processo de avaliação. Os benefícios obtidos em uma avaliação de desempenho são de grande alcance, pois através dela é   possível medir o grau de contribuição de cada colaborador e a medida a ser tomada.  Treinamentos, aperfeiçoamentos e remanejamentos de colaboradores de setores acontecem após obtenção dos resulta dos das avaliações de desempenho.  Por meio do feedback apresentado pelo avaliador, as empresas estabelecem estratégias, investem e como consequência melhoram o desenvolvimento do avaliado, o que traz excelentes resultados para a empresa, impulsionando assim o crescimento no mercado. A gestão de pessoas trouxe um novo olhar da organização, e diante disso o colaborador precisa ser avaliado para que consequentemente evolua profissionalmente na organização em que atua.   Assim, podemos concluir que os resultados obtidos através da avaliação de desempenho são adquiridos a   longo prazo, pois requerem planejamento e é de extrema importância dentro de uma   organização.  Porém, muitas empresas por não apresentarem no tempo certo estruturas de projeto, estudos, resultados e as alterações que   forem necessárias, fazem com o que todo processo seja dissipado.  A avaliação de desempenho pode ser considerada um instrumento de base  ao  desenvolvimento  profissional  dos colaboradores,  mas  para  isso  a  organização  deve  dar  um  feedback aos colaboradores  sobre  o  desempenho  profissional  dos  mesmos,  seja  ele  positiva ou  negativo,  fazendo  com  que  sejam  incentivados  a  se  desenvolverem  e progredirem profissionalmente junto com a organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (678.7 Kb)   docx (832.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com